Foto: Ivan de Aquino
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) marcou presença na audiência pública realizada nesta quarta-feira (27), no município de Sento Sé. O encontro, organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), reuniu moradores atingidos pela construção da Barragem de Sobradinho, movimentos sociais e representantes do Governo Federal para debater medidas de reparação após 48 anos da obra.
A atividade, coordenada pela Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, teve como objetivo ouvir as demandas das populações de Sento Sé, Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado. O CBHSF foi representado por Francisco Ivan de Aquino, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre (CBHLS), afluente do Velho Chico.
O Rio como sujeito de direitos
Durante sua fala na Escola Estadual 7 de Setembro, Francisco Ivan de Aquino, destacou o papel histórico do “Parlamento das Águas” desde 2001. Ele reforçou a missão do colegiado em buscar o equilíbrio entre os múltiplos usos da água e a preservação ambiental, defendendo o conceito do rio como um “sujeito de direitos”. “Nossa luta é pelo diálogo equilibrado entre o poder público, os usuários e a sociedade civil — incluindo ribeirinhos, pescadores, pequenos agricultores, comunidades tradicionais e indígenas. Defendemos a vida do rio e buscamos a revitalização para a sustentabilidade do ecossistema”, afirmou Aquino.
O representante também detalhou como a cobrança pelo uso da água tem retornado para a bacia em forma de investimentos práticos, citando projetos de recuperação de nascentes, proteção de matas ciliares, combate ao assoreamento e obras de saneamento rural. “Usamos os recursos a favor do rio e seus afluentes, buscando compromisso político e investimento público para garantir um rio vivo para as futuras gerações”, completou.
Dívida Social e Expectativas