Por O GLOBO — Rio de Janeiro
A operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, realizada nesta sexta-feira (18) em Brasília, ganhou repercussão na mídia internacional. Jornais estrangeiros deram destaque o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do ex-presidente, assim como a determinação de restrições judiciais. A ação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal e ocorre em meio a investigações relacionadas à trama golpista que buscava reverter o resultado das eleições de 2022.
Repercussão internacional da operação da PF na casa de Bolsonaro
A CNN ressaltou que o ex-presidente será obrigado a usar tornozeleira eletrônica. A emissora americana enfatizou que Bolsonaro é réu em um processo por tentativa de golpe para reverter o resultado das eleições de 2022 e alertou que, se condenado, ele poderá enfrentar mais de 40 anos de prisão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/n/8/hgUbfBQOWAG7YB9qjfyw/cnn.png)
O jornal argentino La Nación enfatizou as medidas impostas pelo Supremo Tribunal Federal, como o uso de tornozeleira eletrônica, o toque de recolher e a proibição de contato com diplomatas e uso de redes sociais. A publicação destacou ainda a apreensão de dinheiro em espécie na casa do ex-presidente. Segundo o La Nación, o caso tem forte dimensão internacional, sobretudo diante da atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos e do apoio declarado do ex-presidente Donald Trump.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/7/M/XyrKhgT1ilF33ixF0M8w/whatsapp-image-2025-07-18-at-09.49.03.jpeg)
O jornal argentino La Nación também repercutiu a operação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro — Foto: Reprodução
A agência de notícias Reuters repercutiu ao cumprimento dos mandados na casa de Bolsonaro e na sede do Partido Liberal, informando ainda que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu em defesa do aliado, classificando a investigação como uma “caça às bruxas”.
A agência de notícias Reuters repercutiu ao cumprimento dos mandados na casa de Bolsonaro e na sede do Partido Liberal, informando ainda que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu em defesa do aliado, classificando a investigação como uma “caça às bruxas”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/a/a/n3naX3SIunt64HAETdVA/reuters.png)
A Bloomberg também repercutiu a operação, ressaltando que Jair Bolsonaro será obrigado a usar tornozeleira eletrônica e que enfrenta restrições no uso das redes sociais. A agência destacou que o ex-presidente está prestes a ser julgado por uma suposta tentativa de golpe, o que amplia a atenção internacional sobre a instabilidade política no Brasil e as investigações envolvendo figuras centrais do governo anterior.
Por que Bolsonaro vai precisar usar tornozeleira eletrônica?
Interlocutores de Jair Bolsonaro relataram que a partir de agora ele terá que usar tornozeleira eletrônica, por ordem judicial. Eles afirmam também que o capitão reformado passou a ter restrições de publicações nas redes sociais e na comunicação com o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Eduardo está nos Estados Unidos capitaneando o movimento junto à gestão Donald Trump pela anistia e pela punição de ministros do STF.
Aliados de Bolsonaro relataram que ele se encontrava em casa no momento em que a PF chegou. ex-presidente , no Jardim Botânico.
"A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (18/7), em Brasília, dois mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal, no âmbito da PET n.º 14129", disse a PF em nota. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.
Por O GLOBO — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.