03 agosto 2025

Das quadrilhas juninas ao balé: Pioneiro, bailarino maranhense Marcos Sousa assina contrato vitalício com a Ópera de Paris

Bailarino brasileiro Marcos Sousa, contratado da Ópera Nacional de Paris - Foto: Alicia Cohim/Divulgação

O bailarino Marcos Sousa, 18 anos de idade, é o primeiro brasileiro a ter um contrato vitalício para integrar o corpo de baile da tradicional Ópera Nacional de Paris, uma das companhias de balé mais destacadas do mundo. A notícia chegou no dia 28 de junho, e agora Marcos se prepara para voltar à capital francesa e começar uma nova etapa da sua carreira de sucesso.

Antes dessa vitória, no entanto, precisou enfrentar muitos desafios, mas sempre com a certeza de que o balé era fundamental na sua vida e era assim que poderia conquistar plateias fora do Brasil. Perseverança foi algo que nunca faltou ao jovem maranhense.

Quando ainda menino, na cidade de Grajaú, interior do Maranhão, Marcos Souza já dava sinais de como seria o seu futuro: se divertia dançando em quadrilhas juninas.

Descoberto por Timóteo Cortez, coreógrafo da quadrilha da cidade, foi convidado a dançar em uma academia da sua cidade quando tinha 10 anos. Chegou a parar por um ano, até que recebeu novo convite para voltar à dança e fazer aulas na academia, com possibilidade de participar de uma pré-seleção, em São Luís, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em 2019. Agora, com 12 anos.

Mulheres vítimas de assédio e importunação sexual podem denunciar casos pela internet; plataforma foi lançada pelo governo de Pernambuco


Para acessar a plataforma "Protege mulher" não é preciso fazer download — Foto: Divulgação/Ed Machado

Por g1 Pernambuco

O governo de Pernambuco lançou uma plataforma online para denúncias de casos de assédio e importunação sexual contra mulheres. A ferramenta pode ser acessada pela internet ou por QR Codes instalados nos transportes públicos, sem necessidade de download.

A plataforma "Protege Mulher" foi lançada pela governadora Raquel Lyra (PSD) na sexta-feira (1º) e anunciada no Diário Oficial deste sábado (2). Segundo a gestão estadual, a iniciativa busca facilitar e agilizar o atendimento às vítimas, mas não substitui o boletim de ocorrência registrado pela polícia.

A plataforma conta com duas funcionalidades. Em uma delas, a mulher pode conversar com uma assistente virtual para acolhimento e orientação. O outro recurso consiste num formulário para fazer uma denúncia anônima, informando data, local e tipo de violência.

Além de registrar as denúncias, segundo o governo, o "Protege Mulher" também faz os encaminhamentos para atendimento psicológico, assistência social e os canais oficiais de denúncia, incluindo a Delegacia da Mulher. A ferramenta também dá explicações sobre os tipos de violência previstos em lei.

Petrolândia/Praia do Sobrado: Village Pé de Serra, o ponto que encanta clientes com espaços agradáveis para socialização, hospedagem e excelente cardápio. Quem visita jamais esquece e sempre volta!

 

Petrolândia/Praia do Sobrado: Village Pé de Serra, o ponto que encanta clientes com espaços agradáveis para socialização, hospedagem e excelente cardápio.

Quem visita jamais esquece e sempre volta!

 Fotos e vídeo: Assis Ramalho e Lúcia Xavier Ramalho

SAIBA SOBRE O VILLAGE PÉ DE SERRA LOCALIZADO NA PRAIA DO SOBRADO EM PETROLÂNDIA/PE