Otávio e Rejane com a saia-tapete (Fotos e vídeos: Lúcia Xavier Ramalho)
Rejane e Otávio atuam no ramo de design de moda. O lançamento do projeto contou com plateia de estudantes que assistiu à apresentação da contação da história de Petrolândia, com o recurso lúdico da saia-tapete. Na saia - que se abre como um tapete redondo, daí o nome - estão imagens feitas com aplicações de fuxico, colagens de tecidos, aplicações de rendas e pinturas, em representações de trechos constantes da história contada no livro e além dela.
No dia seguinte, Paula e Otávio conversaram com o Blog de Assis Ramalho sobre o projeto e sobre suas histórias de vida. Confira abaixo como foi idealizado, criado e realizado o projeto.
Idealizadora do projeto, Paula Rejane é natural de Remanso, município da Bahia, e tem uma história familiar de grandes desafios e superações. Segundo ela, nasceu ("só nasceu") em Remanso, em um acampamento de pescadores instalado numa ilha, a seis horas de barco da sede do município. Distante do conforto da cidade, veio ao mundo sob uma árvore e sua primeira cama foi um jirau (estrado feito com varas de madeira) e só conheçou um berço aos cinco anos de idade, quando nasceu a irmã.
Com trabalho árduo na pesca artesanal, o pai se tornou uma liderança junto aos pescadores locais e, em 1989, mudaram-se para Petrolândia, fixando residência no Projeto Icó-Mandantes. Com sua família, chegaram também cerca de 100 barcos com os companheiros de lida da família. O início foi muito promissor, segundo ela, com a venda dos peixes e o comércio do estabelecimento para atender os pescadores. Porém, um episódio de violência entre um dos pescadores e um morador da localidade provocou uma reviravolta. Os pescadores foram embora e o pai dela arcou com grandes prejuízos. Ele se desfez do patrimônio, voltou a ser quase ajudante daqueles que liderou antes e passou a transportar pescado para comercializar em Alagoas. Conseguiu pagar a dívida, manter amigos em Petrolândia e reconstruir um patrimônio. Hoje, ele é aposentado. Quanto à história pessoal de Paula, igualmente é rica em superações.
O produtor cultural Otávio Souza nasceu em Paulo Afonso e cresceu em Petrolândia com sua família, no entanto, tem vivências em várias outras cidades, de Curitiba a Fortaleza. Com muito carinho pela avó, costureira e requisitada conhecedora de ervas medicinais, Otávio relembra como aprendeu o ofício da costura, aos oito anos de idade, ao reinar na máquina de costura da avó.
Conheça um pouco da trajetória de vida dos produtores que atuam na cidade.
O projeto "A História que nos veste" foi atendido pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), Edital 2024 da Prefeitura Municipal de Petrolândia, com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.
Equipe:
Direção criativa: Paula Rejane
Direção executiva: Otávio Souza
Consultora de Conteúdo Histórico: Paula Rubens
Registro fotográfico: Beto Design
Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Lúcia Xavier Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.