Com o objetivo de fortalecer o associativismo e ampliar o acesso ao crédito rural, o Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) do Banco do Nordeste (BNB) , em parceria com a Secretaria de Produção Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e o Programa Agroamigo, promoveu uma série de ações integradas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar no município de Floresta (PE).
As atividades foram realizadas no período de julho a novembro de 2025, contemplando visitas a comunidades, distritos da zona rural, associações e assentamentos rurais do município. Ao todo, foram visitadas 37 associações e atendidos mais de 1.100 agricultores familiares. As ações tiveram como foco a realização de palestras sobre associativismo, meio ambiente, além de orientações sobre oportunidades de acesso ao crédito rural, financiamento de projetos produtivos e às diversas políticas públicas disponíveis para a agricultura familiar.
O Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Adelmo Azevedo, destacou que as iniciativas integram o Plano de Ação Territorial do PRODETER , que prevê a realização de agências itinerantes, palestras, dias de campo, ações de difusão tecnológica e fortalecimento do associativismo, em articulação com instituições públicas locais.
Durante as atividades, também foram realizadas dezenas de palestras informativas sobre as principais linhas de investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), operacionalizadas por meio do crédito orientado do Programa Agroamigo do BNB. As palestras conduzidas pelos Agentes de Crédito Maykon Barboza e Josineide Paixão.
Além das informações sobre crédito rural, os agricultores receberam orientações sobre a regularização e renegociação de dívidas, por meio do Programa Desenrola Rural e das legislações federais vigentes, a exemplo da Lei nº 13.340/2016 e da Lei nº 14.166/2021.
A ação contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Floresta, por meio da Secretaria de Produção Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, sob a gestão do secretário Pedro Henrique Lira, com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), representado pelo coordenador Manoel Bernardo, e de Ricardo Souza, bacharel em Direito, que atuou na organização e no processo de formação de associações rurais.
O Banco do Nordeste e as instituições parceiras reforçam, assim, o compromisso com o desenvolvimento rural sustentável, oferecendo soluções financeiras e ações estruturantes que impulsionam a produção agrícola, promovem segurança econômica aos produtores e fortalecem a agricultura familiar na região.
Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos AD:Adelmo Azevedo/BNB.
Com informações e fotos AD:Adelmo Azevedo/BNB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.