15 julho 2025

Torcida lota sede do Fortaleza para se despedir de Vojvoda, que vai às lágrimas

Treinador chorou ao se despedir do torcedor do Pici
Foto: Foto: Raisa Martins


ESPN.com.br

A emoção tomou conta do Pici nesta terça-feira (15). Torcedores do Fortaleza lotaram a sede para se despedir do técnico Juan Pablo Vojvoda.

Na última segunda-feira (14), o clube anunciou o desligamento do argentino diante do momento delicado do Leão. São seis derrotas seguidas e nove jogos sem vitória.

Vojvoda foi até ao Pici nesta terça para se despedir dos jogadores e dos funcionários. O que o treinador não esperava era uma "invasão" da torcida tricolor.

Ovacionado, Vojvoda não segurou as lágrimas com o apoio recebido dos torcedores. Alguns deles, inclusive, pediram a sua permanência.

"Eu queria fazer, eu fiz o máximo possível para sair dessa situação. Mas também lembrar que falta muito, o Fortaleza é um clube que é sofrido e consegue sair dessa situação. O Fortaleza é um clube conhecido em toda a América e até na Europa. Isso me enche de orgulho, não pelo Vojvoda, mas por todos. Obrigado e desculpa", disse o emocionado treinador.

Contratado em maio de 2021, Juan Pablo Vojvoda dirigiu o Fortaleza em 310 partidas, com 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas. Com ele, o Leão foi tricampeão cearense (2021, 2022 e 2023) e bicampeão da Copa do Nordeste (2022 e 2024), além do vice na CONMEBOL Sul-Americana de 2023.

Na 18ª colocação do Brasileirão, com 10 pontos, o Fortaleza volta a campo no próximo sábado (19), contra o Bahia, às 16h (de Brasília), na Arena Castelão, pela 15ª rodada.

ESPN.com.br

Petrolândia: Psicólogo Clínico Valmir Alves atende nesta sexta (18) na Clínica e Laboratório Jaques; Agende já sua consulta!



A Clínica e Laboratório Jaques, localizada na Av. Djalma Wanderley, 1128, na Quadra 04 de Petrolândia, informa que o psicólogo Valmir Alves atende nesta sexta-feira, 18 de julho de 2025.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelo (87) 9.9983-6517.

339 mil aposentados e pensionistas já aderiram a acordo com INSS para receber descontos indevidos; pagamento começa dia 24



Por Ministério da Previdência Social - gov.br

OInstituto Nacional do Seguro Social (INSS) contabiliza 339 mil aposentados e pensionistas que aderiram ao acordo de ressarcimento. O pagamento integral, corrigido pelo IPCA, começará em 24 de julho, com depósitos diários para 100 mil pessoas, diretamente na conta do beneficiário. Por isso, quem já assinou o acordo até agora receberá nos três primeiros dias úteis da operação.

“O governo conseguiu fechar um acordo histórico para que os aposentados afetados pelos descontos indevidos recebam o dinheiro de volta de forma simples, rápida e segura. Quanto antes aderirem, antes recebem. O Governo Federal não vai deixar nenhum aposentado para trás”, afirmou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.

Para o presidente do INSS, Gilberto Waller, o volume de adesões demonstra a urgência da medida: “Já temos 339 mil adesões, o que mostra a necessidade de uma resposta rápida para reparar os danos causados aos aposentados e pensionistas.”

Consulta ao valor já está disponível antes da adesão

Trump volta a defender Bolsonaro: 'Não é desonesto'

Por Redação g1

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (15), ao ser questionado por repórteres após ser informado sobre o pedido de condenação apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em sua fala, Trump disse que Bolsonaro “não é que ele seja amigo” dele, mas alguém que ele conhece. Ele também voltou a afirmar, sem apresentar provas, que o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) seria uma “caça às bruxas”.

A declaração foi feita na esteira da imposição de tarifas de 50% a produtos brasileiros por Washington, anunciado na última quarta-feira (9), que devem entrar em vigor no próximo dia 1º de agosto. Em carta, Trump associou a adoção das taxas diretamente aos processos em que Bolsonaro é réu.

Na segunda-feira (14), a PGR pediu ao STF a condenação do ex-presidente pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

“O presidente Bolsonaro é um bom homem. Conheci muitos primeiros-ministros, presidentes, reis e rainhas, e sei que sou muito bom nisso. O presidente Bolsonaro não é um homem desonesto. Ele ama o povo brasileiro. Ele lutou muito pelo povo brasileiro”, disse Trump.

“Ele negociou acordos comerciais contra mim em nome do povo brasileiro, e foi muito duro, porque queria fazer um bom negócio para seu país. Ele não era um homem desonesto. Acredito que isso seja uma caça às bruxas e que não deveria estar acontecendo. Eu sei disso”, continuou.

“Veja, não é que ele seja meu amigo. Ele é alguém que eu conheço. Sei que ele representa milhões de brasileiros, são ótimas pessoas, ele ama o país e lutou muito por essas pessoas. E eles querem prendê-lo. Acho que isso é uma caça às bruxas e acho muito lamentável”, disse Trump na Casa Branca.

A declaração foi dada após o presidente norte-americano perguntar a jornalistas brasileiros sobre o andamento do julgamento de Bolsonaro.

Trama golpista

Petrolândia: Psicólogo Marcelo Sandes atende nesta quarta e quinta-feira (16 e 17) na Clínica e Laboratório Jaques; Agende sua consulta

 

A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Petrolândia na AV. Djalma Wanderley, informa que Psicólogo Marcelo Sandes atende nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17 de julho de 2025.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelo (87) 9.9983-6517

Tarifa de 50% sobre exportações brasileiras afeta economia norte-americana; Entidades empresariais publicam nota contra taxação anuncia por Trump


© Foto: Banco Mundial/Divulgação

Por Agência Brasil

A Câmara de Comércio dos Estados Unidos e Câmara Americana de Comércio no Brasil (AmCham Brasil) publicaram nota conjunta contra taxação anunciada pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, de 50% sobre todas as exportações brasileiras a partir do dia 1º de agosto para o país.

De acordo com a nota, o tarifaço “impactaria produtos essenciais para as cadeias de suprimentos e os consumidores dos EUA, aumentando os custos para as famílias e reduzindo a competitividade das principais indústrias americanas.”

O texto lembra que “mais de 6,5 mil pequenas empresas nos EUA dependem de produtos importados do Brasil, enquanto 3,9 mil empresas americanas investem no país. O Brasil é um dos 10 principais mercados para as exportações dos EUA e o destino de quase US$ 60 bilhões em bens e serviços americanos todos os anos.”

As duas câmaras de comércio pedem que os governos dos dois países abram negociações para evitar a implementação das tarifas anunciadas. “Impor tais medidas em resposta a tensões políticas mais amplas corre o risco de causar danos reais a uma das relações econômicas mais importantes dos Estados Unidos e estabelece um precedente preocupante.”

Segundo a Câmara de Comércio dos Estados Unidos e a AmCham Brasil, uma relação comercial estável e produtiva entre as duas maiores economias do Hemisfério beneficia os consumidores e sustenta empregos e a prosperidade mútua.

Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende dia 7 de agosto na CLIMAGEM a partir das 08:00 da manhã; agende já a sua consulta!

 

A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá no dia 7 de agosto de 2025 (quinta-feira) a partir das 08h:00 horas da manhã.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelo (87) 99818-5164.

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Frigoríficos de Mato Grosso do Sul paralisam produção de carne destinada aos EUA após tarifaço de Trump

MAPA suspendeu a autorização do frigorífico da JBS em Campo Grande para exportar para os EUA — Foto: Reprodução/TV Morena

Por José Câmara, g1 MS

Frigoríficos de Mato Grosso do Sul suspenderam a produção de carne destinada aos Estados Unidos após Trump anunciar tarifa extra de 50% sobre produtos brasileiros. A informação foi confirmada ao g1 pelo governo do estado e pelo Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sincadems). A produção nacional segue normalizada.

Segundo o vice-presidente do sindicato, Alberto Sérgio Capucci, a paralisação apenas para o mercado norte-americano é uma medida logística para evitar o acúmulo de estoques de carne que não seriam vendidos. Com a nova taxação, as exportações para os EUA ficaram inviáveis financeiramente, se não houver negociação.

“A produção de carne foi paralisada apenas naqueles setores específicos para produção aos EUA. Se eu produzir e enviar carne hoje, a carga chegará aos EUA já com a tributação adicional. A taxação causou inviabilidade financeira para os produtores”, explicou Capucci.

Pelo menos quatro frigoríficos no estado interromperam a produção voltada ao mercado americano, segundo o sindicato. São eles:

JBS
Naturafrig
Minerva Foods
Agroindustrial Iguatemi

Confira lista com 82 concursos abertos e 15.032 vagas em todo o país


. - (crédito: EuEstudante)

A equipe do Eu, Estudante selecionou todos os concursos federais e do DF com editais publicados e organizou em lista. Confira todas as oportunidades

Nesta semana, o caderno Trabalho & Formação Profissional preparou uma lista com 82 concursos e 15.032 vagas, além de cadastro reserva. No Distrito Federal, há três concursos abertos e 38 vagas. Para o Centro—Oeste, há 7 seleções abertas com 372 oportunidades. Nos conselhos regionais e municipais, são oito concursos com 56 postos vagos. Entre os nacionais, há 5 certames abertos para 4.393 oportunidades. Há ainda 21 seleções de concursos estaduais com 6.250 vagas. Já para os municipais, há 24 concursos e 3.307 vagas. Nas universidades federais, são 5 processos seletivos e 321 oportunidades. Nos institutos federais há 9 certames abertos com 295 vagas.

DISTRITO FEDERAL

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBIO)

Inscrições até 14 de julho das 8h às 16h, presencialmente, na Sede da Floresta Nacional de Brasília, Km 01, Bairro Taguatinga Brasília/DF. Concurso com 5 vagas para o cargo de agente temporário ambiental. Salário: um salário mínimo a um e meio, além de benefícios. Taxa: não informada.

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBIO) 2

Inscrições até 20 de julho por meio do e-mail disponível no edital. Concurso com 13 vagas para o cargo de agente temporário ambiental. Salário: dois salários mínimos e meio, além de benefícios. Taxa: não informada.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA - CFMV

Inscrições até 13 de julho pelo site: encr.pw/th8qj. Concurso com 20 vagas para os cargos de: assistente administrativo (7); técnico de informática (ni) (2); advogado (ns) (2); analista administração (ns) (1); analista marketing (1); analista-análise de sistema (ns) opção de prova 1 desenvolvimento de sistemas (2); analista-análise de sistema (ns) opção de prova 2 infraestrutura de tic (1); analista contabilidade (3); analista-médico veterinário (2). Salário: R$ 5.871,54 a R$ 11.031,91. Taxa: R$ 54 a R$ 56.

NACIONAIS

CONCURSO NACIONAL UNIFICADO

Inscrições até 20 de julho pelo site: conhecimento.fgv.br/cpnu2. Concurso com 3.652 vagas - sendo 2.480 vagas imediatas e outras 1.172 destinadas à formação de cadastro reserva, a serem preenchidas conforme a homologação dos resultados. os blocos contemplam diferentes áreas de atuação: bloco temático 1 - seguridade social: saúde, assistência social e previdência social; bloco 2 - cultura e educação; bloco 3 - ciência e tecnologia; bloco 4 - engenharia e arquitetura; bloco 5 - administração; bloco 6 - desenvolvimento socioeconômico; bloco 7 - justiça e defesa; bloco 8 - saúde; bloco 9 - regulação. Salário: conforme o cargo e a especialidade escolhida. Taxa: R$ 70.

MARINHA DO BRASIL

Empresariado manda recado ao Centrão de que está irritado e quer distância de Bolsonaro

Por Valdo Cruz/G1

As atuações de Jair Bolsonaro e de seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), irritaram de vez o empresariado nacional, antes aliado do ex-presidente da República.

Empresários estão mandando recado a líderes do Centrão, afirmando total reprovação ao movimento liderado pelo deputado paulista, e já avisaram que querem distância de Bolsonaro.

Segundo um empresário, Bolsonaro e seus filhos estão “rifando” o Brasil em nome de interesses pessoais, quando um ex-presidente da República jamais deveria tomar esse caminho pelo cargo que ocupou.

A expectativa era de que o pai tivesse uma postura de maior responsabilidade diante da irresponsabilidade do filho, mas ele estaria mais preocupado com seu futuro do que com o do país.

“Estamos correndo o sério risco de perdemos um mercado importante para nossos produtos, tudo em nome de uma disputa pessoal. Todo mundo sabe o que aconteceu no país, eles fizeram uma aposta de risco e agora deveriam enfrentar as consequências”, disse ao blog um empresário paulista que, até pouco tempo, se colocava no grupo que apoiava o ex-presidente Bolsonaro.

Esses empresários estão aprovando a mudança de postura do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que agora está mostrando preocupação com o tarifaço de 50% do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos brasileiros.

Antes, dizem, o governador errou totalmente. Agora, afirmam, ele corrigiu o rumo e está no caminho certo.

Segundo eles, Tarcísio de Freitas precisa sim se diferenciar da postura “radical e irresponsável” do filho do presidente, que conta com o apoio do pai.

Um empresário disse ao blog que é isso que se espera de um político que pensa no país e não nos seus interesses pessoais e do seu grupo político.

Por Valdo Cruz/G1

Pesquisa: Aprovação de Lula aumenta e empata com desaprovação, após tarifaço de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) • (Ricardo Stuckert / Divulgação Presidência da República)

Por ICN Notícias

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a subir e alcançou 49,7%, segundo a pesquisa mensal AtlasIntel-Bloomberg divulgada nesta terça-feira (15). A desaprovação caiu 1,5 ponto percentual e está em 50,3%. É o melhor resultado do presidente desde outubro de 2024, confirmando uma tendência de recuperação após meses de desgaste acumulado.

Os números indicam uma recuperação da imagem do presidente em meio ao acirramento da política internacional, especialmente após o anúncio das tarifas de 50% impostas pelo governo de Donald Trump contra produtos brasileiros.

Diante desse cenário tenso, sob a ameaça do tarifaço norte-americano, a condução do governo foi vista como acertada por parte expressiva da população: 44,8% consideram que a reação do Brasil às medidas de Trump foi adequada, enquanto 27,5% julgam que foi agressiva e apenas 25,5% a classificam como fraca.

Outro dado relevante é que 47,9% dos entrevistados afirmam confiar na capacidade de negociação internacional do governo brasileiro, frente a 38,8% que não confiam. Os números indicam apoio popular às estratégias diplomáticas adotadas pelo Itamaraty e pelo próprio presidente Lula na tentativa de reverter os efeitos das tarifas e preservar o mercado externo brasileiro. Esse respaldo se dá num momento em que a maioria dos brasileiros (62,2%) vê como injustificada a decisão dos Estados Unidos de sobretaxar produtos brasileiros. Apenas 36,8% consideram as tarifas justificadas.

De acordo com o presidente norte-americano Donald Trump, o Brasil estaria promovendo uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com a condução da investigação que está em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), por tentativa de golpe de Estado.

Nesse contexto, cresce também a percepção de ameaça à soberania nacional. Segundo a pesquisa, 50,3% dos entrevistados veem as justificativas norte-americanas como uma ameaça à soberania do Brasil.

Petrolândia: Policlínica informa que o Ortopedista Dr. Érico Herbert atende nesta quarta (16) apartir das 14h00; agende já


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, irá atender nesta quarta-feira, 16 de julho de 2025.Agende sua consulta pelo número 9.9618-8877

Dr. Érico Herbert atende na Policlínica todas as quartas (a partir das 14h00) e sextas (a partir das 08 h00).

Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Homem invade casa e tenta estuprar duas irmãs em Serra Talhada/PE


Polícia Militar de Pernambuco (ARQUIVO/DP)

Por Diario de Pernambuco

Um caso de violência contra a mulher foi registrado no fim da tarde do último domingo (13), no bairro da Cagep, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Duas irmãs, de 27 e 30 anos, foram vítimas de tentativa de estupro, lesão corporal e ameaça, após permitirem a entrada de um vizinho em sua residência, que alegava precisar usar o banheiro. O suspeito, de 28 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde ficou à disposição da Justiça.

De acordo com as informações repassadas pela Polícia Civil, o agressor foi autuado pelos crimes de tentativa de estupro, lesão corporal e ameaça, após invadir a casa e atacar as duas mulheres. Segundo os relatos, uma das irmãs estava sozinha quando o homem pediu para usar o banheiro. No momento em que ela se aproximou do cômodo, foi surpreendida pelo agressor, que tentou arrancar suas roupas à força.

A vítima reagiu, sendo atingida com um soco no ouvido. A luta corporal se intensificou quando a segunda irmã chegou ao local e tentou conter o homem. Durante o ataque, o suspeito proferiu ameaças e declarou ter “desejo sexual” pelas duas, aumentando ainda mais a violência da situação. A intervenção de vizinhos foi crucial para interromper a agressão, obrigando o agressor a fugir da cena.

No entanto, aproximadamente uma hora depois, o homem retornou ao local com uma motocicleta CB 300, de cor preta, e passou a ameaçar novamente as vítimas. Um parente do suspeito chegou a alertar as irmãs de que ele estaria portando uma faca peixeira e pretendia voltar à residência.

A Polícia Militar foi acionada e, após buscas na região, localizou o suspeito em um bar nas imediações. Ele foi detido e levado à Delegacia de Polícia, situada no bairro AABB. As vítimas foram encaminhadas para exames traumatológicos, que confirmaram lesões por todo o corpo em decorrência das agressões sofridas.

O caso foi registrado na 177ª Delegacia de Polícia de Serra Talhada, que ficará responsável pela investigação. Segundo a Polícia Civil, o homem passou por audiência de custódia e permanece à disposição da Justiça.

Diario de Pernambuco

Concurso em Pernambuco: confira as oportunidades abertas no estado

Estudante preenchendo gabarito de prova de concurso - Freepik

Por Concursos e Empregos

CNU 2025
Vagas: 3.652
Prazo: 20 de julho
Taxa de inscrição: R$ 70,00
Cargos: Médico, Pesquisador em Saúde Pública, Analista do Seguro Social, entre outros
Área: diversas
Nível: Médio, médio/técnico e superior
Remuneração: de R$ 4 mil a R$ 16,4 mil.
inscrição: https://inscricao­cpnu.conhecimento.fgv.br,

CORECON – PE
Vagas: 60
Prazo: 14 de julho
Taxa de inscrição: R$60,00
Cargos: Assessor Jurídico, Fiscal da Profissão de Economista, Analista (ou outro cargo conforme edital), entre outros
Área: Direito ou Ciências Econômicas
Nível: Superior
Remuneração: de R$3.152,96 a R$5.924,87
Inscrição: https://www.institutoibest.org.br/informacoes/42/

CREFITO – 1ª Região
Vagas: 5 imediatas + 124 em cadastro de reserva
Prazo: 16 de julho
Taxa de inscrição: R$ 79,00 a R$ 80,00, conforme o nível
Cargos: Advogado, Assistente Administrativo
Área: Administrativa
Nível: Médio e Superior
Remuneração: de R$ 2.410,73 a R$ 7.872,91
Inscrição: https://www.institutoconsulplan.org.br

TJPE
Vagas: cadastro reserva
Prazo: 5 de agosto
Taxa de inscrição: de R$100,00 a R$140,00, conforme o nível
Cargos: Analista Judiciário, Técnico Judiciário e Oficial de Justiça
Área: Judiciária e Apoio Especializado
Nível: Médio, Técnico e Superior
Remuneração: de R$ 5.858,86 a R$ 7.634,45, conforme nível
Inscrição: https://ibfc.selecao. net.br/informacoes/485/

Prefeitura de Pesqueira

Sport faz mais um jogo ruim, perde para o Juventude e segue sem vencer na Série A; confira classificação do Brasileirão


Sport sofreu muitas dificuldades para superar a defensiva do Juventude - Foto: Paulo Paiva/SCR

Por Ayrton Niño/Folha de Pernambuco

O Sport segue sem conseguir vencer na Série A. Na noite desta segunda-feira (14), no Alfredo Jaconi, o Leão fez um jogo de muitos erros e sofreu com a eficiência do Juventude, que sacramentou o placar de 2x0. O Rubro-negro continua na lanterna da competição.

>>> CLIQUE E VEJA JOGOS E CLASSIFICAÇÃO

Em um duelo de duas equipes que há muito tempo não venciam, antes de mais nada, é necessário buscar fazer aquilo que seja eficiente. Com as duas equipes bastante pressionadas, os minutos iniciais foram de muito estudo.

Até que aos 11 minutos, o Juventude conseguiu fazer aquilo que sabe de melhor. O lateral Reginaldo cruzou na área, e com um grande senso de posicionamento, o centroavante Gilberto testou e mandou para o gol. O goleiro estreante Gabriel até tocou na bola, mas não evitou. Assim, op placar foi aberto na Serra Gaúcha.

Com o placar a favor, o time da casa se sentiu ainda mais confortável de entregar a bola ao Leão. Somando a falta de confiança, as dificuldades técnicas e táticas, além da própria boa defesa gaúcha, o time pernambucano foi pouco perigoso na primeira etapa.

O atleta rubro-negro que levou mais perigo ao adversário foi Barletta. O camisa 30 arriscou na esquina da grande área e obrigou o goleiro Gustavo a fazer boa defesa, numa das raras transições do Sport. Ele ainda chegou a escorar um cruzamento que foi desviado pela defesa adversária.

Desatenção

PGR pede ao STF condenação de Bolsonaro e mais sete réus por trama golpista


O ex-presidente Jair Bolsonaro durante interrogatório no STF — Foto: Fellipe Sampaio/STF/10/06/2025

Por Mariana Muniz e Daniel Gullino — O Globo/Brasília

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu no fim da noite desta segunda-feira a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus na ação penal que analisa se houve uma tentativa de golpe de Estado. Em alegações finais apresentadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), Gonet considerou que Bolsonaro deve ser considerado culpado dos cinco crimes atribuídos a ele.

A manifestação de mais de 500 páginas encaminhada à Corte reforça a denúncia apresentada pela PGR em fevereiro e recapitula os principais pontos da acusação. Gonet, ao falar sobre Bolsonaro, afirma que "as evidências são claras: o réu agiu de forma sistemática, ao longo de seu mandato e após sua derrota nas urnas, para incitar a insurreição e a desestabilização do Estado Democrático de Direito".

"As ações de Jair Messias Bolsonaro não se limitaram a uma postura passiva de resistência à derrota, mas configuraram uma articulação consciente para gerar um ambiente propício à violência e ao golpe. O controle da máquina pública, a instrumentalização de recursos do Estado e a manipulação de suas funções foram usados para fomentar a radicalização e a ruptura da ordem democrática", diz o PGR.

O procurador-geral da República ainda diz, sobre Bolsonaro, que "as evidências revelam que o ex-Presidente foi o principal coordenador da disseminação de notícias falsas e ataques às instituições, utilizando a estrutura do governo para promover a subversão da ordem". E conclui: "portanto, cabe a responsabilização do réu pelos crimes descritos na denúncia".

Acusado de cinco crimes