Por volta do meio dia desta segunda-feira, 14 de julio de 2025, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia conversou com o deputado federal do REDE - PE, Túlio Gadêlha. O parlamentar cumpre agenda hoje em Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, onde vai anunciar a retomada do programa "Água Para Todos", do Governo Lula, que vai beneficiar, segundo ele, dez mil famílias com um investimento de cerca de 18 milhões de reais.
Na entrevista, entre outros assuntos pertinentes aos municípios de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, Gadêlha falou do cenário político nacional e teceu duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por tarifa de 50% aos produtos brasileiros.Confira no vídeo abaixo a entrevista do deputado federal Túlio Gadêlha concedida a Assis Ramalho.
O Programa Água Para Todos é um programa do Governo Federal criado através do Decreto nº 7 535, de 26 de julho de 2011 (1.º governo Dilma), que reúne medidas preventivas e corretivas contra a seca nas regiões onde a precipitação pluviométrica é escassa, sobretudo nas zonas rurais. Faz parte do plano Brasil sem Miséria, associado ao Programa 2.069 - Segurança Alimentar e Nutricional. É, também, conhecido como Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água.
Objetivo
O Programa Água para Todos estabelece parcerias entre os governos federais, estaduais e municipais, para que as garantias dos direitos ao programa sejam dispensados da melhor maneira possível, aliando a seguridade de direitos essenciais à possibilidade de melhoria das condições de vida da população extremamente pobre, através da elevação da renda familiar per capita da população e levando água a pelo menos 750 mil famílias. Apesar de ter abrangência nacional, o programa dá atenção especial ao semiárido da Região Nordeste do País e ao Norte de Minas Gerais.
A partir da demanda do CadÚnico, foi fixada a meta de instalação de 750 mil cisternas com 16.000 litros de capacidade cada, sendo 450.000 cisternas de placas e 300.000 cisternas de polietileno. O cumprimento das metas se daria entre 2011 e 2014. Segundo dados do Ministério da Integração Nacional, entre 2011 e março de 2015, foram construídas mais de 933 mil cisternas, resultado quase 25% acima da meta. Foram 823 mil cisternas voltadas para o consumo (capacidade de armazenamento: 13,1 bilhões de litros de água) e outras 110 mil cisternas foram construídas para a produção de alimentos. O investimento foi de R$ 4,2 bilhões.
Fonte: gov.br - Ministério das Cidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.