▼
01 agosto 2025
4ª CIPM REALIZA OPERAÇÃO FEIRA LIVRE, COM O APOIO DA GUARDA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA - AIS-22
Na manhã desta sexta-feira. 01 de agosto de 2025, no horário das 10h00 às 11h00, a Polícia Militar de Pernambuco, dando cumprimento na O S. nº 4ªCIPM 159/2025 e em Operação Conjunta com a Guarda Civil Municipal de Petrolândia, lançou a OPERAÇÃO FEIRA LIVRE, no Município de Petrolândia, tendo como foco de atuação o combate ao MVI, CVP, tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo, no interior do Mercado Público de Petrolândia e todas as adjacências.
A operação tem como objetivo combater a criminalidade, contribuindo para a redução dos índices de MVI, Furtos e CVP, realizando as prisões de elementos nocivos à sociedade.
MISSÃO REALIZADA
Abordagens a transeuntes, suspeitos, patrulhamento rádiomotorizado e consultas, através do App Polícia Ágil, de IMEIs de celulares, placas de veículos e MP de possíveis suspeitos, durante toda a operação.
MEIOS EMPREGADOS
03 VTR QUATRO RODAS (PMPE)
02 VTR QUATRO RODAS (GCM)
02 MOTOS (PMPE)
TEN CEL PM FRADIKI
COMANDANTE DA 4ª CIPM
MAJ PM ROZENDO
SUBCOMANDANTE DA 4ª CIPM
Moraes diz a Lula que não quer atuação do governo em sua defesa nos EUA
Sanções norte-americanas a Moraes são uma das pautas mais defendidas por apoiadores de Bolsonaro — Foto: ANDRE BORGES/EPA-EFE/REX/Shutterstock
(FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), informou ao governo Lula (PT) que descarta, por ora, uma ação em sua defesa nos EUA. Por determinação do presidente Lula (PT) e por sugestão de ministros do STF, a AGU (Advocacia-Geral da União) representaria Moraes diante da Justiça dos Estados Unidos para questionar a sanção financeira imposta pelo presidente Donald Trump.
O uso da estrutura da AGU em favor de Moraes tinha sido sacramentado após encontro fora da agenda de Lula com ministros do Supremo na noite de quarta-feira (30). Moraes disse, no entanto, que dispensaria, por enquanto, a oferta.STF defende Moraes após sanção dos EUA e diz que "não se
Durante jantar na noite desta quinta-feira (31), no Palácio da Alvorada, ele afirmou que não pretende estabelecer relação com os EUA. Não está descartada, no entanto, uma atuação da AGU em seu favor em âmbito internacional.
Mostrando-se tranquilo, segundo relato dos participantes do jantar, Moraes também minimizou a possibilidade de sofrer as sanções impostas pelo governo americano em território brasileiro. O magistrado disse ainda que não deixará de exercer seu trabalho diante da ameaça.
Presente ao jantar, o advogado-geral da União, Jorge Messias, disse que respeitará a decisão de Moraes. A proposta do governo foi interpretada como mais um sinal da sintonia com o STF diante da interferência de Trump nos assuntos internos - especialmente em relação ao processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os pedidos por anistia para livrá-lo da possível condenação.
Como a ideia de um processo não foi descartada, o governo ainda espera o curso das decisões nos EUA. São duas hipóteses estudadas no governo para entrar com uma ação nos EUA contra a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes. Em uma delas, o Executivo pode contratar um escritório de advocacia nos EUA para representar diretamente o ministro.Quem foi Magnitsky, advogado morto na prisão e que batiza lei dos EUA
Petrolândia: Marquinhos Gás sorteia 10 gás pra os clientes todo final do mês - Pediu? chegou! ; confira horários de atendimento
O escritório do empreendedor é situado na Avenida Clara Otília de Souza Ferraz, 458, na Quadra 14, próximo à Clínica São Gabriel.
Faltou gás em sua cozinha? Ligue 99635-5755 ou 99631-1628. Marquinhos Gás atende seu pedido com a maior cortesia
Marquinhos Gás avisa que na compra do seu botijão, o cliente - automaticamente - estará concorrendo ao sorteio de 10 (dez) botijões de gás, realizado no último dia de cada mês.
APROVEITE! Faltou gás em sua cozinha? Ligue 99635-5755 ou 99631-1628. Marquinhos Gás atende seu pedido com a maior cortesia.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
* De segunda a Sexta de 7:00 às 19:00*Aos sábados de 7:00 às 18:00
*Aos domingos e Feriados de 7:30 às 13:00
Faltou gás em sua cozinha? Ligue 99635-5755 ou 99631-1628. Marquinhos Gás atende seu pedido com a maior cortesia
Marquinhos Gás avisa que na compra do seu botijão, o cliente - automaticamente - estará concorrendo ao sorteio de 10 (dez) botijões de gás, realizado no último dia de cada mês.
APROVEITE! Faltou gás em sua cozinha? Ligue 99635-5755 ou 99631-1628. Marquinhos Gás atende seu pedido com a maior cortesia.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
* De segunda a Sexta de 7:00 às 19:00*Aos sábados de 7:00 às 18:00
*Aos domingos e Feriados de 7:30 às 13:00
O escritório do empreendedor é situado na Avenida Clara Otília de Souza Ferraz, 458, na Quadra 14, próximo à Clínica São Gabriel.
Por Blog de Assis Ramalho
Justiça mantém prisão de Zambelli na Itália; extradição pode ser próxima etapa
Foto de arquivo: a deputada federal Carla Zambelli (PL- SP) participa uma coletiva de imprensa na sede de seu partido no bairro de Moema, na zona sul da cidade de São Paulo, na tarde desta quinta-feira, 15 de maio de 2025 — Foto: NINO CIRENZA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Deputada licenciada está presa no presídio de Rebibbia, nos arredores de Roma, após ter fugido do Brasil em maio, dias depois de ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão por invasão hacker ao CNJ.
A Justiça da Itália manteve nesta sexta-feira (1) a prisão da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que está no presídio de Rebibbia, nos arredores de Roma.
As autoridades italianas realizaram uma primeira análise do caso, numa espécie de audiência de custódia e a Quarta Seção do Tribunal de Roma decidiu pela permanência da parlamentar no presídio. O Brasil pede a extradição dela.
A informação sobre a manutenção da prisão foi confirmada por investigadores e fontes da diplomacia brasileira.
O Tribunal de Apelação de Roma confirmou que a deputada brasileira Carla Zambelli aguardará o resultado do seu processo de extradição na prisão. O pedido de libertação apresentado pelo advogado de Carla Zambelli será avaliado em meados de agosto.
Condenação da deputada Carla Zambelli
Zambelli está foragida da Justiça brasileira. Ela foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por causa da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023.
A deputada saiu do Brasil no final de maio, dias depois de ter sido condenada por unanimidade pela Primeira Turma STF. O processo transitou em julgado (não cabem mais recursos). Ela passou pela Argentina e pela Flórida (EUA) antes de se refugiar na Itália.
'Uso da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes é deturpação', diz criador da lei à BBC
Sergei Leonidovich Magnitsky foi um consultor fiscal russo nascido na Ucrânia. Sua prisão em 2008 e subsequente morte após onze meses sob custódia policial atraiu a atenção da mídia internacional. — Foto: g1
"A Lei Magnitsky foi estabelecida para impor sanções a graves violadores dos direitos humanos e pessoas que são culpadas de cleptocracia em larga escala", diz Browder, referindo-se a regimes políticos em que governantes e autoridades usam sua posição para enriquecer de forma ilícita.
"Ela não foi criada para ser usada para vinganças políticas. O uso atual da Lei Magnitsky é puramente político e não aborda as questões de direitos humanos para as quais ela foi originalmente elaborada. E, como tal, é um abuso das intenções da lei", completou o executivo, em entrevista à BBC News Brasil.
O uso da Lei Magnitsky contra Moraes foi anunciado na quarta-feira (30) pelo governo americano, que justificou a medida afirmando que o ministro seria responsável por "uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro".
Após o anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se solidarizou com Moraes e afirmou que é "inaceitável a interferência do governo norte-americano na Justiça brasileira".
Aprovada durante o governo de Barack Obama, em 2012, a Lei Magnitsky foi criada para punir autoridades russas envolvidas na morte do advogado Sergei Magnitsky, que denunciou um esquema de corrupção estatal e morreu sob custódia em Moscou.
CEO do Hermitage Capital Management, Browder foi o maior investidor estrangeiro na Rússia até 2005, quando foi proibido de entrar no país e incluído na lista negra do governo russo como uma "ameaça à segurança nacional".
Magnitsky, que era o advogado de Browder em Moscou, morreu na prisão em 2009, após ser acusado de fraude fiscal e condenado a 11 meses de prisão.
"Então fui a público para tentar encontrar uma maneira de fazer justiça por Sergei Magnitsky", lembra Browder.
Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada nesta sexta (1º/08/2025) e faça seu pedido
Os pedidos também podem ser feitos através do site >>> LINK PARA PEDIDOS:
Blog de Assis Ramalho
Informação: César da Feijoada
Petrolândia: Clínica Pró-Vida dispõe de tratamentos personalizados para Acne com a médica Dermatologista, Dra. Bárbara Lopes; agende já sua consulta
Na Clínica Pró- Vida em Petrolândia, dispomos de tratamentos personalizados para Acne com Dra. Bárbara Lopes- CRM- PE: 23.115, Médica Dermatologista. O Peeling Químico é um forte aliada para desinflamação das lesões de Acne, clareamento de manchas, descamação e renovação da pele, deixando a pele bela e saudável! Épocas mais frias, são períodos ideias para o tratamento com Peeling! Mas não esqueça, que em todas as épocas do ano, o uso do protetor solar é indispensável.
Mistério sobre a origem de João Pernambuco. Reconhecido pelos moradores de Petrolândia como um ilustre “filho da terra”, ele pode não ter nascido na cidade


Uma descoberta recente lançou dúvidas sobre a origem do renomado músico João Pernambuco. João Teixeira Guimarães – que é seu nome de batismo – recentemente reconhecido pelos moradores de Petrolândia como um ilustre “filho da terra”, pode não ter nascido na cidade.
Mas isso tem explicação.
A associação entre o artista e o município teve início nos anos 1990, quando o então prefeito local teve acesso ao livro João Pernambuco — A Arte de um Povo, do jornalista José Leal, publicado pela Fundarpe em 1982. Na obra, o autor aponta “Jatobá, no Sertão pernambucano” como local de nascimento do violonista. Como Petrolândia se chamava Jatobá até 1935, a gestão municipal passou a adotar essa narrativa e a promover João como personalidade histórica da cidade — até então pouco conhecida pela população.
O reconhecimento se traduziu , entre outras ações, na nomeação do Parque de Vaquejada e de uma rua com o nome do “poeta do violão”. Ainda assim, sua trajetória artística e pessoal só começou a ser mais divulgada a partir de 2021. Isso ocorreu com a criação do Instituto Arte Popular João Pernambuco, fundado pela petrolandense Necy Nascimento.
A partir de então, a trajetória do músico ganhou novo fôlego, com repercussão crescente em Pernambuco e outros Estados. O lançamento do livro Raiz e Frutos de João Pernambuco, também assinado por José Leal, contribuiu para renovar o interesse pela obra do artista, servindo de base para diversos outros projetos.
As principais fontes utilizadas por José Leal em seus dois livros sobre João Pernambuco foram familiares do músico: João Elpídio (Joca), meio-irmão de João, e um sobrinho, que repassaram relatos transmitidos oralmente pela família.
Agora, décadas depois, uma nova investigação lança um dado inesperado sobre essa narrativa. No livro João Pernambuco, O Violão Brasileiro – Biografia e Retrospectiva Artística, o músico e pesquisador Paulo Prata propõe uma hipótese surpreendente: o “Jatobá” mencionado pelos familiares não seria o de Tacaratu — atual Petrolândia —, mas sim o antigo distrito de Jatobá do Brejo, no Agreste de Pernambuco.
Esse distrito, hoje chamado Jataúba, pertencia a Brejo da Madre de Deus até se emancipar em 1962. A mudança de nome, oficializada em 1943, e o desconhecimento da região pela família, pode ter contribuído para o equívoco histórico que associou o nascimento do artista à região do Sertão.
Para sustentar sua tese, Paulo Prata apresenta registros de batismo de dois irmãos mais velhos de João Pernambuco, nascidos em Brejo da Madre de Deus, além de documentos de outros irmãos, vinculados à mesma região.
O pesquisador vai além e levanta outra possibilidade ainda mais intrigante: João poderia ter nascido na Paraíba, uma vez que a maioria dos seus irmãos mais novos teria nascido em Caraúbas (PB), município localizado a cerca de 50 quilômetros de Jatobá do Brejo. Vale lembrar que, nos registros antigos, o local de batismo nem sempre coincidia com o de nascimento. Era comum que as famílias batizassem seus filhos nas paróquias mais próximas ou acessíveis, o que muitas vezes dificulta a precisão documental sobre a origem de personalidades nascidas no século XIX.
Os registros de batismo de João, nascido em 1883, e de seu irmão Pedro, de 1885, não foram localizados em nenhuma das paróquias da região — seja em Brejo da Madre de Deus, Jataúba ou Caraúbas. Um detalhe importante: os livros paroquiais de Brejo da Madre de Deus abrangem registros apenas até o ano de 1885.
A hipótese de Paulo Prata enfrenta um ponto delicado: o próprio João Pernambuco sempre se declarou pernambucano. Em seu documento de identidade, emitido em 1942 no Rio de Janeiro, consta “Pernambuco” como estado de nascimento — o formulário exigia apenas essa informação, sem detalhar o município.
Quaest: repercussão da sanção contra Moraes foi majoritariamente negativa nas redes sociais; 60% das menções criticam a decisão de Donald Trump e 28% defendem

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre Moraes - Foto: Evaristo Sa / AFP
De acordo com levantamento, 60% das menções criticam a decisão de Donald Trump de aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro Moraes e 28% defendem
Por Estadão Conteúdo
A maioria das menções sobre a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nas redes sociais foram críticas à decisão do governo de Donald Trump. É o que mostra um levantamento realizado entre os dias 28 e 30 de julho pelo instituto de pesquisa Quaest.
De acordo com o levantamento, 60% das menções são de posicionamentos contra Donald Trump, enquanto 28% expressam apoio às sanções contra o ministro do STF. Outras 12% das menções são neutras, apenas de teor noticioso.
Sentimento das menções sobre a Lei Magnitsky:
- Contra Trump: 60%
- A favor de Trump: 28%
- Neutro: 12%
A Quaest analisou 1,6 milhão de menções sobre a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e as sanções anunciadas pelo governo norte-americano contra o ministro Alexandre de Moraes. Ao todo, 391 mil usuários únicos comentaram sobre os temas analisados.
Segundo a Quaest, as reações reforçam a narrativa de que a aplicação das sanções é uma "interferência estrangeira contra a soberania do Brasil". De acordo com o levantamento, logo após o anúncio da aplicação da Lei Magnitsky, figuras públicas críticas ao bolsonarismo se mobilizaram para enquadrar a medida como tentativa de interferência estrangeira na Justiça brasileira.
"A narrativa dominante é de que Trump estaria usando a lei de forma distorcida para proteger Bolsonaro, associando a ação a práticas golpistas, chantagem e ataques à soberania nacional", diz o levantamento.
Já internautas e figuras públicas alinhados à direita apontam a aplicação da lei como um "reconhecimento externo das críticas ao Judiciário brasileiro". Segundo a Quaest, as postagens destacam "supostas consequências econômicas e diplomáticas, e apresentam a medida como um respaldo internacional às denúncias de abuso de autoridade e censura no país".
O que é lei Magnitsky?
A maioria das menções sobre a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nas redes sociais foram críticas à decisão do governo de Donald Trump. É o que mostra um levantamento realizado entre os dias 28 e 30 de julho pelo instituto de pesquisa Quaest.
De acordo com o levantamento, 60% das menções são de posicionamentos contra Donald Trump, enquanto 28% expressam apoio às sanções contra o ministro do STF. Outras 12% das menções são neutras, apenas de teor noticioso.
Sentimento das menções sobre a Lei Magnitsky:
- Contra Trump: 60%
- A favor de Trump: 28%
- Neutro: 12%
A Quaest analisou 1,6 milhão de menções sobre a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e as sanções anunciadas pelo governo norte-americano contra o ministro Alexandre de Moraes. Ao todo, 391 mil usuários únicos comentaram sobre os temas analisados.
Segundo a Quaest, as reações reforçam a narrativa de que a aplicação das sanções é uma "interferência estrangeira contra a soberania do Brasil". De acordo com o levantamento, logo após o anúncio da aplicação da Lei Magnitsky, figuras públicas críticas ao bolsonarismo se mobilizaram para enquadrar a medida como tentativa de interferência estrangeira na Justiça brasileira.
"A narrativa dominante é de que Trump estaria usando a lei de forma distorcida para proteger Bolsonaro, associando a ação a práticas golpistas, chantagem e ataques à soberania nacional", diz o levantamento.
Já internautas e figuras públicas alinhados à direita apontam a aplicação da lei como um "reconhecimento externo das críticas ao Judiciário brasileiro". Segundo a Quaest, as postagens destacam "supostas consequências econômicas e diplomáticas, e apresentam a medida como um respaldo internacional às denúncias de abuso de autoridade e censura no país".
O que é lei Magnitsky?
Petrolândia: Cirurgiã-Dentista Dra. Jacilene Cavalcante atende na Petroclínica nesta sexta (1º/08/2025)
Informações e agendamentos pelo (87) 9.9634-2910 (Dra Jacilene), ou (87) \9 9805 0774 (Atendente da Petroclínica).
* A Cirurgiã-Dentista Dra. Jacilene Cavalcante atende na Petroclínica todas as quintas (à tarde) e sextas-feiras (Manhã e tarde).
Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica
Eduardo Bolsonaro diz que voltou a comer chocolate após promessa para Moraes ser sancionado

"Eu sou chocólatra, por isso fiz essa promessa", disse o deputado
Por Estadão Conteúdo
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo em suas redes sociais em que diz ter voltado a comer chocolate após um período de abstinência. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ter feito uma promessa de não comer o doce até que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fosse sancionado pelo governo dos Estados Unidos.
"Eu sou chocólatra, por isso fiz essa promessa", disse Eduardo. No vídeo, o parlamentar se emociona enquanto come um pote de sorvete.
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o início de 2025 Em março, pediu licença do mandato na Câmara e anunciou que permaneceria no país, onde buscaria "sanções aos violadores dos direitos humanos", em referência a Moraes e outras autoridades que se alinham ao ministro do STF.
O filho "03" de Bolsonaro celebrou o decreto da Lei Magnitsky contra Moraes, a primeira autoridade de um país democrático a ser sancionada com a norma, que prevê bloqueio de bens e proibição de entrada nos Estados Unidos. O decreto também proíbe que Moraes contrate serviços de entidades que façam transações nos Estados Unidos, o que tem potencial de atingir as contas bancárias do ministro.
Além da Lei Magnitsky, Eduardo disse concordar com a imposição de tarifas a produtos brasileiros nos Estados Unidos. "Tanto que chamo de Tarifa-Moraes", disse o parlamentar em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.
Eduardo Bolsonaro é investigado no STF por coagir o processo penal contra seu pai, réu por golpe de Estado. Segundo a Procuradoria-Geral da República, o deputado federal têm utilizado as punições ao Brasil como meio de obstrução da ação penal contra Jair Bolsonaro.
Horas depois de decretar a Lei Magnitsky contra Moraes, o governo Trump ratificou a imposição da tarifa de 50% a produtos do Brasil. No entanto, segundo um informe da Casa Branca, quase 700 produtos ficaram de fora do decreto. Entre as principais mercadorias prejudicadas, estão o café e as carnes. Um cálculo preliminar da consultoria Leme Consultores aponta que as 694 exceções da gestão Trump atenuam os efeitos do tarifaço em 41%.
A licença de Eduardo Bolsonaro encerrou-se em 20 de julho. O parlamentar disse não ter pretensão de voltar ao País. O deputado federal pode perder o mandato pelo limite de faltas não justificadas
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo em suas redes sociais em que diz ter voltado a comer chocolate após um período de abstinência. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ter feito uma promessa de não comer o doce até que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fosse sancionado pelo governo dos Estados Unidos.
"Eu sou chocólatra, por isso fiz essa promessa", disse Eduardo. No vídeo, o parlamentar se emociona enquanto come um pote de sorvete.
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o início de 2025 Em março, pediu licença do mandato na Câmara e anunciou que permaneceria no país, onde buscaria "sanções aos violadores dos direitos humanos", em referência a Moraes e outras autoridades que se alinham ao ministro do STF.
O filho "03" de Bolsonaro celebrou o decreto da Lei Magnitsky contra Moraes, a primeira autoridade de um país democrático a ser sancionada com a norma, que prevê bloqueio de bens e proibição de entrada nos Estados Unidos. O decreto também proíbe que Moraes contrate serviços de entidades que façam transações nos Estados Unidos, o que tem potencial de atingir as contas bancárias do ministro.
Além da Lei Magnitsky, Eduardo disse concordar com a imposição de tarifas a produtos brasileiros nos Estados Unidos. "Tanto que chamo de Tarifa-Moraes", disse o parlamentar em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.
Eduardo Bolsonaro é investigado no STF por coagir o processo penal contra seu pai, réu por golpe de Estado. Segundo a Procuradoria-Geral da República, o deputado federal têm utilizado as punições ao Brasil como meio de obstrução da ação penal contra Jair Bolsonaro.
Horas depois de decretar a Lei Magnitsky contra Moraes, o governo Trump ratificou a imposição da tarifa de 50% a produtos do Brasil. No entanto, segundo um informe da Casa Branca, quase 700 produtos ficaram de fora do decreto. Entre as principais mercadorias prejudicadas, estão o café e as carnes. Um cálculo preliminar da consultoria Leme Consultores aponta que as 694 exceções da gestão Trump atenuam os efeitos do tarifaço em 41%.
A licença de Eduardo Bolsonaro encerrou-se em 20 de julho. O parlamentar disse não ter pretensão de voltar ao País. O deputado federal pode perder o mandato pelo limite de faltas não justificadas
Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Palácio da Alvorada - Foto: Anderson Riedel/PR
Por Estadão Conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na noite desta quinta-feira, 31, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, no Palácio da Alvorada, para um jantar.
O encontro acontece um dia depois da decisão do governo americano de impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes, por meio da Lei Magnitsky.
Moraes era um dos convidados e, em imagens registradas pelo fotógrafo Wilton Júnior, do Estadão, aparece ao lado de Lula e Gonet no Palácio.
De acordo com a Agência Brasil, além deles, estiveram presentes no jantar o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e os ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Edson Fachin.
Todos os 11 ministros do STF haviam sido convidados. Os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) também participaram do jantar.
Mais cedo, nesta quinta, a Coluna do Estadão já havia revelado que pelo menos um ministro deixaria de comparecer: André Mendonça, indicado por Bolsonaro para a Corte.
A expectativa nesta quinta era que, durante o encontro, Lula apresentasse a estratégia de reação do governo brasileiro à medida. Na quarta-feira, 30, dia das sanções a Moraes e também do tarifaço dos Estados Unidos sobre o Brasil, Lula já havia se encontrado com Barroso, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin.
Ninguém acerta dezenas, e prêmio da Mega-Sena acumula em R$ 85 milhões; Confira as dezenas e sorteio desta quinta (31) das demais loterias da CAIXA; Em Petrolândia/PE as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira
>>> Clique e confira todos os resultados das loterias da caixa desta quinta (31/07/20250
Em Petrolândia/PE as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira, na Avenida Auspício Valgueiro de Barros
31 julho 2025
Governo garantirá gás de cozinha gratuito para 17 milhões de famílias
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil
A medida provisória do governo federal que garantirá gás de cozinha gratuito a 17 milhões de famílias já se encontra em “fase final de elaboração.” Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a iniciativa deverá ser oficializada em breve, no âmbito do programa Gás para Todos.

Recentemente, durante a inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou a intenção do governo em oferecer gás gratuito às famílias mais pobres.
“Vamos anunciar, e tem que ser logo, que as pessoas mais humildes deste país vão parar de pagar o gás a R$ 140. Não é possível que a Petrobras consiga tirar o botijão de 13 quilos por R$ 37, e a pessoa, na sua casa, compre a R$ 130 ou R$ 140. Tem pouca gente ganhando dinheiro às custas do sofrimento de muitos. Então, nós vamos garantir que 17 milhões de famílias mais pobres tenham o gás de graça para poder cozinhar seu feijão e o seu arroz”, disse o presidente.
A medida provisória do governo federal que garantirá gás de cozinha gratuito a 17 milhões de famílias já se encontra em “fase final de elaboração.” Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a iniciativa deverá ser oficializada em breve, no âmbito do programa Gás para Todos.


Recentemente, durante a inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou a intenção do governo em oferecer gás gratuito às famílias mais pobres.
“Vamos anunciar, e tem que ser logo, que as pessoas mais humildes deste país vão parar de pagar o gás a R$ 140. Não é possível que a Petrobras consiga tirar o botijão de 13 quilos por R$ 37, e a pessoa, na sua casa, compre a R$ 130 ou R$ 140. Tem pouca gente ganhando dinheiro às custas do sofrimento de muitos. Então, nós vamos garantir que 17 milhões de famílias mais pobres tenham o gás de graça para poder cozinhar seu feijão e o seu arroz”, disse o presidente.
Petrolândia/Tacaratu: Clínica e Laboratório Jaques celebra 14 anos de dedicação, cuidado e excelência em saúde
A Clínica e Laboratório Jaques, com matriz na cidade de Tacaratu tem filial em Petrolandia, conta com serviços prestados nas mais diversas áreas da análises clínicas e em consultas e procedimentos médicos.
De responsabilidade técnica da Farmacêutica-Bioquimica Dr. Alessandra Jaques Marques que coordena uma equipe de mais de 20 profissionais qualificados e compromissados com a vida das pessoas; vem ao longo dos anos obtendo resultados de qualidade e confiabilidade conquistado respaldo em toda a região.
Nesses 14 anos de história de sucesso agradecemos a toda a população que sempre procurou e confiou em nossos serviços e profissionais, e queremos dizer que o sucesso é fruto de muito esforço de todos aquela que fazem a Clínica e o Laboratório Jaques.
Clínica e Laboratório Jaques.
Em Tacaratu: Rua Cavalcante Nozinho, 253 - Centro. Telefone: (87) 9.9931-4556
Em Petrolândia: Av. Djalma Wanderley, nº 1128 (entre o Hospital Municipal e o Batalhão da Polícia Militar). Telefone: (87) 9.9983-6517

Lula fará pronunciamento na TV em defesa de Moraes e do STF
(Internet Reprodução)
O presidente Lula decidiu fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV em defesa do ministro Alexandre de Moraes e do STF.A decisão foi tomada por Lula após o governo Donald Trump aplicar uma nova sanção contra Moraes, desta vez por meio da chamada Lei Magnitsky.
Segundo auxiliares, Lula está “indignado”. “O presidente quer solidariedade e acha que o tribunal precisa ser defendido”, disse à coluna um ministro do governo.
Até por volta das 15h desta quinta-feira (31/7), Lula ainda não havia gravado o pronunciamento, conforme apurou a coluna com fontes do Palácio do Planalto.
Este será o segundo pronunciamento do presidente em um mês. Em meados de julho, ele convocou cadeia nacional para criticar o tarifaço imposto por Trump ao Brasil.
Mais da metade dos brasileiros (57%,) diz que Trump erra ao pedir fim do julgamento de Bolsonaro, aponta Datafolha
Trump, Lula e Bolsonaro: carta de presidente americano escalou crise entre Brasil e EUA — Foto: Reprodução
Para 57%, presidente dos EUA está errado ao pedir que a Justiça brasileira pare o julgamento de Bolsonaro
Por Judite Cypreste, g1 — São Paulo
Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (31) mostra que 57% dos brasileiros considera que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está errado ao pedir que a Justiça brasileira interrompa o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A declaração de Trump foi feita em uma carta na qual o norte-americano relacionou o tarifaço sobre produtos brasileiros à situação judicial do ex-presidente, acusado de tentar dar um golpe de Estado após perder as eleições de 2022.
Para 36% dos entrevistados, o republicano estaria certo em fazer essa cobrança. Outros 7% não souberam responder.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 130 cidades nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Entre os que votaram em Bolsonaro em 2022, o cenário se inverte: 66% acham que Trump está certo, 28% dizem que ele está errado, e 6% não opinaram.
Já entre os eleitores de Lula, 82% considera a atitude de Trump incorreta, enquanto 13% acham que ele agiu certo. Outros 5% não souberam responder.
Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (31) mostra que 57% dos brasileiros considera que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está errado ao pedir que a Justiça brasileira interrompa o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A declaração de Trump foi feita em uma carta na qual o norte-americano relacionou o tarifaço sobre produtos brasileiros à situação judicial do ex-presidente, acusado de tentar dar um golpe de Estado após perder as eleições de 2022.
Para 36% dos entrevistados, o republicano estaria certo em fazer essa cobrança. Outros 7% não souberam responder.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 130 cidades nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Entre os que votaram em Bolsonaro em 2022, o cenário se inverte: 66% acham que Trump está certo, 28% dizem que ele está errado, e 6% não opinaram.
Já entre os eleitores de Lula, 82% considera a atitude de Trump incorreta, enquanto 13% acham que ele agiu certo. Outros 5% não souberam responder.
Petrolândia: Procura-se documentos perdidos de Miguel Agassi de Souza perdidos no centro da cidade; tem gratificação
Procura-se documentos de Miguel Agassi de Souza, perdidos em Petrolândia. De acordo com o proprietário, ele acredita ter perdido na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, na manhã desta quinta-feira, 31 de julho de 2025.
O proprietário solicita a quem encontrou ou encontrar, por favor, entrar em contato com o número (87) 9.9681-8687. Tem gratificação!
Blog de Assis Ramalho
Informação: Proprietário
Rendimento mensal do brasileiro bate recorde e fica em R$ 3.057 em 2024, diz IBGE
O rendimento médio de todas as fontes dos brasileiros em 2024 tem o maior número já registrado em toda série histórica. — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
Por Isabela Bolzani, Rayane Moura, g1
O rendimento médio de todas as fontes dos brasileiros foi de R$ 3.057 em 2024, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (8). Esse é o maior número já registrado em toda série histórica, superando o recorde de 2014 (R$ 2.974).
O cálculo desses valores é feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. O levantamento analisa informações sobre os rendimentos provenientes de todos os trabalhos e de outras fontes.
Em 2024, 66,1% do total de pessoas residentes no Brasil (equivalente a 143,4 milhões pessoas) possuíam algum tipo de rendimento. No ano anterior, eram 64,9%.
Esses rendimentos podem ser de trabalho, ou outras fontes como:
Aposentadoria e pensão;
Aluguel e arrendamento;
Pensão alimentícia, doação e mesada de não morador;
Programas sociais do governo federal (BPC-LOAS, Bolsa Família, entre outros);
Outros rendimentos, como: seguro desemprego e seguro defeso, rentabilidade de aplicações financeiras,
O rendimento médio de todas as fontes dos brasileiros foi de R$ 3.057 em 2024, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (8). Esse é o maior número já registrado em toda série histórica, superando o recorde de 2014 (R$ 2.974).
O cálculo desses valores é feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. O levantamento analisa informações sobre os rendimentos provenientes de todos os trabalhos e de outras fontes.
Em 2024, 66,1% do total de pessoas residentes no Brasil (equivalente a 143,4 milhões pessoas) possuíam algum tipo de rendimento. No ano anterior, eram 64,9%.
Esses rendimentos podem ser de trabalho, ou outras fontes como:
Aposentadoria e pensão;
Aluguel e arrendamento;
Pensão alimentícia, doação e mesada de não morador;
Programas sociais do governo federal (BPC-LOAS, Bolsa Família, entre outros);
Outros rendimentos, como: seguro desemprego e seguro defeso, rentabilidade de aplicações financeiras,
bolsas de estudos, direitos autorais, exploração de patentes, entre outros.
Cartão de crédito, e-mail e redes sociais: como a Lei Magnitsky pode impactar a vida de Alexandre de Moraes
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/S/n/9MnCUBRYaII5zKZh45yw/52663298409-b99a6b8cbc-k.jpg)
Foto de arquivo: Alexandre de Moraes em 1 de fevereiro de 2023. — Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Sanções impedem o ministro de acessar uma série de serviços e são vistas como 'pena de morte financeira'. Diante de risco, bancos brasileiros podem optar por encerrar contas de Moraes.
Por Wesley Bischoff, g1 — São Paulo
▶️ A Lei Magnitsky permite que os Estados Unidos punam cidadãos estrangeiros acusados de violações graves de direitos humanos ou corrupção em larga escala.
De acordo com regulamentação publicada pelo governo americano em 2024, os alvos da Magnitsky têm os bens nos Estados Unidos bloqueados e ficam proibidos de entrar no país.
Além disso, empresas e cidadãos americanos não podem prestar serviços ou realizar transações financeiras com pessoas punidas por essa lei.
Especialistas costumam classificar a medida como "pena de morte financeira".
Caso as sanções sejam desrespeitadas, todos os envolvidos podem ser penalizados pelo governo americano, inclusive empresas e cidadãos dos EUA.
🔍 O g1 ouviu especialistas para entender como as sanções podem afetar o dia a dia de Moraes. Embora ainda não esteja totalmente claro como as restrições serão aplicadas na prática, o ministro pode enfrentar dificuldades para manter cartões de crédito ou acessar serviços básicos de tecnologia, como contas de e-mail e redes sociais.
Gustavo Ribeiro, professor de Direito na American University Washington College of Law e Diretor do Programa de Estudos Legais e Judiciais Brasil-Estados Unidos, classifica a medida como algo muito grave.
Já Clóvis Alberto Bertolini, advogado e doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica que empresas de origem americana ficam impedidas de se relacionar com Moraes.
Nesta reportagem você vai ver:
De acordo com regulamentação publicada pelo governo americano em 2024, os alvos da Magnitsky têm os bens nos Estados Unidos bloqueados e ficam proibidos de entrar no país.
Além disso, empresas e cidadãos americanos não podem prestar serviços ou realizar transações financeiras com pessoas punidas por essa lei.
Especialistas costumam classificar a medida como "pena de morte financeira".
Caso as sanções sejam desrespeitadas, todos os envolvidos podem ser penalizados pelo governo americano, inclusive empresas e cidadãos dos EUA.
🔍 O g1 ouviu especialistas para entender como as sanções podem afetar o dia a dia de Moraes. Embora ainda não esteja totalmente claro como as restrições serão aplicadas na prática, o ministro pode enfrentar dificuldades para manter cartões de crédito ou acessar serviços básicos de tecnologia, como contas de e-mail e redes sociais.
Gustavo Ribeiro, professor de Direito na American University Washington College of Law e Diretor do Programa de Estudos Legais e Judiciais Brasil-Estados Unidos, classifica a medida como algo muito grave.
Já Clóvis Alberto Bertolini, advogado e doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica que empresas de origem americana ficam impedidas de se relacionar com Moraes.
Nesta reportagem você vai ver:
Prefeitura de Jatobá abre Seleção Pública para qualificação de Organizações Sociais para gestão de equipamentos da Saúde no município
A entidade contratada vão atuar com Hospital de Itaparica/Hospital Municipal de Jatobá, ambulatório Municipal, equipe multiprofissional da Atenção Primária (eMulti), Farmácia Básica e profissionais das seis Unidades Básicas de Saúde e do Espaço Terapêutico “Olhar para as diferenças”.
As inscrições estão abertas de hoje (31) até o dia 29 de agosto de 2025 e podem ser feitas presencialmente ou enviadas por e-mail. Confira abaixo o aviso, na íntegra.
As inscrições estão abertas de hoje (31) até o dia 29 de agosto de 2025 e podem ser feitas presencialmente ou enviadas por e-mail. Confira abaixo o aviso, na íntegra.
Petrolândia: Policlínica informa que o Ortopedista Dr. Érico Herbert atende nesta sexta (1º/08/2025) apartir das 08h:00; agende já
A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, irá atender nesta sexta-feira, 1º de agosto de 2025, a partir das 08h:00 .Agende sua consulta pelo número 9.9618-8877
Dr. Érico Herbert atende na Policlínica todas as quartas (a partir das 14h00) e sextas (a partir das 08 h00).
Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica
Prefeitura de Jatobá-PE divulga edital para seleção de expositores para a FENTIJA - Feira de Negócios da Tilápia de Jatobá 2025
Atrações artísticas da FENTIJA 2025
A Prefeitura de Jatobá, cidade localizada no Sertão de Itaparica, em Pernambuco, divulgou o edital para seleção pública de expositores para a edições 2025 da Fentija (Feira de Negócios da Tilápia de Jatobá). O evento vai acontecer nos dias 15 e 16 de agosto de 2025, no Pátio de Eventos João Bezerra dos Santos, no centro de Jatobá.O edital de chamamento simplificado fará o credenciamento de expositores para ocupação dos 13 estandes institucionais e 3 tendas de alimentação da FENTIJA 2025, de forma gratuita. O edital e o anexo estão disponíveis no final desta postagem.
Os espaços dos expositores vão se dividir em Setor Cultural, com 2 estandes, 03 tendas de Alimentação 11 estandes de ocupação Livre (Aquicultura e Correlatos). A Prefeitura Municipal vai dispor de dois estandes, um para incentivar o empreendedorismo feminino, promovendo a visibilidade das mulheres que atuam na piscicultura, gastronomia e artesanato local, e outro para apoiar as ações da Sala do Empreendedor, oferecendo aos empreendedores jatobaenses informações, orientações e suporte para o fortalecimento de suas atividades econômicas.
Os expositores se comprometem a divulgar e/ou comercializar apenas produtos e serviços diretamente relacionados à temática do evento, como piscicultura, aquicultura, sustentabilidade, cultura local ou alimentação regional. As tendas de alimentação deverão obrigatoriamente incluir em seu cardápio pratos à base de tilápia.
Inscrições
Petrolândia: Euclides Modas compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.
.png)
Euclides, popularmente conhecido por Euclides Modas, compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.
Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.
Interessados devem procurar Euclides Modas pelo Celular: (87) 9.9992-6350.
A loja Euclides está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho
Blog de Assis Ramalho
Informação: Euclides Modas
Planos de saúde atenderão pacientes do SUS a partir de agosto: entenda como vai funcionar o novo programa
Foto: João Risi/MS
Por Talyta Vespa, g1
A partir de agosto, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser atendidos em hospitais e clínicas de planos de saúde. A medida integra o programa Agora Tem Especialistas, anunciado pelo Ministério da Saúde, e tem como objetivo reduzir as longas filas por atendimento especializado na rede pública.
A iniciativa prevê que operadoras quitem dívidas com o SUS — que somam mais de R$ 1 bilhão — oferecendo serviços diretamente aos usuários do sistema público. Em um primeiro momento, cerca de R$ 750 milhões devem ser convertidos em consultas, exames e cirurgias eletivas em sete especialidades prioritárias.
Quais pacientes do SUS serão atendidos?
A partir de agosto, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser atendidos em hospitais e clínicas de planos de saúde. A medida integra o programa Agora Tem Especialistas, anunciado pelo Ministério da Saúde, e tem como objetivo reduzir as longas filas por atendimento especializado na rede pública.
A iniciativa prevê que operadoras quitem dívidas com o SUS — que somam mais de R$ 1 bilhão — oferecendo serviços diretamente aos usuários do sistema público. Em um primeiro momento, cerca de R$ 750 milhões devem ser convertidos em consultas, exames e cirurgias eletivas em sete especialidades prioritárias.
Quais pacientes do SUS serão atendidos?
Aprovação de Lula supera a desaprovação pela primeira vez em 2025, aponta AtlasIntel
Melhora na imagem de Lula acompanha defesa da economia e rechaço a interferência dos EUA - Foto Ricardo Stuckert
Segundo a Atlas, a última vez que o presidente registrou um saldo positivo de aprovação foi em outubro de 2024. A AtlasIntel entrevistou 7.334 pessoas de 25 a 28 de julho, com margem de erro de mais ou menos 1 ponto percentual.
O aumento na popularidade do presidente Lula acontece após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo os números da pesquisa, o discurso de defesa da soberania nacional tem encontrado eco com a população, principalmente nas redes sociais. As avaliações negativas do governo Lula seguem em queda desde maio, enquanto as avaliações positivas seguem em tendência de melhora desde março.
Nesta pesquisa da Atlas, o governo Lula foi avaliado como ótimo/bom por 46,6%, com um aumento de 3,2% em relação à última pesquisa. 48,2% avaliaram como ruim/péssimo, representando uma queda de 1,2%. Para 5,1%, o governo é regular.
A pesquisa Atlas mostra que a aprovação de Lula melhorou no Sudeste, região governada em sua maioria por governadores de oposição. Os dados mostram que 50,9% avaliam de forma positiva Lula e 48,9% desaprovam.
No Nordeste, a aprovação chega a 66,1%, mais de 16 pontos percentuais que a média nacional. O Norte é a região com maior reprovação, 70,3%, seguida pelo Centro-Oeste e o Sul.
Lula volta a liderar todos os cenários de segundo turno para 2026
Lula volta a liderar todos os cenários de segundo turno para 2026
Desemprego cai a 5,8% no 2º trimestre, a menor taxa da série histórica do IBGE
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) — Foto: Divulgação/Agência Brasil
Por Redação g1
A taxa de desemprego no Brasil foi de 5,8% no segundo trimestre de 2025, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A taxa do trimestre encerrado em junho de 2025 foi a menor da série histórica iniciada em 2012.
Em relação ao trimestre imediatamente anterior, encerrado em março, houve queda de 1,2 ponto percentual (p.p.) na taxa de desocupação, que era de 7%. No mesmo trimestre de 2024, a taxa era de 6,9%.
Com os resultados, o número absoluto de desocupados teve queda de 17,4% contra o trimestre anterior, atingindo 6,3 milhões de pessoas. Na comparação contra o mesmo trimestre de 2024, o recuo é de 15,4%.
No trimestre encerrado em junho, também houve alta de 1,8% na população ocupada, estimada em 102,3 milhões de pessoas — novo recorde da série histórica iniciada em 2012. No ano, o aumento foi de 2,4%, com mais 2,4 milhões de pessoas ocupadas.
O percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar — chamado de nível da ocupação — foi estimado em 58,8%, aumento de 0,69p.p. do trimestre anterior. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a alta é de 1 p.p.
Já o número de pessoas dentro da força de trabalho (soma de ocupados e desocupados), teve alta de 0,5%, estimado em 108,6 milhões. A população fora da força totalizou 65,5 milhões, estável em relação ao período anterior.
Veja os destaques da pesquisa
A taxa de desemprego no Brasil foi de 5,8% no segundo trimestre de 2025, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A taxa do trimestre encerrado em junho de 2025 foi a menor da série histórica iniciada em 2012.
Em relação ao trimestre imediatamente anterior, encerrado em março, houve queda de 1,2 ponto percentual (p.p.) na taxa de desocupação, que era de 7%. No mesmo trimestre de 2024, a taxa era de 6,9%.
Com os resultados, o número absoluto de desocupados teve queda de 17,4% contra o trimestre anterior, atingindo 6,3 milhões de pessoas. Na comparação contra o mesmo trimestre de 2024, o recuo é de 15,4%.
No trimestre encerrado em junho, também houve alta de 1,8% na população ocupada, estimada em 102,3 milhões de pessoas — novo recorde da série histórica iniciada em 2012. No ano, o aumento foi de 2,4%, com mais 2,4 milhões de pessoas ocupadas.
O percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar — chamado de nível da ocupação — foi estimado em 58,8%, aumento de 0,69p.p. do trimestre anterior. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a alta é de 1 p.p.
Já o número de pessoas dentro da força de trabalho (soma de ocupados e desocupados), teve alta de 0,5%, estimado em 108,6 milhões. A população fora da força totalizou 65,5 milhões, estável em relação ao período anterior.
Veja os destaques da pesquisa
Petrolândia: Petroclínica disponibiliza de uma sala odontológica para alugar
Informações: (87) 9.8920-2126
Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica
Tarifa de Trump atinge exportações de Pernambuco e ameaça polos produtivos importantes do Estado
Agricultura irrigada. Cultivo de uvas. - GUSTAVO MOURA / DIVULGAÇÃO
Por Adriana Guarda - Jornal do Comercio
O Vale do São Francisco — polo estratégico de fruticultura irrigada entre Pernambuco e Bahia — é responsável por 100% da manga brasileira exportada aos Estados Unidos. Na terça-feira (29), declarações do secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, chegaram a sugerir uma possível exceção para o produto no pacote de tarifas anunciado pelo governo Trump.
Mas a sinalização durou pouco. Já nesta quarta-feira (30), veio a confirmação de que a manga será incluída no tarifaço, com uma alíquota de 50% sobre o valor do produto, válida a partir de 6 de agosto. A medida atinge em cheio uma das principais cadeias produtivas do Nordeste e deve se refletir não apenas na fruticultura do Vale, mas também em setores estratégicos do parque industrial de Pernambuco — como a Refinaria Abreu e Lima, o polo PET de Suape e as indústrias metalúrgicas voltadas à exportação.
O Vale do São Francisco — polo estratégico de fruticultura irrigada entre Pernambuco e Bahia — é responsável por 100% da manga brasileira exportada aos Estados Unidos. Na terça-feira (29), declarações do secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, chegaram a sugerir uma possível exceção para o produto no pacote de tarifas anunciado pelo governo Trump.
Mas a sinalização durou pouco. Já nesta quarta-feira (30), veio a confirmação de que a manga será incluída no tarifaço, com uma alíquota de 50% sobre o valor do produto, válida a partir de 6 de agosto. A medida atinge em cheio uma das principais cadeias produtivas do Nordeste e deve se refletir não apenas na fruticultura do Vale, mas também em setores estratégicos do parque industrial de Pernambuco — como a Refinaria Abreu e Lima, o polo PET de Suape e as indústrias metalúrgicas voltadas à exportação.
Lula sanciona lei que proíbe uso de animais em testes cosméticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (30) a lei que proíbe o uso de animais vivos em testes laboratoriais para o desenvolvimento de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. A aprovação da norma ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.


Lula classificou a iniciativa como uma lei que "defende a soberania animal".
"As criaturas que têm como habitat natural o planeta Terra não vão ser mais cobaias de experiências nesse país", afirmou.
O texto sancionado havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no início de julho.
De acordo com o governo federal, a partir da publicação da lei, as autoridades sanitárias terão um prazo de dois anos para implementar medidas que, entre outros pontos, assegurem o reconhecimento dos métodos alternativos e adotem um plano estratégico para garantir a disseminação desses métodos no território nacional, além de estabelecerem medidas de fiscalização do uso de informações oriundas de testes.
A norma estabelece também que os produtos e ingredientes que tenham sido fabricados antes da vigência da lei poderão ser comercializados. Novos produtos obrigatoriamente não poderão mais testar em animais.
A instituição da norma, segundo a ministra Marina Silva, representa um marco para o país, que avança no fortalecimento de uma convivência mais justa e equilibrada entre humanos, animais e meio ambiente, a exemplo do que já é realidade em outros países.
"Quando nós aprendemos a proteger outras formas de vida e outras formas de existência, estamos demonstrando uma elevação em termos de humanidade", enfatizou a ministra.
Cirurgiã-Dentista Dra. Jacilene Cavalcante atende na Petroclínica nesta quinta (31)
Informações e agendamentos pelo (87) 9.9634-2910 (Dra Jacilene), ou (87) \9 9805 0774 (Atendente da Petroclínica).
Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica
'Tarifas de Trump podem reduzir inflação no Brasil e ajudar Lula nas eleições, avalia economista
Getty Images
Lula deve chegar às eleições com economia em boa forma e tarifas de Trump não mudam esse quadro, diz Samuel Pessôa, economista do BTG Pactual e do FGV Ibre
Da BBC News Brasil em São Paulo
30 julho 2025
De olho nas eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem incentivos para não retaliar as tarifas impostas por Donald Trump ao Brasil e colher os frutos de uma inflação mais baixa no país, avalia o economista Samuel Pessôa, pesquisador do banco BTG Pactual e do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).
"Do ponto de vista puramente do cálculo eleitoral, Lula tem um incentivo a não retaliar, porque, se ele não retaliar, tem aí uma desinflaçãozinha a médio prazo", diz Pessôa, em entrevista à BBC News Brasil.
"A retaliação pode, eventualmente, ser um instrumento de barganha. Mas, se a gente se enxerga com pouco poder de barganha, do ponto de vista do interesse do bem estar brasileiro, é melhor não retaliar", defende.
Para Pessôa, a perspectiva de desinflação no Brasil pouco muda com a possibilidade aventada pelo secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, na terça-feira (29/07), de que alguns produtos não cultivados nos EUA, como café e manga, possam ter a tarifa de importação zerada.
Em junho e antes do anúncio do tarifaço de Trump, o economista da FGV havia escrito em sua coluna semanal na Folha de S.Paulo que Lula deve chegar às eleições de 2026 com a economia em boa forma. Agora, mesmo com as tarifas, Pessôa avalia que a economia deve jogar a favor do petista na corrida eleitoral.
De olho nas eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem incentivos para não retaliar as tarifas impostas por Donald Trump ao Brasil e colher os frutos de uma inflação mais baixa no país, avalia o economista Samuel Pessôa, pesquisador do banco BTG Pactual e do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).
"Do ponto de vista puramente do cálculo eleitoral, Lula tem um incentivo a não retaliar, porque, se ele não retaliar, tem aí uma desinflaçãozinha a médio prazo", diz Pessôa, em entrevista à BBC News Brasil.
"A retaliação pode, eventualmente, ser um instrumento de barganha. Mas, se a gente se enxerga com pouco poder de barganha, do ponto de vista do interesse do bem estar brasileiro, é melhor não retaliar", defende.
Para Pessôa, a perspectiva de desinflação no Brasil pouco muda com a possibilidade aventada pelo secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, na terça-feira (29/07), de que alguns produtos não cultivados nos EUA, como café e manga, possam ter a tarifa de importação zerada.
Em junho e antes do anúncio do tarifaço de Trump, o economista da FGV havia escrito em sua coluna semanal na Folha de S.Paulo que Lula deve chegar às eleições de 2026 com a economia em boa forma. Agora, mesmo com as tarifas, Pessôa avalia que a economia deve jogar a favor do petista na corrida eleitoral.
Tarifa de Trump: quem se deu bem e quem se deu mal entre as exceções da taxa de 50%
Alguns setores brasileiros conseguiram escapar da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos, enquanto outros foram diretamente atingidos pela medida.
O decreto assinado nesta quarta-feira (30) pelo presidente Donald Trump elevou em 40 pontos percentuais a alíquota sobre produtos brasileiros, mas também trouxe uma lista de 700 exceções que beneficiam segmentos estratégicos como o aeronáutico, o energético e parte do agronegócio.
Já setores como o de café, carne bovina e frutas devem sentir o impacto com força.
A nova tarifa entra em vigor no dia 6 de agosto e pode afetar diretamente a balança comercial brasileira, já que os EUA são o segundo principal destino das exportações do país, atrás apenas da China.
Alguns dos principais produtos brasileiros conseguiram escapar da nova tarifa são:
Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques entrega nesta quinta (31) mais obras na Zona Rural e reforça compromisso com a educação do município
Foto: Lúcia Xavier Ramalho
O município de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, segue vivenciando um ritmo acelerado de entregas e investimentos estruturantes. Nesta quinta-feira, dia 31 de julho, o prefeito Fabiano Marques (Republicanos) realiza mais uma importante ação do seu governo: a entrega oficial do calçamento e pavimentação da Agrovila 8, Bloco 3, em Limão Bravo, uma obra aguardada há anos pela comunidade.
A pavimentação representa mais que infraestrutura — significa dignidade, mobilidade e melhor qualidade de vida para os moradores. “Essa é mais uma conquista construída com muito esforço e compromisso. Estamos entregando obras que mudam a realidade das pessoas. A pavimentação da Agrovila 8 é um sonho antigo que agora se torna realidade”, destacou o prefeito Fabiano.
Além disso, a Prefeitura também fará a entrega da reforma da Escola Municipal Pau Ferro, que foi completamente revitalizada para oferecer mais conforto e melhores condições de aprendizado aos estudantes. A ação reforça o compromisso da gestão com a educação como eixo central do desenvolvimento humano e social.
A educação, aliás, tem sido pauta prioritária para a gestão de Fabiano Marques. Na segunda-feira (28), o prefeito participou da abertura do segundo semestre letivo da rede municipal de ensino, durante a realização da 2ª Jornada Pedagógica e da 3ª Formação em Rede, momentos de planejamento, troca de experiências e preparação dos educadores.
Em sua fala, Fabiano reafirmou o apoio aos profissionais da educação e anunciou mais uma boa notícia:
“Neste segundo semestre, os alunos da rede municipal irão receber um kit escolar completo, como forma de incentivo, valorização e apoio às famílias. Investir na educação é garantir um futuro melhor para Petrolândia”, ressaltou o prefeito.
A programação de entregas e ações demonstra a sintonia entre infraestrutura e políticas públicas eficazes, priorizando as pessoas. Com obras de impacto e uma rede de ensino valorizada, a Prefeitura de Petrolândia segue transformando realidades e colocando o município em destaque no mapa do desenvolvimento regional. (Folha das Cidades)
Após sanções dos EUA, Moraes vai a jogo entre Corinthians e Palmeiras
Ministro do STF Alexandre de Moraes acena a torcedores antes de partida entre Corinthians e Palmeiras, na Neo Química Arena — Foto: Ronaldo Barreto/Thenews2/Agência O Globo
Corintiano declarado, magistrado chegou sorridente à Neo Química Arena, de mãos dadas com a mulher, e acenou para torcedores
Torcedor do Corinthians, o ministro do STF Alexandre de Moraes foi à Neo Química Arena acompanhar a vitória de seu time sobre o Palmeiras, por 1 a 0, no primeiro duelo das oitavas de final da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (30). A aparição do magistrado no estádio acontece poucas horas depois de o governo dos Estados Unidos anunciar punições contra ele com base na Lei Magnitsky. As sanções podem dificultar o acesso de Moraes a uma série de serviços financeiros e tecnológicos.
De mãos dadas com a mulher, Viviane Barci de Moraes, o ministro chegou sorridente, vestindo roupa casual. Abordado por torcedores a caminho de um dos camarotes, de onde assistiu à partida, ele respondeu com o bordão dos donos da casa: "Vai, Corinthians!"
Por Redação do GLOBO
Torcedor do Corinthians, o ministro do STF Alexandre de Moraes foi à Neo Química Arena acompanhar a vitória de seu time sobre o Palmeiras, por 1 a 0, no primeiro duelo das oitavas de final da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (30). A aparição do magistrado no estádio acontece poucas horas depois de o governo dos Estados Unidos anunciar punições contra ele com base na Lei Magnitsky. As sanções podem dificultar o acesso de Moraes a uma série de serviços financeiros e tecnológicos.
De mãos dadas com a mulher, Viviane Barci de Moraes, o ministro chegou sorridente, vestindo roupa casual. Abordado por torcedores a caminho de um dos camarotes, de onde assistiu à partida, ele respondeu com o bordão dos donos da casa: "Vai, Corinthians!"
CONFIRA VÍDEO ABAIXO
CNN
Servidores da Vigilância Sanitária de Pernambuco anunciam paralisação

A greve está prevista para começar no dia 4 de agosto (Foto: SES-PE)
Os servidores da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA) anunciaram a paralisação das atividades entre os dias 4 e 8 de agosto como forma de pressionar a gestão estadual a regulamentar e implementar a Gratificação de Fiscalização. A decisão foi aprovada por unanimidade em assembleia geral da Associação dos Servidores de Vigilância Sanitária em Pernambuco (AVISAPE), realizada no dia 26 de junho.
Os agentes afirmam que a gratificação está prevista em lei estadual - que está em vigor desde 2006 -, mas que não foi implementada, mesmo após tentativas de negociação com o governo e do envio formal de demandas por meio dos canais institucionais.
A entidade informou ainda que, entre as funções exercidas pelos profissionais da área, estão a fiscalização e controle de riscos sanitários em setores como serviços de saúde, alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes e outros produtos e ambientes com impacto sobre a saúde pública. Durante a paralisação, será mantido um contingente de pelo menos 30% dos servidores em atividade para assegurar a continuidade dos serviços classificados como essenciais.
Corinthians vence Palmeiras com gol de Memphis e larga na frente na Copa do Brasil; confira jogos desta quarta-feira (30/07/2025)
Gol de Memphis em Corinthians x Palmeiras (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)
Corinthians sai na frente!
Inédito na Copa do Brasil, o Dérbi prometia ritmo eletrizante na Neo Química Arena e assim entregou. O Corinthians venceu o Palmeiras, por 1 a 0, no confronto de ida pelas oitavas de final da competição, na partida que também teve pênalti de Yuri Alberto defendido por Weverton e gol de Maurício anulado por impedimento. Resultado põe o Timão em vantagem no mata-mata que será definido na próxima quarta-feira.
Memphis quem balançou as redes para colocar o Corinthians em vantagem, marcando o primeiro gol dele em clássicos pelo clube. Ele soma agora 15 gols e 14 assistências em 47 jogos.
A volta acontecerá às 19h30 da próxima quarta-feira, no Allianz Parque, com o Corinthians precisando somente do empate para classificar. Caso o Palmeiras vença pelo placar mínimo, disputa vai para os pênaltis.
CSA-AL 0 x 0 Vasco
Bahia 3 x 2 Retrô-PE
Cruzeiro 0 x 0 CRB
Internacional 1 x 2 Fluminense
Corinthians 1 x 0 Palmeiras
Por ge
Petrolândia: Missa de 1 ano em memória de Gilberto de Souza (Gilberto da livraria) será celebrada nesta quinta (31/072025) na Igreja de São Francisco de Assis às 19h30
A família convida todos os parentes e amigos para a missa de 1 ano in memoriam de Gilberto de Souza (Gilberto da livraria), que será celebrada nesta quinta-feira 31 de julho de 2025, na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, no centro de Petrolândia-PE, às 19h30.
Desde já agradecem a todos que comparecerem a esse ato de fé cristã.
Desde já agradecem a todos que comparecerem a esse ato de fé cristã.
Blog de Assis Ramalho
Infirnação: Família
30 julho 2025
Vereador de Petrolândia Naldo da Ambulância agradece ao prefeito atendimento de indicação para melhorias na Agrovila 08 do Bloco 03, no Projeto Icó-Mandantes
Quero agradecer ao prefeito Fabiano Jaques Marques, Ao Vice-Prefeito Rogerio Novaes por atender à minha Indicação nº 073/2021, que solicita melhorias para calçamento da agrovila 08 bloco 03 projetos ico-mandantes.
Fico muito feliz em ver essa demanda sendo atendida, pois sei da importância dessa melhoria para os moradores da agrovila 08 bloco 03. Bem como as demais, Cada indicação que apresento na Câmara é fruto da escuta e do compromisso com a nossa gente.
Seguimos firmes, com responsabilidade e dedicação, trabalhando por uma Petrolândia cada vez melhor!
Ednaldo Cruz Oliveira
Naldo da Ambulância
Vereador - PSD
Raquel Lyra recebe participantes do 8º Grito da Terra e reforça compromisso do Estado com os trabalhadores rurais pernambucanos
Foto: Yacy Ribeiro/Secom
A governadora Raquel Lyra atendeu, nessa terça-feira (29), participantes do 8⁰ Grito da Terra Pernambuco, realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado (Fetape), em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STRs) e com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Estado (Fetaepe). Segundo a organização, o ato contou com cerca de dois mil trabalhadores rurais da Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. Uma comissão levou as reivindicações do grupo à governadora, que as ouviu e garantiu que serão trabalhadas no âmbito da gestão estadual, dando um importante passo em direção à justiça social e à sustentabilidade no campo e na cidade. A reunião aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, com a presença do deputado federal Carlos Veras e do deputado estadual Doriel Barros.
“Nós teremos uma agenda de diálogo permanente com a mulher e o homem do campo, e quero desde já agradecer a confiança de todos os que participaram desse ato. Eu não tenho dúvida nenhuma que no nosso governo há total disposição para o trabalho em todas as frentes aqui apresentadas, o que inclusive já temos conseguido fazer, mas vamos buscar fazer de forma mais integrada. Estamos juntos, pois queremos que o trabalhador rural possa viver e incrementar a sua renda. Contem conosco em todas as pautas aqui colocadas”, observou a governadora Raquel Lyra.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, a reunião foi muito importante porque diversas pautas de interesse dos agricultores familiares pernambucanos puderam ser discutidas. “Algumas dessas pautas foram a regularização fundiária e o crédito fundiário, que continuarão a ser amplamente priorizados pelo Governo do Estado. Tratou-se também da expansão do programa CNH Rural, do apoio técnico e da assistência técnica para o Programa Minha Casa, Minha Vida Rural. Ou seja, o Governo de Pernambuco, mais uma vez, reforça seu compromisso com a agricultura familiar”, pontuou o secretário.