06 julho 2025

Brasil tem recorde de turistas estrangeiros no primeiro semestre; País recebeu 5,3 milhões de visitantes até junho, alta de 48,2%



Praia do Sobrado/Petrolândia (PE), a Norônha do sertão pernambucano - Foto: Assis Ramalho

Por Agência Brasil

O Brasil registrou entrada recorde de turistas estrangeiros no primeiro semestre, divulgou o Ministério do Turismo. De janeiro a junho, o país recebeu 5.332.111 visitantes, alta de 48,2% em relação ao mesmo período de 2024

O Brasil registrou entrada recorde de turistas estrangeiros no primeiro semestre, divulgou nesta quinta-feira (3) o Ministério do Turismo. De janeiro a junho, o país recebeu 5.332.111 visitantes, alta de 48,2% em relação ao mesmo período de 2024.

Segundo a Polícia Federal, os turistas da Argentina lideram a lista no primeiro semestre, com 2.323.891 visitantes, seguidos por Chile (442.993) e Estados Unidos (410.189).

O Plano Nacional de Turismo previa a entrada de 6,9 milhões de visitantes internacionais este ano. Com o resultado do primeiro semestre, o governo estima que a meta de 8,1 milhões de turistas estrangeiros para 2027 se materialize em 2025, dois anos antes do previsto.
Crescimento

Apenas em junho, 444.882 turistas de outros países desembarcaram no Brasil, alta de 33,8% em relação ao mesmo mês de 2024. Atualmente, o turismo representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) e a perspectiva é de crescimento.

Segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a malha aérea cresceu 16% em 2025, após se expandir 18% no ano passado.

O órgão atribui o aumento ao uso da inteligência de dados e ao aumento da promoção do Brasil em mercados internacionais.

Agência Brasil

Venda de veículos em Alagoas fecha primeiro semestre com crescimento de 13,6%; Somente em junho, foram comercializados 5.813 unidades


Somente em junho, foram vendidos em Alagoas 5.813 veículos | Foto: Divulgação

Por Jornal Gazeta de Alagoas


As vendas de veículos novos em Alagoas fechou o primeiro semestre deste ano com um crescimento de 13,6%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nos seis primeiros meses de 2025, foram comercializadas 36,7 mil unidades, ante as 32,3 mil vendidas no mesmo período de 2024.

Somente em junho, foram vendidos em Alagoas 5.813 veículos, um crescimento de 12,6% em relação às 5.161 unidades comercializadas em junho do ano passado.

Para contabilizar as vendas, a Fenabrave leva em conta os automóveis (os chamados carros de passeio), comerciais leves (picapes e furgões), caminhão, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários.

No primeiro semestre, as vendas em Alagoas foram puxadas pelas motos, que atingiram 24.303 unidades, um crescimento de 14,5% em relação a 2024.

Em junho, a comercialização desse tipo de veículo registrou um avanço de 15,1%, somando 3.935 unidades. No mesmo mês do ano passado, foram vendidas 3.417 motos.

Em todo o país, a venda de veículos novos cresceu 4,82% de janeiro a junho deste ano, com a venda de 1.143.657 unidades. No mês, no entanto, o resultado foi negativo, com queda de 5,66% frente a maio e de 0,63% em relação a junho de 2024, com um total de 212.897 de novas unidades vendidas.

A venda de veículos novos, considerando-se apenas os automóveis e utilitários leves, teve um desempenho positivo de 5,05% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, com o emplacamento de 1.076.896 veículos. No entanto, o desempenho no mês também foi negativo, com queda de 5,69% em relação a maio e de 0,14%, em comparação ao mesmo mês do ano passado, somando a comercialização de 202.164 veículos.

Chacina em festa em casa de praia na Paraíba deixa cinco mortos a tiros; jovens entre 20 e 25 anos foram as vítimas fatais


 Por  Portal Litoral PB

Um ataque a tiros registrado na madrugada deste domingo (6), na Praia do Sol, em João Pessoa (PB), terminou em tragédia com cinco mortes confirmadas, entre elas a de uma mulher grávida, cujo bebê também não resistiu. A chacina ocorreu durante uma festa em uma casa alugada na orla da capital paraibana e está sendo investigada pela Polícia Civil.  

De acordo com o delegado Bruno Germano, responsável pelas primeiras diligências no local, o crime ocorreu quando um carro e duas motocicletas se aproximaram da residência e os ocupantes abriram fogo contra os presentes. “Aparentemente, o alvo era o organizador da festa, mas os criminosos dispararam de forma indiscriminada contra todos os que estavam ali. Foi um ataque brutal”, relatou.

No local, quatro vítimas — duas mulheres e dois homens — morreram ainda antes da chegada do socorro. Uma das mulheres estava grávida, o que eleva o número de mortos para cinco. Outras duas pessoas baleadas foram socorridas e permanecem hospitalizadas.

“Trabalhamos com a principal hipótese de um ataque motivado por guerra entre facções. A informação preliminar é de que o grupo criminoso rival veio executar o chamado ‘ataque’ e acabou atingindo diversas pessoas sem qualquer critério. Infelizmente, jovens entre 20 e 25 anos foram as vítimas fatais”, explicou o delegado.

As identidades das vítimas ainda não foram oficialmente divulgadas. Os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) e as investigações seguem em curso. A Delegacia de Homicídios da capital está à frente do caso e apura a motivação, a possível relação das vítimas com o crime organizado e a identificação dos autores.

 Por  Portal Litoral PB
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

Fluminense x Chelsea e Real Madrid x PSG: datas, horários e onde assistir às semifinais do Mundial de Clubes

Equipe do Fluminense perfilada antes de jogo com o Al Hilal nas quartas do Mundial de Clubes. Marc Guelber/Sports Press Photo/Getty Images

ESPN.com.br

As semifinais do Mundial de Clubes estão, enfim, definidas: Fluminense x Chelsea e Real Madrid x PSG duelam nos dias 8 e 9 de julho, respectivamente, pelas vagas na grande decisão. Um brasileiro e três europeus lutam pelo título mais importante da temporada.

De todos os clubes restantes na competição, apenas a equipe de Xabi Alonso é multicampeã, com nove títulos. O time comandado por Enzo Maresca, que eliminou o Palmeiras, ganhou somente uma vez, em 2021, enquanto os cariocas e os franceses buscam a conquista inédita.

O Fluminense é detentor da Copa Rio de 1952, considerado um dos torneios precursores do atual Mundial de Clubes, mas ainda não tem um título intercontinental reconhecido pela Fifa. Por isso, os comandados de Renato Gaúcho entram com a missão não só de representar o Brasil como também de buscar o resultado tão histórico para a torcida.

O caminho não foi fácil: o tricolor carioca caiu no mesmo grupo do Borussia Dortmund, contra o qual fez um jogo dominante, do Mamelodi Sundowns, da África do Sul, e do Ulsan, da Coréia do Sul. Nas oitavas de final, bateu a Inter de Milão, atual vice-campeã da Champions League, e superou o Al-Hilal, soberano na Arábia Saudita, nas quartas.

A equipe carioca medirá forças com o Chelsea, que eliminou o Palmeiras na eliminatória, mas perdeu para o Flamengo pelo Grupo D. Além da derrota para o rubro-negro, o clube inglês, 'freguês' de brasileiros, perdeu também para o Corinthians no Mundial de 2012.

PSG e Real Madrid são os mais recentes vencedores da Champions League, com o time francês, comandado por Luis Enrique, sendo o campeão mais recente e o espanhol levantado o troféu em 2023/24. O duelo promete por colocar frente à frente um time historicamente dominante na Europa contra um emergente, que só levou um gol em todo o Mundial de Clubes, contra o Botafogo.
Confira quais são as semifinais do Mundial de Clubes, as datas e horários:

08/07: Fluminense x Chelsea - Estádio MetLife, em Nova York, às 16h (horário de Brasília).

09/07: PSG x Real Madrid - Estádio MetLife, em Nova York, às 16h (horário de Brasília).
Onde assistir ao Mundial de Clubes?

O Mundial de Clubes tem transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+.

Por ESPN.com.br

Críticas ao Congresso crescem nas redes e mostram virada do governo em meio a crise do IOF, aponta Quaest

Congresso brasileiro — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Por Paula Paiva Paulo / g1

Na mais recente disputa com o Congresso, o governo virou o jogo nas redes sociais, afirma o instituto de pesquisa Quaest.

🔎O instituto monitorou posts entre 24 de junho e 4 de julho, período em que os poderes Executivo e Legislativo entraram em conflito por causa do aumento do IOF. O levantamento registrou 4,4 milhões de menções sobre o assunto neste período. Destas, 61% foram de críticas ao Congresso, 28% foram neutras e 11% representavam ataques ao governo.

Diferentemente de outros episódios de disputa política nas redes, marcados por forte polarização e ataques ao governo e a Lula, neste caso o presidente foi citado em apenas 15% das menções. Destas, 45% tiveram tom positivo, enquanto 31% foram negativas.

🎯O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) foi alvo em 8% das menções nas redes. "A crítica ganhou força nas redes ao mobilizar narrativas de privilégio e distanciamento social, projetando Hugo Motta como símbolo do chamado 'congresso da mamata'", aponta o instituto de pesquisa.

A campanha contra o Congresso nas redes ganhou força a partir de 25 de junho, quando o Congresso derrubou o decreto de Lula sobre a alta do IOF. Na semana de 30 de junho a 3 de julho, a campanha de boicote ao Congresso foi intensificada nas redes e ocorreu um novo pico de menções de insatisfação contra o Congresso e críticas direcionada ao presidente da Câmara.

➡️ Do total de menções, 18% contém a expressão "Inimigos do Povo" e 13% "Congresso da mamata".

O monitoramento mostrou ainda que os parlamentares governistas publicaram mais sobre o assunto do que em embates anteriores, indicando uma maior mobilização da base governista no embate digital.

📋 Metodologia: O levantamento foi feito com base no método "Social Listening". As menções sobre o assunto de interesse foram coletadas das principais redes sociais (X, Instagram, Facebook, Reddit, Tumblr e YouTube) e site de notícias por API própria da Quaest, com buscas de palavras chaves.

Embate com Congresso engajou mais que escândalo do INSS

No período de monitoramento, o alcance estimado médio foi de 32 milhões de contas por hora. Segundo a Quaest, na comparação de repercussão com outros temas, como a abertura do inquérito do golpe e o escândalo do INSS, o volume de menções neste caso foi consideravelmente maior.

Veja a comparação com outros temas:

Comparativo de repercussão de temas

Assunto Período Menções/hora
Disputa governo x Congresso 24/06/25 a 04/07/25 18K
Escândalo do INSS 23/04/25 a 07/05/25 15k
Inquérito do golpe 17/11/24 a 27/11/24 10K
Aumento do IOF 19/05/25 a 29/05/25 595

Jornal Nacional é massacrado após reportagem polêmica em defesa de Hugo Motta; Globo toma atitude

Reportagem do Jornal Nacional gerou controvérsia nas redes sociais após ataques ao Congresso e ao presidente Hugo Motta |  Divulgação

Por Henrique Brinco
henrique.brinco@bnews.com.br


Publicado em 04/07/2025, às 17h33 - Atualizado às 19h04
Uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional na quinta-feira (3) repercutiu negativamente nas redes sociais ao destacar a onda de ataques ao Congresso Nacional e ao presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) após a derrota de Lula na votação que derrubou o aumento do IOF, no último dia 25 de junho. Segundo o texto lido por Renata Vasconcellos na escalada, a campanha na internet provoca apelos por "moderação".

Prêmio da Mega-Sena acumula e vai a R$ 28 milhões; confira as dezenas e os demais sorteios da Caixa realizados neste sábado (05/07/2025); Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira



O sorteio do concurso 2.884 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (5), em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e a estimativa do prêmio para o próximo sorteio é de R$ 28 milhões.

Veja os números sorteados: 05 - 31 - 34 - 37 - 52 - 56.

5 acertos - 87 apostas ganhadoras: R$ 26.769,73
4 acertos - 3.427 apostas ganhadoras: R$ R$ 970,84

O próximo sorteio da Mega será na terça-feira (8).


Em Petrolândia/PE as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira na Avenida Auspício Valgueiro de Barros