quinta-feira, julho 14, 2016

Petrolândia: Caravana do Sebrae visita 17ª Fenearte


Fotos: Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho



No último sábado (09), a Caravana do Sebrae partiu do Sertão de Itaparica em direção ao Centro de Convenções de Pernambuco, situado em Olinda, Região Metropolitana do Recife. A bordo do micro-ônibus, participantes de Serra Talhada, Floresta, Petrolândia e Tacaratu (Carabeiras). O embarque em Petrolândia aconteceu às 5 da manhã e a chegada ao destino, após longas horas de estrada, em viagem feita pela rota Tacaratu/Arcoverde, ocorreu pouco depois das 14h00. Lúcia Xavier, do Blog de Assis Ramalho, participou da Caravana.

Para registrar a 17ª Fenearte, conhecida como maior feira de artesanato da América Latina, reservamos o domingo, a partir do horário de abertura, às 10h, menos movimentado. A jornada fotográfica exigiu uma caminhada de mais de seis horas no Centro de Convenções, para captar apenas a "essência" do evento. O registro completo exigiria pelo menos uma semana e à medida que horas avançavam, os corredores lotados pela multidão que se movimenta em forma de onda, da Alameda dos Mestres em direção aos estandes mais distantes da entrada.

Nossa primeira parada foi no estande de Ilga Carvalho, expositora individual. O estande de Sabonetes 100% Artesanais de Petrolândia, com seus produtos em forma de frutas deliciosamente perfumados, está localizado na Rua 19, estande 358. De lá, visitamos o estande da Secretaria Estadual da Mulher, onde a Café com Arte representa Petrolândia. Seguimos para o estande da Associação Arte da Nossa Gente, também de Petrolândia, e o da Prefeitura de Petrolândia, devidamente ocupado por representantes das associações do município. A última parada, antes do giro total na Feira, foi no estande da Associação Café com Arte. Destaque-se que a etnia indígena Pankararu também está presente.

As matérias individuais, com detalhes variados sobre o evento, serão publicadas nesta sexta.

Agradecemos e felicitamos ao Sebrae/PE e Associação Café com Arte, pela organização da participação de Petrolândia na Caravana do Sebrae/Fenearte 2016. Agradecimentos especiais à nossa "cúmplice" de viagem, a ambientalista e professora florestana Josélia Menezes, frequentadora há anos da Fenearte, companhia agradável e inteligente que tivemos a satisfação de conversar no longo caminho ao Recife e tornou a viagem menos cansativa, dada a extensão de temas interessantes para conversa: dicas da feira, meio ambiente, política.

Fotos (mais de 1.000!)>17ª Fenearte - Centro de Convenções - Olinda (PE)

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário