29 janeiro 2026

Poços e abastecimento de água: Prefeitura de cidade do Sertão da Paraíba cancela festas de carnaval devido à estiagem

Valores inicialmente direcionados para a organização da festa serão remanejados para a contenção da crise hídrica.

A Prefeitura de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba, cancelou a programação de carnaval prevista para este ano em razão da estiagem que atinge o município. Segundo a gestão municipal, os recursos que seriam destinados às festividades serão remanejados para ações de enfrentamento à crise hídrica.

De acordo com o prefeito Henry Lira (Republicanos), a programação previa a contratação de bandas para quatro dias de festa, mas, diante do cenário de escassez de água, a prioridade passou a ser a perfuração de novos poços e a melhoria da logística de abastecimento da população.

Cachês inflacionados

O presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, afirmou que diversos gestores têm enfrentado dificuldades na contratação de atrações artísticas.

Segundo ele, há uma inflação nos cachês, com artistas cobrando valores mais elevados em contratos com o poder público em comparação ao setor privado, inclusive para eventos realizados em datas e locais semelhantes.

Um levantamento divulgado pela Rede Paraíba de Comunicação, na terça-feira (27), com base em dados do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), aponta que os investimentos com festividades de verão ultrapassaram R$ 63 milhões em todo o estado em 2025. Em Santa Luzia, o gasto foi de R$ 416 mil.

A Famup orienta que, em situações de calamidade pública ou emergência financeira, a prioridade das prefeituras deve ser o atendimento da população em áreas essenciais.

O Tribunal de Contas do Estado também emitiu ofício recomendando às 223 cidades paraibanas atenção redobrada à transparência dos gastos públicos, especialmente neste período do ano.

g1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.