Mais de 19 mil profissionais da rede estadual de educação participam da avaliação a partir de janeiro de 2026 - Josimar Oliveira/ SEEO ano de 2026 vai iniciar com o primeiro ciclo do processo de Avaliação de Desempenho dos servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE).
Mais de 19 mil profissionais ativos, efetivos e estáveis que ocupam cargos de professor, analista em gestão educacional, assistente administrativo educacional e auxiliar de serviços administrativos educacionais participam da avaliação a partir do mês de janeiro. Mais de 85% desse quantitativo é de professores.
O processo será contínuo para monitorar a atuação do servidor no cumprimento das atribuições do cargo público exercido, orientado por critérios previamente estabelecidos.
“Estamos cumprindo uma previsão posta há quase 30 anos e que só agora sai do papel, graças aos esforços da gestão estadual e ao reconhecimento de que, sem o trabalho incansável dos nossos servidores, nossa educação não consegue progredir”, afirmou o secretário de Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro.
Como funciona
Até o fim de outubro de 2026, o servidor avaliado deverá participar de ações de desenvolvimento da meta individual, que consiste na realização de 30h a 60h de atividades como cursos, formações, congressos e palestras, relacionados às competências avaliadas e à área de atuação do servidor.
Serão duas etapas de avaliação, entre 8 de setembro e 13 de novembro.
Na primeira, será realizada a avaliação de desempenho por competências, composta pela avaliação da chefia e uma autoavaliação, com análise das competências comportamentais, técnicas e de liderança do profissional.
Já a segunda etapa é a avaliação de resultados, que leva em conta o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) e a quantidade de horas de ações de desenvolvimento realizadas pelo servidor.
Em ambas as etapas, o profissional deve atingir nota maior ou igual a sete. Ao cumprir esse requisito e as demais exigências previstas na legislação vigente, ele será considerado apto para fins de progressão na carreira, que será implantada na folha de pagamento em dezembro de 2026.
Por JC - Jornal do Comercio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.