Cooperativas relatam cancelamento de compra de 95 toneladas de mel orgânico do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube
Por Lucas Marreiros, Antonio Rocha, g1 PI, TV Clube
A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis) relatou, neste sábado (12), que um cliente dos Estados Unidos cancelou uma compra de 95 toneladas de mel orgânico produzido no Sul do Piauí. Segundo o grupo, a decisão foi motivada pela tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente Donald Trump, com previsão de entrada em vigor em 1º de agosto.
A Casa Apis está localizada no município de Picos, a 314 km de Teresina, e a mercadoria precisa percorrer mais de 500 km até o Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE), onde aguarda a chegada do navio que fará o transporte até os EUA. Conforme o grupo, os compradores temem que o produto chegue ao país já sob a vigência do “tarifaço”, como ficou conhecida a taxação.
"Ontem (11), no final da tarde, infelizmente recebemos o comunicado dos nossos clientes mandando suspender os embarques. Um cliente que é parceiro nosso há muitos anos — inclusive investem na Casa Apis, em programas sociais e na área ambiental, que estamos fazendo reflorestamento. Existe uma fidelização", lamentou Sitônio Dantas, presidente do grupo.
Sitônio contou que, atualmente, há cinco contêineres no Porto do Pecém com o despacho aduaneiro já concluído, aguardando apenas a atracação dos navios para que o embarque seja realizado.
“Infelizmente, fomos pegos de surpresa. Ainda estamos tentando resolver a situação. Nossa representante nos Estados Unidos, que é uma brasileira e cuida dos negócios da Casa Apis por lá, está tentando negociar com esses clientes — devido à relação de amizade que temos — para ver se, pelo menos, conseguimos embarcar os contêineres que já estão no porto”, disse.
Curso é ministrado no Centro Cultural de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier Ramalho)
Foi iniciado na noite dessa sexta-feira (11), no auditório do Centro Cultural de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, o curso gratuito de Avaliação de Imóveis, promovido pelo Crea-PE (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco), através da Inspetoria Regional de Floresta. O curso integra o programa Crea Qualifica e é dirigido a profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Participam do curso em Petrolândia profissionais inscritos do próprio município, de Petrolina e de outras cidades da região.
A capacitação será ministrada pelo engenheiro civil Élcio Silva, diretor da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (Sobrea), diretor de Políticas Habitacionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE) e associado do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (Ibape-PE).
O curso de Avaliação de Imóveis tem 20 horas de duração, com aulas até o domingo (13). A programação inclui Conceitos Gerais, Introdução ao MCDDM (Método comparativo direto de dados de mercado), Análise exploratória dos dados, Modelagem via regressão linear, Validação do modelo e Um olhar especial para a ABNT NBR 14653, norma que estabelece os procedimentos gerais para a avaliação de bens.
A avaliação de imóveis é uma ferramenta importante tanto para o setor público quanto para o privado, e engenheiros de avaliação são fundamentais para garantir a segurança em aquisições e financiamentos imobiliários, entre outras finalidades.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas tarifas de 30% para o México e a União Europeia (UE). A medida está prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.
As cartas foram enviadas para a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e para a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. Até o momento, pelo menos 25 notificações já foram enviadas pelo republicano a seus parceiros comerciais. Veja a lista de países ao final desta reportagem.
A carta ao México segue o mesmo padrão da notificação enviada ao Canadá, na última quinta-feira (10). Nesse caso, o presidente norte-americano também indicou que as taxas foram estipuladas para "lidar com a crise nacional do fentanil".
"Os Estados Unidos impôs tarifas ao México para lidar com a crise do fentanil da nossa nação, que é causada, em parte, pela falha do México em deter os cartéis, que são compostos pelas pessoas mais desprezíveis que já caminharam sobre a Terra, de despejar essas drogas em nosso país", diz o republicano em sua carta.
Segundo Trump, apesar de o México ter ajudado a proteger a fronteira com os Estados Unidos — medida que é parte das negociações feitas entre os dois países desde o começo do ano — os feitos conquistados ainda não foram suficientes.
"O México ainda não conseguiu deter os cartéis que tentam transformar toda a América do Norte em um playground do narcotráfico. Obviamente, não posso permitir que isso aconteça!", afirmou o republicano no documento.
Após terminar a Copa do Mundo de Clubes na 11ª posição, o Flamengo recebe o São Paulo na tarde deste sábado (12), no Maracanã, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A competição foi paralisada por quase um mês em razão do Mundial, nos Estados Unidos. O Rubro-Negro carioca lidera o Brasileirão com 24 pontos. Já o Tricolor paulista, comandado pelo recém-contratado técnico argentino Hernán Crespo, encontra-se na 14ª posição, com 12 pontos. A Rádio Nacional transmite o clássico, ao vivo, a partir das 16h (horário de Brasília), com narração de André Marques, comentários de Rodrigo Ricardo e Carlos Molinari.
Frio não afasta fiéis do Exército da Imaculada e terço é rezado no Mirante da Serrota na manhã deste sábado ( 12/07/2025) Fotos e vídeo: Assis Ramalho
Magia espiritual de um arco-íris abrilhantou o Ofício da Imaculada Conceição rezado na manhã deste sábado (12/07/2025) no Mirante da Serrota, em Petrolândia/PE. O momento foi de muita beleza, fé, oração e gratidão a Deus!
Petrolândia/Mirante da Serrota: Grupo do Exército da Imaculada que participou das orações do Ofício da Imaculada Conceição na manhã deste sábado, 12 de julho de 2025
O clima frio não abalou os fiéis do Exército da Imaculada que participaram na manhã deste sábado, 12 de julho de 2025, no Mirante da Serrota, do Terço da Imaculada Conceição, tradição sagrada da Igreja Católica. O Ofício da Imaculada Conceição é uma prece é tão poderosa, que conforme antiga tradição Nossa Senhora chega a se ajoelhar no céu quando alguém reza este ofício aqui na terra.
Momentos após o término da oração do terço, a magia espiritual de um arco-íris abrilhantou a linda e fria manhã de sábado. O momento foi de muita beleza, fé, oração e gratidão a Deus!
Saiba sobre o Grupo Exército da Imaculada, liderado por Jovelina (Netinha Lima).
Em Petrolândia, já há mais de sete anos, o grupo católico liderado por Netinha Lima se reúne semanalmente para rezar o Terço e o Ofício da Imaculada Conceição, tradições sagradas da Igreja Católica.
Os encontros acontecem aos sábados, a partir das 5h00 da manhã, e os participantes têm como destino o Mirante da Serrota, local com privilegiada visão da cidade e do rio São Francisco, situado a alguns minutos de caminhada do centro da cidade.
Antes de subir ao Mirante da Serrota, os participantes se reúnem em grupos em frente ao Clube Grêmio Lítero, na Quadra 05.
Após os momentos de oração e reflexão, os integrantes registram a participação em fotos e realizam o lanche comunitário, que levam para compartilhar.
O grupo liderado por Netinha Lima é composto por esse blogueiro e radialista Assis Ramalho, que deixa aqui convite para novos participantes. Participe, a Oração Nos Fortalece! Rezando o ofício da Imaculada Conceição somos defendidos no combate. Nossa Senhora se coloca em combate por nós contra as tentações do inimigo, enfermidades e adversidades.
VEJA ABAIXO VÍDEO E FOTOS DESTE SÁBADO, 12 DE JULHO DE 2025
O Banco do Nordeste participou nos dias 05 e 06 de julho de 2025, do 2º AgroShop Cajá 2025, Exposição, vendas de animais e embriões Nelore Pintado, realizado na cidade sertaneja de Flores (PE), evento de grande reconhecimento no Sertão do Pajeú está se tornando uma referência no interior Pernambucano, com animais PO de alta linhagem genética da Fazenda Cajá, além de criadores de expressão de todo Nordeste.
O evento é uma iniciativa e realização da Fazenda Cajá, do agropecuarista Carlos Alberto de Medeiros Maia, “Beto Cajá”, que contou com apoio de parceiros institucionais do Governo Federal, da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Poligen Embriões In Vitro, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), e contou com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil S.A (BNB), DURANCHO Nutrição Animal, BETesporte, CRESOL, Agrotec Solar, JUAGRO, MATSUDA, PRIME Nutrição Animal, Pajeú Rações, Grupo NATAL HOME CENTER e MARCONI SANTANA. Também contou com parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ Pernambuco).
Com o objetivo de dar visibilidade aos produtos agrícolas desenvolvidos nas aulas das turmas da Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA Campo), a Educação do Campo, Núcleo Petrolândia, realizou nesta sexta-feira, 11 de julho de 2025, a 1ª Feira Agropedagógica. O evento aconteceu em frente ao Centro Comercial Abel Henrique, Mercado Público de Petrolândia.
As Feiras Agropedagógicas são a oportunidade dos estudantes exporem alimentos cultivados por eles mesmos, abrangendo uma ampla gama de disciplinas e temáticas educativas. Assim, é possível aplicar o conhecimento teórico em práticas sustentáveis, promovendo a agricultura familiar.
A feita ofereceu à venda de hortalíças, frutas, culinária caseira e artesanatos, administrados pelos estudantes da EJA Campo.
Na ocasião, houve apresentações culturais, mística e a poesia de Ivone Santos, ex-aluna da EJA Campo.
Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, Elizabete, articuladora do Polo Petrolândia, se disse muito satisfeita com o evento.
De acordo Elizabete, a aavaliação da realização da feira foi muito positiva que serviu para divulgar o conhecimento adquirido em sala de aula, formalizando o compromisso assumido por todos: alunos, funcionários, professores, pais e toda a comunidade. A nossa reportagem também entrevistou professoras e comerciantes que expuseram seus produtos. VEJA NO VÍDEO ABAIXO.
Congresso e Donald Trump aproximaram Lula da reeleição
Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog do Magno Martins
Como dizem os mais experientes nos corredores do poder, a política é dinâmica e tudo pode acontecer, mudando de repente os contextos. Política é momento, mas momentos são alterados por fatos novos a qualquer instante. É como uma roda-gigante: quem está embaixo ora estará por cima, e vice-versa.
O que vem acontecendo com o presidente Lula (PT) nos últimos 15 dias é um exemplo desse dinamismo. O petista amarga, desde o ano passado, baixos índices de popularidade e não conseguia ajustar o discurso para reconectar seu governo ao sentimento do povo brasileiro. Reeleição ameaçada, partidos do centrão ensaiando um desembarque da gestão, um verdadeiro inferno astral.
Eis que o Congresso derruba o decreto do IOF, protegendo os ricos de pagarem mais impostos e, com essa medida, joga no colo de Lula a bandeira “ricos contra pobres”, com imenso potencial eleitoral. A reação foi imediata nas redes sociais e a esquerda brasileira encontrou a oportunidade perfeita para articular a pressão contra deputados e senadores.
Aliados do presidente Lula, com o aval do Palácio do Planalto, inundaram as redes com a campanha “Congresso inimigo do povo”, aproveitando a chance para cobrar também a derrubada da escala 6×1, outra agenda com inegável potencial eleitoral, e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A esquerda finalmente começou a vencer a narrativa na internet e Lula voltou a ser o defensor dos pobres e da justiça tributária.
Mas o melhor para o chefe do Executivo ainda estava por vir: o ataque do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil, chantageando a nação com tarifas de 50% para produtos brasileiros exportados para os EUA, sob a condição de o Judiciário livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de uma possível punição por golpe de Estado.
Era tudo que Lula precisava para se transformar em herói da soberania nacional, além de pai dos pobres. Congresso e Trump deram a Lula as bandeiras necessárias para correr em busca da reeleição — presentearam o petista com o discurso que faltava para 2026. A chantagem de Trump fez aflorar o sentimento de nacionalismo e verdadeiro patriotismo na população, algo já observado nas redes sociais nos últimos dois dias.
O “tarifaço trumpista” transformou Lula em vítima e ainda permitiu que o presidente abrisse um canal de diálogo com o empresariado prejudicado pela medida dos EUA, sobretudo o agronegócio, antes afinado com o bolsonarismo. E por falar nele, como fica o bolsonarismo? Esse mostrou que seus interesses particulares estão acima de tudo, até da economia do Brasil. Doa a quem doer.
Para se livrar das punições por ataques à democracia e evitar que seu maior líder enfrente a cadeia, o bolsonarismo mostrou realmente não se importar com a pátria. Vai às últimas consequências, prejudicando milhões de empregos e a relação comercial Brasil-EUA, com mais de 200 anos de cooperação. Bom demais para Lula.
O mundo não é só os EUA – O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), disse, na última quinta-feira (10), que o governo intensificará ações para direcionar exportações de produtos agropecuários — em especial suco de laranja, carne bovina e café — para países além dos Estados Unidos, como alternativa à taxação de 50% imposta por Trump. “Já estamos agindo. Vamos intensificar a ampliação de mercados, reduzir barreiras comerciais e dar oportunidade de diversificação para a agropecuária brasileira. Vamos buscar mercado no Oriente Médio, no Sul Asiático e no Sul Global, que têm grande potencial consumidor e podem ser alternativa às nossas exportações”, afirmou Fávaro.
Tarcísio sentiu o “custo Bolsonaro/Trump” – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que se coloca como alternativa da extrema-direita para 2026, sentiu o efeito de ser aliado de Bolsonaro. Ele apagou, ontem (11), a publicação em seu Instagram na qual usava o boné símbolo de Trump, com o slogan Make America Great Again (MAGA). O governador vem recebendo inúmeras críticas, pois São Paulo é um dos Estados mais prejudicados pelo tarifaço de Trump.
“Não tente esconder o chapeuzinho de Trump” – Tarcísio apagou a foto com o boné MAGA, que estava em suas redes desde janeiro, após a sobretaxa de 50% dos produtos brasileiros pelos EUA e depois de ser ironizado por Lula. Em entrevista à Record TV, Lula pediu que o governador “não tente esconder o chapeuzinho do Trump”. “O senhor Tarcísio pode tirar, mas não vai tentar esconder o chapeuzinho do Trump não, Tarcísio. Pode ficar mostrando para a gente saber quem você é. Está cheio de lobo em pele de carneiro”, disse o presidente.
Pernambuco também vai sofrer – De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), o Estado mantém importantes relações comerciais com os EUA nos setores de açúcar, frutas tropicais, estruturas metálicas, chapas plásticas e derivados de petróleo. A tarifa de 50% sobre todos os produtos exportados ao mercado americano pode impactar nossas exportações em cerca de R$ 1 bilhão ao ano, estima José Farias, economista e coordenador de Estudos, Pesquisas, Tecnologia e Inovação da Sudene.
Wolney quer recuperar confiança na Previdência – O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT), afirmou, ontem, que tem atuado para reconstruir a confiança da população no sistema previdenciário brasileiro. A declaração foi feita durante o 20º Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), em São Paulo. Wolney disse que está promovendo mudanças internas na estrutura do ministério, incluindo a busca por novos técnicos em outros órgãos do governo “para que a gente possa fazer uma revolução interna e garantir um ministério moderno”.
CURTAS
MARCÍLIO E SILVINHO – O prefeito de Goiana, Marcílio Régio (PP), recebeu, ontem, no Paço das Heroínas de Tejucupapo, o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho (RP). Durante a reunião, o chefe do Executivo apresentou o projeto de construção de um aeroporto no município, que será realizado em parceria com a Sada, transportadora da Stellantis. Na ocasião, o ministro declarou total apoio à iniciativa e reafirmou seu compromisso com o avanço dos projetos apresentados.
INVESTIMENTO– O governo de Pernambuco anunciou licitação para a construção de um novo Complexo da Polícia Científica (CPC) em Garanhuns, no Agreste Meridional. Será a terceira unidade lançada em uma semana, somando-se aos CPCs de Ouricuri e Petrolina, totalizando investimento de R$ 17 milhões. A iniciativa integra o programa Juntos pela Segurança.
DUEIRE CIDADÃO DE PASSIRA – O senador Fernando Dueire (MDB) foi homenageado, ontem, com o título de cidadão de Passira, no agreste pernambucano. A solenidade foi na Câmara de Vereadores, em reconhecimento aos serviços prestados pelo parlamentar. O título foi proposto pelo vereador Maurício Firmino e aprovado por unanimidade.
Perguntar não ofende: os eleitores nem-nem (nem Lula nem Bolsonaro) de que lado ficarão depois que Trump atacou a soberania do Brasil para tentar livrar Jair da cadeia?