Logo no segundo dia à frente da Secretaria de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Floresta, o secretário Pedro Henrique Lira (PH Lira) deu início a uma agenda de trabalho estratégica com vistas ao desenvolvimento regional. Em uma reunião realizada na 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina-PE , foram discutidas ações prioritárias para o fortalecimento da agropecuária e das cadeias produtivas do Sertão de Itaparica.
Entre os destaques do encontro, esteve o convênio entre a Codevasf e a Prefeitura de Floresta para a construção do Abatedouro Frigorífico Regional de Ovinos e Caprinos. Essa iniciativa é considerada essencial para a estruturação da cadeia produtiva da caprinovinocultura, um dos pilares da economia local.
Também foram abordados projetos estruturantes vinculados ao Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) – Campus Floresta , como o Centro de Manejo Reprodutivo e a Unidade de Palma. Essas iniciativas integram a Rota do Cordeiro – Polo Itaparica, que busca fortalecer a criação e o manejo de ovinos e caprinos. Além disso, a reunião discutiu a Rota do Mel – Polo Pajeú, uma iniciativa voltada para o fortalecimento da apicultura, com ênfase na ampliação de parcerias e investimentos para a região.
O encontro contou com a presença de técnicos e gestores da Codevasf, incluindo:
Felipe Andrade – Gerente Regional de Revitalização e Desenvolvimento Territorial;
João Tito Lopes – Chefe da Unidade Regional de Empreendimentos Socioambientais;
Maria Rejana de Santana – Fiscal do Convênio;
Kleiton Lima – Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial;
Jaques Souza – Gerente Regional de Estratégia e Finanças, responsável pela articulação da reunião;
Manoel Wilker Alves – Chefe da Unidade Regional de Monitoramento e de Controle de Contratos e Convênios.
A reunião também contou com a participação de Edmundo Gomes, coordenador geral da Rota do Cordeiro – Polo Itaparica , que é um parceiro essencial para as ações de fortalecimento das cadeias produtivas no território.
“Seguimos com compromisso, escuta ativa e responsabilidade. Essa reunião simboliza o início de uma gestão que acredita na força do diálogo e na união de esforços pelo desenvolvimento sustentável da nossa terra e da nossa gente”, destacou PH Lira.
A Secretaria de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos reforça seu compromisso com a valorização da produção rural, o respeito ao meio ambiente e a gestão consciente dos recursos hídricos. Com essas iniciativas, Floresta-PE se consolida como um dos principais polos de articulações que constroem um Sertão mais forte, produtivo e justo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.