15 agosto 2025

Carnaubeira da Penha: Como uma cidade do Sertão de Pernambuco alcançou o 1º lugar no estado em nível de alfabetização


Escolas municipais de Carnaubeira da Penha desenvolvem projetos de incentivo à alfabetização — Foto: Prefeitura de Carnaubeira da Penha

Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco, atingiu 100% de alfabetização entre crianças em idade escolar. Os dados são do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação em 2024.

O município superou a meta nacional de 80% estabelecida para o ano e lidera o ranking estadual. Carnaubeira da Penha possui 12.239 habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outros municípios com resultados acima da meta incluem:


* Machados, na Zona da Mata Norte — 96,75%
* Cumaru, no Agreste — 95,06%
* Panelas, no Agreste — 94,53%
* Solidão, no Sertão — 93,99%

O secretário de Educação de Carnaubeira da Penha, Breno Lopes, afirmou que o resultado é fruto de ações que consolidam práticas voltadas à alfabetização no início da vida escolar.

Entre elas, estão a leitura diária de 30 minutos em sala, o projeto “Desafios Literários”, que distribui livros físicos a todos os alunos, e o incentivo à participação das famílias por meio de iniciativas como a “Sacola Viajante da Leitura” e o “Super Leitor”.

No projeto "Desafios Literários", por exemplo, a literatura é estimulada. O objetivo é que os estudantes leiam pelo menos um livro por mês. Segundo a gestão municipal, todas as turmas recebem livros diferentes, de acordo com a idade dos alunos.


Educadores fazem atividades interativas com as crianças — Foto: Prefeitura de Carnaubeira da Penha

A professora Márcia Silva, que leciona no 2º ano da Escola Municipal Capitulina Gonçalves de Sá, explica que as atividades vão além da leitura convencional.

“Todo mês, os alunos recebem um livro surpresa da sacola literária. Nós encenamos a história, usamos fantasias e aventais, e isso desperta ainda mais o interesse deles. Também realizamos avaliações periódicas para identificar dificuldades e trabalhamos essas habilidades com jogos e atividades lúdicas”, conta.


Projeto "Desafios Literários" identifica as dificuldades dos estudantes e incentiva o desenvolvimento de habilidades com atividades lúdicas — Foto: Prefeitura de Carnaubeira da Penha

O envolvimento das famílias com a vida escolar também faz parte das iniciativas das escolas públicas. Projetos como o Super Leitor e a Sacola Viajante da Leitura promovem a participação dos pais no processo de ensino. Em reuniões escolares, os responsáveis são orientados sobre a relevância da alfabetização na idade certa.

Para a agricultora Tainara Maria da Conceição Silva, mãe de um estudante da rede municipal, o envolvimento da família é fundamental para os resultados.

“A escola está sempre buscando parceria com os pais. Nas reuniões, recebemos informações sobre o desempenho e orientações para ajudar nas atividades de casa. Meu filho se alfabetizou aos 6 anos e, hoje, com 7, já lê com fluência”, afirmou ao g1.

A mãe do estudante contou ainda que vê com esperança a educação do filho, que sonha em um dia ser médico. Uma oportunidade de educação melhor do que ela teve durante a infância.


Projeto Super Leitor reúne familiares para falar sobre a importância da alfabetização e da leitura — Foto: Prefeitura de Carnaubeira da Penha

Além dessas, a gestão municipal aborda outras estratégias que contribuem para os resultados:

* Avaliações diagnósticas são aplicadas ao longo do ano para identificar dificuldades.

* As turmas possuem número reduzido de estudantes e contam com profissionais auxiliares que ajudam no processo pedagógico dentro de sala de aula. No ciclo de alfabetização, as salas têm até 20 alunos. Nas turmas multisseriadas, o limite é de 10 alunos.

* A Secretaria também mantém um projeto de recomposição de aprendizagens, com atividades voltadas ao reforço de habilidades básicas. As ações ocorrem semanalmente em turmas do primeiro ao quinto ano, com uso de materiais pedagógicos específicos.

* Além disso, segundo a prefeitura, os professores recebem anualmente kits com jogos e materiais voltados ao processo de alfabetização. Eles participam da escolha dos itens, que compõem o Baú da Alfabetização.

Atividade da campanha de recomposição das aprendizagens — Foto: Prefeitura de Carnaubeira da Penha

Por g1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.