16 janeiro 2026

Banco Master: tecnologia da PF que acessa celular deixa Brasília em pânico; clima azeda ainda mais com decisão de Toffoli sobre peritos


Fachada do Banco Master no Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo-  Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Diferente de outras forças policiais, Polícia Federal possui tecnologia capaz de extrair dados de aparelhos desligados sem que eles se conectem à rede, evitando que sejam apagados remotamente. Celulares de Vorcaro e Nelson Tanure são o foco do temor, 
o que causa pânico em Brasília

O pânico que tomou conta de Brasília em relação aos celulares apreendidos na operação do Banco Master tem uma razão tecnológica específica: a Polícia Federal é o único órgão com equipamento capaz de acessar o conteúdo de um aparelho mesmo que ele esteja sem senha e desligado.

Enquanto outras polícias dispõem de ferramentas para desbloquear telas, a extração de dados de um telefone desligado é uma barreira técnica muito superior, que apenas a perícia da PF consegue transpor hoje.

Para realizar esse procedimento com segurança, os peritos utilizam o conceito de física conhecido como "Gaiola de Faraday". Trata-se de uma estrutura metálica (que pode ser uma caixa ou uma bolsa especial) que bloqueia a entrada e saída de ondas eletromagnéticas.

O procedimento é vital porque a extração precisa ser feita sem que o aparelho se conecte a nenhuma rede (Wi-Fi ou dados móveis). Se o telefone entrasse em rede ao ser ligado, o conteúdo poderia ser apagado remotamente por quem detém o controle da conta. Dentro da "gaiola", os peritos manipulam o dispositivo isolado do mundo exterior, garantindo a integridade da prova.

Por que o pânico?

O temor em Brasília se justifica pelo perfil dos alvos e pela abrangência da perícia. Estão em posse da Justiça os telefones de Daniel Vorcaro (dono do Banco Master), de seu cunhado e do investidor Nelson Tanure — figuras com trânsito intenso no mundo político.

A tecnologia da PF não permite meio-termo: ou se extrai tudo, ou nada. Segundo a apuração do blog, os peritos "baixam" o conteúdo integral do dispositivo para depois analisá-lo. Isso significa que conversas, fotos, e-mails e registros antigos, mesmo que não relacionados diretamente ao caso, estarão expostos aos investigadores. É essa devassa total em aparelhos de figuras tão conectadas que explica o clima de terror na capital

Por Julia Duailibi - G1

Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada nesta sexta (16) e faça seu pedido

 


Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste sexta-feira  (16/01/2026) e faça seu pedido pelo (87) 9.9995-6667

Hoje tem sobremesa mousses ( confira abaixo sabores)

Os pedidos também podem ser feitos através do site. https://delivery.pedeligero.com/CESARFEIJOADA

Blog de Assis Ramalho
Informação: César da Feijoada

Governo Federal sanciona lei orçamentária 2026 com previsão de até 163 mil vagas em concursos. Veja quais



Reprodução ASCOM

O presidente Lula sancionou a Lei Orçamentária Anual (LOA), que prevê 163 mil vagas de concursos em 2026

Por Gabriela Pereira - Portal Metrópoles

Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Lei Orçamentária Anual (LOA) prevê mais de 163 mil vagas em concursos este ano.

O número é equivalente a candidatos que foram aprovados em concursos já realizados, além de vagas de novos certames.

Segundo informações do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), responsável pelas contratações na administração pública, mesmo com o espaço no orçamento de 2026 para as vagas, não há garantia de que elas serão abertas de fato. A abertura de novos concursos depende de uma “análise criteriosa” da pasta.

Ao todo, foram autorizadas 78.674 vagas para criação de cargos e 85.128 para provimento, ou seja, para a nomeação de aprovados.

Estão previstas, ainda, as 3.652 vagas referentes à segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU).

Entenda o Concurso Público Nacional Unificado

MPPE, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Petrolândia, recomenda ao prefeito de Tacaratu reestruturação da assistência jurídica e rescisão de contratos com escritórios privados

Foto: Assis Ramalho

MPPE recomendou a rescisão dos contratos firmados com os dois escritórios de advocacia, a abstenção de novas contratações semelhantes e a elaboração de um plano de ação para a estruturação definitiva da Procuradoria Municipal

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Petrolândia, recomendou ao prefeito de Tacaratu que adote medidas imediatas destinadas a regularizar a prestação de serviços jurídicos no âmbito da administração municipal e sanar irregularidades identificadas em contratações diretas de escritórios de advocacia.

A recomendação é resultado do Inquérito Civil nº 01717.000.010/2021, que apurou a legalidade das contratações, por inexigibilidade de licitação, dos escritórios Almeida Paula Advogados Associados e Monteiro & Monteiro Advogados Associados. Segundo o MPPE, as investigações apontaram um cenário de precarização da advocacia pública municipal, com a substituição sistemática de servidores concursados por serviços terceirizados de natureza contínua e permanente.

Diante disso, o MPPE recomendou a rescisão dos contratos firmados com os dois escritórios de advocacia, a abstenção de novas contratações semelhantes e a elaboração de um plano de ação para a estruturação definitiva da Procuradoria Municipal, incluindo a realização de concurso público para o cargo de procurador, com etapas que envolvem estudo técnico, previsão orçamentária, criação do cargo por lei e execução do certame.

A recomendação também chama atenção para a situação dos advogados efetivos do município, que, segundo apuração do MPPE, recebem remuneração incompatível com o cargo, não dispõem de estrutura adequada de trabalho e, em alguns casos, exercem funções alheias à representação judicial do ente público. Para a 1ª Promotoria de Justiça de Petrolândia, esse quadro indica um possível sucateamento deliberado da Procuradoria Municipal.

De acordo com a recomendação, os serviços contratados, como representação judicial em ações trabalhistas, cíveis e previdenciárias, além de assessoramento jurídico geral, integram as atribuições ordinárias da Procuradoria Municipal e não apresentam natureza singular capaz de justificar a contratação direta, conforme exigido pela legislação.

No caso do contrato firmado com o escritório Monteiro & Monteiro, o MPPE destacou ainda o elevado impacto financeiro da contratação, realizada na modalidade ad exitum, com previsão de honorários de 20% sobre valores a serem recuperados do FUNDEB. Para o MPPE, a demanda judicial já possui direito reconhecido pelo Judiciário, o que fragiliza a alegação de singularidade e levanta questionamentos sobre a economicidade do contrato e o risco ao erário.

A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Victor Fernando Santos de Brito, pode ser consultada na edição do Diário Oficial Eletrônico do MPPE do dia 15 de janeiro de 2026.

Blog de Assis Ramalho
Fonte: Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

Capitão da Polícia Militar morre após tentativa de assalto na Bahia; suspeito também morreu


Capitão da Polícia Militar morre após tentativa de assalto em Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Osniésio Pereira Salomão foi morto quando estava a caminho de uma festa, na noite de quinta-feira (15), na Avenida Lafayete Coutinho, conhecida como 'Avenida Contorno'.

Por g1 BA e TV Bahia

Um capitão da Polícia Militar foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto, na noite de quinta-feira (15), na Avenida Lafayete Coutinho, conhecido como Avenida Contorno, em Salvador. Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito, um jovem de 22 anos, também morreu após o confronto.

A vítima foi identificada como Osniésio Pereira Salomão, lotado na 18º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Periperi). Ele também foi o fundador do Boteco do Salomé, um dos principais bares de Periperi.

O crime aconteceu por volta das 20h, quando Capitão Salomão estava a caminho de uma festa privada que acontecia na região. Imagens de uma câmera de segurança de um motorista que passava pelo local flagrou o exato momento da troca de tiros.

As imagens mostram que o policial foi abordado por dois homens, tentou reagir ao assalto, mas foi atingido por vários tiros. Um dos suspeitos também morreu após o confronto e o outro conseguiu fugir.

Capitão Salomão foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, mas não resistiu aos ferimentos.

O suspeito que morreu foi identificado como Vitor Souza da Silva, de 22 anos, morador do bairro Nordeste de Amaralina. Com ele, foi apreendido um carregador de pistola municiado.

Após o crime, o policiamento na região foi reforçado.

Estrutura e queixas atendidas: entenda os motivos que levaram Moraes a transferir Bolsonaro da PF para a Papudinha


O ex-presidente Jair Bolsonaro — Foto: AFP

Ministro afirmou que o espaço permitirá condições 'ainda mais favoráveis', com ampliação do tempo de visitas de familiares e a realização livre de banho de sol e de exercícios em qualquer horário do dia

Por Daniel Gullino, Patrik Camporez, Eduardo Gonçalves e Luísa Marzullo — Brasília

Após seguidos pedidos da defesa de Jair Bolsonaro de ida para prisão domiciliar e autorizações concedidas para atendimento médico, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na quinta-feira a transferência do ex-presidente para uma sala no batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) conhecido como “Papudinha”. Ao ordenar a mudança da custódia, Moraes afirmou que o espaço permitirá condições “ainda mais favoráveis”, com ampliação do tempo de visitas de familiares e a realização livre de banho de sol e de exercícios em qualquer horário do dia.

No local estão o ex-ministro Anderson Torres (Justiça) e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, também condenados no núcleo crucial da trama golpista. O batalhão ganhou o apelido de “Papudinha” por ser anexo ao Complexo Penitenciário da Papuda (veja detalhes da estrutura na página 6).

Nenhuma aposta acerta as seis dezenas, e prêmio da Mega-sena acumula em R$ 41 milhões; confira os números e demais sorteios desta quinta (15). em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira

 

A Caixa Econômica Federal realizou nesta quinta-feira o sorteio do concurso 2.960 da Mega-Sena, com um prêmio de R$ 34.127.084,96. As dezenas sorteadas foram: 03, 13, 15, 16, 46 e 47. Nenhuma aposta acertou os seis números, deixando o prêmio principal acumulado em R$ 4'1 milhões para o próximo sorteio, que ocorre já neste sábado. Sem ganhadores do prêmio principal, 46 apostas acertaram a quina e vão levar R$ 38.114,61 cada, e outros 3.175 apostadores ficarão com R$ 910,23 por terem acertado a quadra

>>> Confira os demais resultados desta quinta (15/01/2026)

Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira, na Av. Auspício Valgueiro de Barros/, centro da cidad

Prefeitura de Manar/PE monta esquema especial de segurança para a Festa de Janeiro 2026


Evento contará com reforço da Polícia Militar, segurança privada, bombeiros e equipes de saúde durante os quatro dias de programação

A Prefeitura de Manari inicia, nesta sexta-feira (16), a “Festa de Janeiro” 2026 com um esquema especial de segurança voltado à prevenção de ocorrências e à proteção do público. Considerada a maior edição já realizada no município, a programação segue até o dia 19 e contará com atuação integrada de forças municipais e estaduais.

O planejamento envolve diversas secretarias e estabelece medidas preventivas no pátio de eventos, como a proibição da entrada de garrafas de vidro, objetos perfurocortantes e fogos de artifício, com o objetivo de reduzir riscos e garantir a segurança de moradores e visitantes.

Além da contratação de segurança privada para atuar em pontos estratégicos, a Prefeitura garantiu reforço do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que disponibilizará efetivo especial para o patrulhamento ostensivo. O esquema também inclui apoio da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, de bombeiros civis e das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que atuarão em regime de prontidão durante todo o evento.

As estratégias de segurança foram definidas em reunião entre o prefeito Júnior de Audálio e o tenente-coronel Henrique Luiz da Silva, comandante do 3º BPM. Segundo o prefeito, o alinhamento prévio foi essencial para assegurar o funcionamento integrado das forças envolvidas.

“Uma festa desse porte exige planejamento e responsabilidade. Reunimos todas as forças de segurança para alinhar cada detalhe do policiamento e das ações preventivas. Nosso objetivo é garantir que a população de Manari e os visitantes possam aproveitar a Festa de Janeiro com tranquilidade, sabendo que o poder público estará presente e atuando durante todos os dias do evento”, afirmou o prefeito Júnior de Audálio.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria