Fotos: Lúcia Xavier Ramalho
O sr. Agrício Gomes de Souza, ex-morador do Sobrado, cuja família foi transferida para uma das agrovila do Icó-Mandantes durante o processo para instalação da Barragem de Itaparica e Usina Hidroelétrica Luiz Gonzaga, em meados do anos 80, participou do evento. Durante o roteiro de visitação, ele contou aos participantes histórias sobre o local e as paisagens existentes no entorno do Sobrado. Entre as curiosidade, o sr. Agrício apontou o Serrote Vermelho, situado a poucos quilômetros do Sobrado, uma elevação rochosa com uma gruta aberta dos dois lados. Segundo ele, os moradores da região se reuniam no local para escapar das investidas de cangaceiros nas redondezas, nos anos 30.
No detalhe, o Serrote Vermelho
Outra curiosidade foi um relato sobre a cachoeira que existia próximo ao Sobrado, hoje encoberta pelo Lago de Itaparica. Confira no vídeo abaixo.
O
O ponto alto da visita foi uma roda de conversa à sombra do Letreiro do Sobrado. A formação rochosa possui inscrições rupestres milenares, datadas de aproximadamente 10.000 AP (antes do presente), está extremamente degradado e descaracterizado por ação de vândalos no local ao longo das últimas décadas. Representante do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP), Lúcia Xavier Ramalho (Blog de Assis Ramalho e Conselho Municipal de Cultura de Petrolândia) expôs a necessidade de recolocação da obrigatória placa de identificação do IPHAN, retirada das imediações do sítio arqueológico. Uma dos destaques da roda de conversa foi a urgência de implantar ações de educação, inclusive no currículo escolar, para preservação dos sítios arqueológicos ainda existentes em Petrolândia.
Registre-se a dificuldade de transitar ao longo da Praia do Letreiro do Sobrado e de visitar o Sítio Arqueológico, área sob proteção federal, devido às cercas que se estendem até a linha da água e à erosão do solo, com elevação das dunas de areia, com prejuízo ao deslocamento dos visitantes no período em que o Lago de Itaparica está cheio.
Participaram da visita: Fabrícia Cleis (Secretaria de Cultura), Cristiane Albuquerque Michelly Araújo (Secretaria de Reforma Agrária), Gilvaneide Nunes, Hellen Ferraz e Mônica Souza (Secretaria de Turismo), a escritora Regina Borges e as produtoras culturais Cheila Batista e Maria Zizuína (IGHP e Conselho Municipal de Política Cultural), acompanhadas dos jovens Mirelly Batista e Júlio César.
Antes do retorno a Petrolândia, o grupo almoçou no empreendimento Praia do Sobrado, situado na mesma localidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.