20 outubro 2025

Explosão atinge oito casas, deixa dois mortos e dez feridos em Olinda (PE)


Explosão deixa uma pessoa morta e feridos em Olinda — Foto: Beatriz Castro/TV Globo

Acidente aconteceu na manhã deste domingo (19) e atingiu casas conjugadas. Acidente aconteceu no bairro de Ouro Preto.

Por Iris Costa, Pedro Alves, Beatriz Castro, Caíque Batista, g1 PE e TV Globo

Uma explosão atingiu oito casas conjugadas no bairro de Ouro Preto, em Olinda, na manhã deste domingo (19). Havia 12 moradores nas residências no momento do acidente. Um homem e uma idosa morreram no local e dez pessoas ficaram feridas.

A primeira vítima que morreu foi Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos, que faleceu pouco depois da explosão. A segunda foi Luzinete dos Santos Lima, de 69 anos, que era cadeirante. Ela ficou desaparecida sob os escombros e, por volta das 17h40, foi localizada pelo Corpo de Bombeiros, com ajuda de cães farejadores.


Entre as pessoas feridas está um idoso de 67 anos chamado José de Lima, que é marido da idosa que morreu. Ele teve queimaduras graves em 90% do corpo e foi levado de helicóptero para o Hospital da Restauração, no Derby, região central do Recife, onde está internado em estado grave.

CORREÇÃO: inicialmente, o Corpo de Bombeiros divulgou que José de Lima morreu. Entretanto, no fim da tarde, o Hospital da Restauração corrigiu a informação e disse que ele está internado em estado grave. O erro foi corrigido às 17h30.

Não foi informada a causa da explosão, que aconteceu por volta das 7h30. Entretanto, vizinhos relataram forte cheiro de gás logo após ouvirem o barulho.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano informou que foi acionado às 7h32 e que enviou 14 viaturas para o local.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o estado de saúde de todas as vítimas feridas. No local, a TV Globo apurou que duas crianças e uma mulher foram levadas para a UPA de Olinda.

Segundo o secretário-executivo de Defesa Civil de Olinda, coronel Carlos D'Albuquerque, uma casa vizinha ao terreno onde ficavam as oito residências será desocupada porque uma parede caiu sobre o telhado. Outras casas próximas também foram danificadas, mas não precisarão ser interditadas.

Além do Samu, nove viaturas do Corpo de Bombeiros e 33 agentes trabalham na ocorrência, com o apoio de cães farejadores.


Bombeiros e cão farejador buscam cadeirante desaparecida sob escombros após explosão em Olinda — Foto: SDS/Divulgação

No X, a governadora Raquel Lyra (PSD), que cumpre agenda na China, lamentou o caso e disse que está em contato com Priscila Krause (PSD), governadora em exercício. "Que Deus console o coração das famílias e amigos das vítimas", disse.

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), disse que a prefeitura e o governo "seguem atuando nas ações de resgate e suporte às pessoas nas residências que desabaram" e que equipes municipais estão acompanhando todas as vítimas feridas.

"Toda a estrutura da prefeitura segue mobilizada para continuar oferecendo o suporte e acolhimento necessários", informou.

A área foi isolada pela Polícia Militar, e equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal acompanharam os trabalhos de busca e farão, em seguida, a avaliação estrutural dos imóveis atingidos.

O Instituto de Criminalística foi ao local e realizou perícia na área. A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Varadouro, ficará responsável pela investigação das causas da explosão.

Por Iris Costa, Pedro Alves, Beatriz Castro, Caíque Batista, g1 PE e TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.