09 outubro 2025

Hub Longevidade conecta marcas ao mercado de R$ 2 trilhões que redefine o consumo no Brasil

Criado pela MasterCare Brasil, o Hub integra inovação, marcas, governos e organizações sociais e marca presença em dois dos principais encontros do setor em 2025: o Fórum São Paulo da Longevidade e o Vida60+ Expo, em Recife
O novo consumidor 50+ é ativo, digital e conectado, e já movimenta trilhões na economia da longevidade (Crédito: Adobe Stock)

O Brasil está mudando diante dos nossos olhos. Cada vez mais, viver mais tempo deixou de ser exceção para se tornar regra. Hoje, mais de 60 milhões de brasileiros já têm 50 anos ou mais, segundo o IBGE. É quase um terço da população, um contingente que viaja, estuda, consome tecnologia, busca bem-estar, trabalha, empreende e influencia decisões de compra de várias gerações. Ainda assim, a longevidade continua sendo tratada como um nicho. Mas não é.

Envelhecer é uma transformação estrutural que impacta consumo, trabalho, saúde, habitação, finanças e cultura. Globalmente, a chamada economia da longevidade já movimenta até 22 trilhões de dólares por ano, de acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. No Brasil, esse mercado já alcança 2 trilhões de reais anuais e deve dobrar nas próximas décadas, segundo a consultoria Data8.

É nesse cenário que o Hub Longevidade vem ganhando espaço. Criado pela MasterCare Brasil, o Hub atua como um ecossistema que conecta empresas, governos, universidades e startups, em uma sociedade que envelhece. “Não se trata de um mercado específico, mas do futuro do consumo e da inovação. A longevidade é a força que está transformando a economia brasileira”, afirma Marcia Vieira, fundadora da MasterCare e do Hub.

O novo consumidor 50+ rompe estereótipos. É digital, ativo e exigente. Quer saúde preventiva, moradias adaptadas, serviços financeiros inteligentes, experiências culturais, viagens de qualidade, tecnologia assistiva e educação continuada. Essa geração também influencia fortemente o consumo das demais, da compra de imóveis às decisões sobre planos de saúde. Em muitos países, já concentra mais da metade da renda disponível, e no Brasil essa tendência se intensifica.

Recife como vitrine estratégica

Mas há uma questão essencial: as velhices não são iguais. Desigualdades socioeconômicas determinam formas muito diferentes de viver mais. “É por isso que o Hub está presente em eventos de norte a sul do país, ouvindo as múltiplas realidades e transformando essas vozes em negócios, inovação e políticas públicas. Recife, que sedia em outubro a segunda edição do Vida60+ Expo, simboliza esse esforço de inclusão regional. O Nordeste concentra 14 milhões de pessoas acima dos 50 anos e tem especificidades que precisam ser reconhecidas pelas empresas que desejam se posicionar nesse mercado”, diz Márcia.

De 22 a 24 de outubro, o Hub Longevidade coordena a área de exposição do evento no Centro de Convenções de Pernambuco, durante a HospitalMed, maior feira de saúde do Norte/Nordeste, com um público de 30 mil pessoas. Serão três dias de programação sobre saúde e bem-estar, reinvenção profissional e o impacto da tecnologia na saúde mental, reunindo empresas, especialistas, representantes do poder público e lideranças comunitárias. A edição 2025 traz ainda a primeira premiação nacional de pessoas que fazem a diferença na longevidade e o reconhecimento a um empreendedor 50+, em iniciativa patrocinada pelo Banco Mercantil.

“Qual o impacto do envelhecimento da população no seu negócio, na sua instituição? Essa é a pergunta que pode redefinir estratégias e revelar o papel das empresas e governos não apenas na expansão dos anos de vida, mas, sobretudo, no desafio da ampliação dos anos de saúde, garantindo uma longevidade ativa e digna”, diz Marcia. Esse é um tema que precisa estar não apenas na pauta de ESG – Environmental, Social and Governance –, mas também o centro da estratégia de crescimento das companhias para as próximas décadas. E, da mesma forma, na agenda pública.

Fórum São Paulo da Longevidade


Durante o Fórum São Paulo da Longevidade, maior encontro da América Latina voltado ao público sênior, o Hub marca presença pelo terceiro ano consecutivo. Em 2025, a programação inclui três painéis dentro do CONACARE – Congresso Nacional de Cuidadores, Cuidados e Longevidade, com foco em negócios e inovações do setor. Os temas deste ano são: Hub Longevidade: tecnologias e educação para transformação do cuidado; De Norte a Sul do Brasil nascem soluções para uma nova longevidade no país; e Sênior Living e os novos espaços para envelhecer com liberdade, cuidado e propósito, com a presença de grandes empreendimentos do setor.

Desde sua inauguração em 2023, durante o Longevidade Expo+ Fórum no Anhembi, em São Paulo, o Hub já reuniu mais de 60 empresas, organizações da sociedade civil e governos em feiras, cursos e congressos, impactando cerca de 70 mil pessoas. Esse público inclui B2C, investidores, profissionais da área de saúde e cuidado, empresas de wellness, produtos financeiros, serviços de saúde, tecnologia, sênior living e startups. O objetivo é dar visibilidade, gerar negócios e criar ativações para marcas que atuam ou buscam se inserir na silver economy.
 
Sobre o Hub Longevidade


O Hub Longevidade, criado pela MasterCare Brasil, é o principal ecossistema que reúne soluções e tecnologias para o público 50+. Desde 2023, conecta empresas, startups, governos e organizações em iniciativas de inovação, educação, feiras, consultoria e pesquisa, fortalecendo a economia da longevidade e posicionando o Brasil no debate global sobre envelhecimento saudável. Mais informações: hublongevidade.com.br

Serviço

Vida60+ Expo 2025
📅 22, 23 e 24 de outubro de 2025
⏰ 14h às 20h
📍 Centro de Convenções de Pernambuco – Recife (PE)
🎟 Entrada gratuita
🔗 vida60maisexpo.com.br | hublongevidade.com.br

Por Circular/Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.