16 janeiro 2026
Nivia Roberta, estudante de escola pública Jatobá, de Petrolândia-PE, pontua 920 na redação do Enem 2025 e recebe parabéns da família
Petrolândia/Bairro Nova Esperança: Operação Negócio Fechado da Loja Parápisos tem descontos imperdíveis em produtos selecionadois; aproveite
Petrolândia/Bairro Nova Esperança: Operação Negócio Fechado da Loja Parápisos tem descontos imperdíveis em produtos selecionadois; aproveite
Na Loja PARÁPISOS o cliente encontra o Melhor em material de acabamento para sua construção ou reforma, trabalha com pisos e revestimentos cerâmicos, porcelanatos, argamassa, rejunte, louças sanitárias, pias em granito, churrasqueiras e muito mais. Além do melhor atendimento consultivo e especializado da cidade.
Nova cela de Bolsonaro na Papudinha tem tamanho de apartamento de 2 quartos

Cela em que está ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: STF/Reprodução
Por Agência O Globo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja transferido para uma Sala de Estado Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), no Complexo da Papuda, onde já está sozinho em uma cela com capacidade para até quatro pessoas.
A unidade, conhecida como “Papudinha”, fica ao lado do presídio da Papuda.
Segundo informações do STF, o espaço tem área total de 64,83 metros quadrados — dimensão equivalente à de um apartamento padrão de dois quartos — sendo 54,76 m² de área coberta e 10,07 m² de área externa.
A estrutura inclui banheiro, cozinha, lavanderia, quarto, sala e área externa. As acomodações contam com cozinha com possibilidade de preparo e armazenamento de alimentos, banheiro com chuveiro de água quente, geladeira, armários, cama de casal e televisão.
A unidade fornece cinco refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia) e Bolsonaro poderá realizar banho de sol em área externa ‘com total privacidade e horário livre’, além de exercícios físicos, com possibilidade de instalação de equipamentos como esteira e bicicleta. O espaço para visitas e para atendimento de advogados e médicos é amplo, segundo o STF, com mesas e cadeiras tanto na área coberta quanto na externa.
Na decisão, Moraes afirmou haver “total ausência de veracidade nas reclamações anteriormente descritas” por familiares e advogados de Bolsonaro, como o tamanho das dependências, o banho de sol e o ar-condicionado.
O ministro ressaltou que isso não impede a transferência para uma Sala de Estado Maior “com condições ainda mais favoráveis, igualmente exclusiva e com total isolamento em relação aos demais presos do complexo”, permitindo a ampliação do tempo de visitas a familiares e a realização livre de banho de sol e exercícios em qualquer horário do dia.
Exportação brasileira de frutas bate recorde pelo terceiro ano consecutivo em 2025, comemora Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas
Por Estadão Conteúdo
Segundo a entidade, o resultado consolida a fruticultura como um dos segmentos mais dinâmicos do agronegócio nacional e reforça as perspectivas positivas para 2026, especialmente diante do avanço do acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE), cujos efeitos vão se refletir na competitividade dos produtos brasileiros no exterior.
Policial militar morre após bater moto em poste em avenida do Recife/PE
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/8/d/hur0eJQ3A64Fzz3duz7Q/artes-g1-37-.jpg)
O PM Jefferson Gomes morreu após colidir moto em poste no Recife — Foto: Montagem/g1
Por g1 Pernambuco
Um policial militar morreu após sofrer um acidente de moto no bairro do Fundão, na Zona Norte do Recife. Jefferson Gomes da Silva, de 38 anos, pilotava na Avenida Beberibe quando bateu em um poste. A batida foi filmada por uma câmera de segurança (veja vídeo acima).
O acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (16). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que foi acionado às 2h08, mas, quando a equipe chegou ao local, o PM já estava sem vida.
Pelas imagens, é possível ver que, na via, trafegavam apenas uma moto e um carro, quase lado a lado. Porém, o motociclista, que trafegava próximo ao meio-fio, parece perder o controle e pende para o lado da calçada.
Com a velocidade, o piloto colide com o poste e cai na calçada, enquanto a moto desliza pela pista. O carro para metros à frente e os ocupantes do veículo descem para prestar socorro a Jefferson.
Por meio de nota, a Polícia Militar lamentou a morte de Jefferson e se solidarizou "com os familiares, amigos e colegas de farda neste momento de dor".
A Polícia Civil informou que investiga o caso, registrado como acidente de trânsito com vítima fatal.
Nas redes sociais, familiares da vítima confirmaram que o funeral está marcado para a tarde desta sexta-feira (16), no Cemitério de Santo Amaro, no Centro do Recife.
Por g1 Pernambuco
Genial/Quaest: Bolsonaro lidera rejeição entre nomes do cenário político nacional

Ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: PABLO PORCIUNCULA / AFP)
Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira, 16, mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o político mais rejeitado entre nove personalidades analisadas no levantamento. Entre os entrevistados que dizem conhecê-lo, 53% afirmam ter uma imagem negativa, enquanto 41% avaliam o ex-presidente de forma positiva. Outros 6% afirmam desconhecê-lo.
Entre os demais nomes avaliados, o líder evangélico Silas Malafaia, aliado do bolsonarismo, aparece como o segundo político mais rejeitado da lista: 46% dizem conhecê-lo e ter uma imagem negativa, enquanto 17% o aprovam. Outros 37% afirmam não conhecê-lo.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o nome do campo da esquerda com maior rejeição no levantamento. Segundo a pesquisa, 42% dizem rejeitá-lo, 32% têm imagem positiva e 26% afirmam não conhecê-lo.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) tem índice próximo de aprovação e rejeição: 39% dizem ter uma imagem positiva, enquanto 38% a rejeitam. Outros 23% afirmam não conhecê-la.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), é aprovado por 37% dos entrevistados e rejeitado pelo mesmo porcentual. Ele é desconhecido por 26% da população.
O empresário e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) é rejeitado por 34% dos entrevistados, enquanto 27% dizem aprová-lo. Outros 39% afirmam não conhecê-lo.
A senadora Tereza Cristina (PP-MS) é a mais desconhecida entre os nomes analisados: 75% dos entrevistados dizem não ter opinião formada sobre ela. A aprovação soma 11%, e a rejeição, 14%.
Presidentes da Câmara e do Senado são considerados desconhecidos
No Congresso, os presidentes da Câmara e do Senado seguem amplamente desconhecidos da população. No Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) é desconhecido por 68% dos entrevistados. Outros 7% dizem ter uma imagem positiva do senador, enquanto 25% afirmam conhecê-lo e rejeitá-lo.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), é desconhecido por 63% dos brasileiros. Entre os que têm opinião formada, 26% dizem rejeitá-lo, e 11% afirmam ter uma imagem positiva do deputado.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 8 e 11 de janeiro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR 00835/2026.
Venda de motocicletas em 2025 é a maior dos últimos 22 anos; setor estima mercado ainda mais aquecido em 2026
A venda de motocicletas no país em 2025 foi a maior registrada desde 2003. Foram comercializadas 2.197.851 unidades no ano passado, uma alta de 17,1% em relação a 2024 (1.876.427 unidades).


O segundo ano com mais vendas foi 2011 (1.940.543 unidades) e o terceiro, 2008 (1.925.558 unidades).
Os dados, divulgados nesta quinta-feira (15), são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
“O desempenho do setor reflete a demanda aquecida por veículos de duas rodas, impulsionada principalmente pela mobilidade urbana e pelo uso profissional”, destaca o presidente da entidade, Marcos Bento.
No ano passado, 1.980.538 motocicletas foram produzidas nas linhas de montagem das fabricantes instaladas em Manaus, volume 13,3% superior ao registrado em 2024. Esse foi o melhor desempenho do setor desde 2011 e o terceiro maior da história da indústria motociclística nacional, desde 2003.
As exportações encerraram 2025 com 43.117 motocicletas embarcadas, volume 39,1% superior ao registrado no ano anterior.
Projeções para 2026
Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada nesta sexta (16) e faça seu pedido
Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste sexta-feira (16/01/2026) e faça seu pedido pelo (87) 9.9995-6667
Hoje tem sobremesa mousses ( confira abaixo sabores)
Os pedidos também podem ser feitos através do site. https://delivery.pedeligero.com/CESARFEIJOADA
Informação: César da Feijoada
MPPE, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Petrolândia, recomenda ao prefeito de Tacaratu reestruturação da assistência jurídica e rescisão de contratos com escritórios privados
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Petrolândia, recomendou ao prefeito de Tacaratu que adote medidas imediatas destinadas a regularizar a prestação de serviços jurídicos no âmbito da administração municipal e sanar irregularidades identificadas em contratações diretas de escritórios de advocacia.
A recomendação é resultado do Inquérito Civil nº 01717.000.010/2021, que apurou a legalidade das contratações, por inexigibilidade de licitação, dos escritórios Almeida Paula Advogados Associados e Monteiro & Monteiro Advogados Associados. Segundo o MPPE, as investigações apontaram um cenário de precarização da advocacia pública municipal, com a substituição sistemática de servidores concursados por serviços terceirizados de natureza contínua e permanente.
Diante disso, o MPPE recomendou a rescisão dos contratos firmados com os dois escritórios de advocacia, a abstenção de novas contratações semelhantes e a elaboração de um plano de ação para a estruturação definitiva da Procuradoria Municipal, incluindo a realização de concurso público para o cargo de procurador, com etapas que envolvem estudo técnico, previsão orçamentária, criação do cargo por lei e execução do certame.
A recomendação também chama atenção para a situação dos advogados efetivos do município, que, segundo apuração do MPPE, recebem remuneração incompatível com o cargo, não dispõem de estrutura adequada de trabalho e, em alguns casos, exercem funções alheias à representação judicial do ente público. Para a 1ª Promotoria de Justiça de Petrolândia, esse quadro indica um possível sucateamento deliberado da Procuradoria Municipal.
De acordo com a recomendação, os serviços contratados, como representação judicial em ações trabalhistas, cíveis e previdenciárias, além de assessoramento jurídico geral, integram as atribuições ordinárias da Procuradoria Municipal e não apresentam natureza singular capaz de justificar a contratação direta, conforme exigido pela legislação.
No caso do contrato firmado com o escritório Monteiro & Monteiro, o MPPE destacou ainda o elevado impacto financeiro da contratação, realizada na modalidade ad exitum, com previsão de honorários de 20% sobre valores a serem recuperados do FUNDEB. Para o MPPE, a demanda judicial já possui direito reconhecido pelo Judiciário, o que fragiliza a alegação de singularidade e levanta questionamentos sobre a economicidade do contrato e o risco ao erário.
A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Victor Fernando Santos de Brito, pode ser consultada na edição do Diário Oficial Eletrônico do MPPE do dia 15 de janeiro de 2026.
Capitão da Polícia Militar morre após tentativa de assalto na Bahia; suspeito também morreu
Por g1 BA e TV Bahia
Um capitão da Polícia Militar foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto, na noite de quinta-feira (15), na Avenida Lafayete Coutinho, conhecido como Avenida Contorno, em Salvador. Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito, um jovem de 22 anos, também morreu após o confronto.
A vítima foi identificada como Osniésio Pereira Salomão, lotado na 18º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Periperi). Ele também foi o fundador do Boteco do Salomé, um dos principais bares de Periperi.
O crime aconteceu por volta das 20h, quando Capitão Salomão estava a caminho de uma festa privada que acontecia na região. Imagens de uma câmera de segurança de um motorista que passava pelo local flagrou o exato momento da troca de tiros.
As imagens mostram que o policial foi abordado por dois homens, tentou reagir ao assalto, mas foi atingido por vários tiros. Um dos suspeitos também morreu após o confronto e o outro conseguiu fugir.
Capitão Salomão foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, mas não resistiu aos ferimentos.
O suspeito que morreu foi identificado como Vitor Souza da Silva, de 22 anos, morador do bairro Nordeste de Amaralina. Com ele, foi apreendido um carregador de pistola municiado.
Após o crime, o policiamento na região foi reforçado.
Estrutura e queixas atendidas: entenda os motivos que levaram Moraes a transferir Bolsonaro da PF para a Papudinha
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/o/i/xeaoG7QdOiMUmp8IxlDg/113127446-files-brazilian-president-jair-bolsonaro-gestures-during-the-inauguration-ceremony-of-braz.jpg)
O ex-presidente Jair Bolsonaro — Foto: AFP
Por Daniel Gullino, Patrik Camporez, Eduardo Gonçalves e Luísa Marzullo — Brasília
Após seguidos pedidos da defesa de Jair Bolsonaro de ida para prisão domiciliar e autorizações concedidas para atendimento médico, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na quinta-feira a transferência do ex-presidente para uma sala no batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) conhecido como “Papudinha”. Ao ordenar a mudança da custódia, Moraes afirmou que o espaço permitirá condições “ainda mais favoráveis”, com ampliação do tempo de visitas de familiares e a realização livre de banho de sol e de exercícios em qualquer horário do dia.
No local estão o ex-ministro Anderson Torres (Justiça) e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, também condenados no núcleo crucial da trama golpista. O batalhão ganhou o apelido de “Papudinha” por ser anexo ao Complexo Penitenciário da Papuda (veja detalhes da estrutura na página 6).
Nenhuma aposta acerta as seis dezenas, e prêmio da Mega-sena acumula em R$ 41 milhões; confira os números e demais sorteios desta quinta (15). em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira
![]()
>>> Confira os demais resultados desta quinta (15/01/2026)
Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira, na Av. Auspício Valgueiro de Barros/, centro da cidad
Prefeitura de Manari/PE monta esquema especial de segurança para a Festa de Janeiro 2026
Evento contará com reforço da Polícia Militar, segurança privada, bombeiros e equipes de saúde durante os quatro dias de programação
A Prefeitura de Manari inicia, nesta sexta-feira (16), a “Festa de Janeiro” 2026 com um esquema especial de segurança voltado à prevenção de ocorrências e à proteção do público. Considerada a maior edição já realizada no município, a programação segue até o dia 19 e contará com atuação integrada de forças municipais e estaduais.
O planejamento envolve diversas secretarias e estabelece medidas preventivas no pátio de eventos, como a proibição da entrada de garrafas de vidro, objetos perfurocortantes e fogos de artifício, com o objetivo de reduzir riscos e garantir a segurança de moradores e visitantes.
Além da contratação de segurança privada para atuar em pontos estratégicos, a Prefeitura garantiu reforço do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que disponibilizará efetivo especial para o patrulhamento ostensivo. O esquema também inclui apoio da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, de bombeiros civis e das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que atuarão em regime de prontidão durante todo o evento.
As estratégias de segurança foram definidas em reunião entre o prefeito Júnior de Audálio e o tenente-coronel Henrique Luiz da Silva, comandante do 3º BPM. Segundo o prefeito, o alinhamento prévio foi essencial para assegurar o funcionamento integrado das forças envolvidas.
“Uma festa desse porte exige planejamento e responsabilidade. Reunimos todas as forças de segurança para alinhar cada detalhe do policiamento e das ações preventivas. Nosso objetivo é garantir que a população de Manari e os visitantes possam aproveitar a Festa de Janeiro com tranquilidade, sabendo que o poder público estará presente e atuando durante todos os dias do evento”, afirmou o prefeito Júnior de Audálio.