02 agosto 2025

Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques entrega aproximadamente 7 mil kits escolares, tênis, mochila e fardas a milhares de estudantes da rede municipal


A Prefeitura de Petrolândia está transformando a realidade de milhares de estudantes da rede municipal com a entrega de kits escolares completos, higiene bucal, mochilas e tênis escolares. Um investimento que tem como objetivo central promover a igualdade de oportunidades na educação, especialmente para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Com a distribuição de aproximadamente 7 mil kits, a iniciativa garante que os estudantes tenham acesso aos materiais básicos e essenciais para o aprendizado, sem depender das condições econômicas de suas famílias. Cada kit escolar contém uma variedade de itens, como apontador com depósito, lápis, borracha, cadernos, canetas, cola, régua, compasso, esquadros escolares, transferidor, estojo resistente, pincel, tinta guache, giz de cera, massa de modelar, entre outros. Além dos materiais didáticos, os alunos também receberam mochilas de alça e mochilas com carrinho reforçado com três compartimentos, além de um par de tênis, oferecendo mais conforto e praticidade no dia a dia escolar.



Outro destaque da ação é o respeito à legislação. Todo o material entregue aos alunos foi identificado apenas com o Brasão oficial do município de Petrolândia, sem qualquer slogan de governo ou promoção de gestão, em cumprimento à Lei da Impessoalidade.

Todo esse trabalho foi pensado com muito carinho, respeito e responsabilidade. Nosso maior cuidado é com as nossas crianças, que agora têm os materiais e uniformes que precisam para aprender com dignidade. Para as famílias, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades financeiras — é um alívio para muitos pais não precisarem gastar com fardamento e material escolar. Estamos investindo forte na educação porque acreditamos que é por meio dela que conseguimos transformar vidas. E estamos fazendo isso com transparência, planejamento e compromisso com o futuro do nosso povo.”, destacou o prefeito Fabiano Marques (Republicanos).


Além dos kits escolares, a gestão também já concluiu a entrega dos uniformes escolares, escola por escola, seguindo um cronograma planejado que garantiu tranquilidade, organização e respeito às famílias e às unidades de ensino.

Todos os cadernos ainda trazem um símbolo de pertencimento e identidade: o Hino de Petrolândia, junto com o brasão, impresso como forma de reforçar os valores cívicos e o orgulho da cidade.

“A ação da Prefeitura reforça o compromisso de Petrolândia com uma educação pública de qualidade, democrática e verdadeiramente inclusiva, onde o sucesso escolar é um direito de todos — independente da renda familiar. É a educação sendo tratada como prioridade, com ações concretas que fazem a diferença no presente e constroem um futuro melhor para todos”, finaliza Fabiano.(Folha das Cidades)

48% dos brasileiros defendem prisão de Bolsonaro por trama golpista, indica Datafolha

Jair Bolsonaro conversa com advogado diante de Alexandre de Moraes em interrogatório de ação penal sobre trama golpista, no STF — Foto: Gustavo Moreno/STF

Por Rafaela Zem, g1

A opinião pública brasileira segue dividida quanto ao destino do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo nova pesquisa do Datafolha, 48% dos entrevistados defendem que ele seja preso por sua suposta participação na tentativa de golpe após as eleições de 2022. Outros 46% são contra a prisão, e 6% não souberam opinar.

Apesar dessa divisão, a expectativa da maioria é de que Bolsonaro escapará da cadeia: 51% acreditam que ele não será condenado, enquanto 40% acham que ele será preso.

O levantamento foi realizado nos dias 29 e 30 de julho, em um contexto marcado por atritos entre Brasil e Estados Unidos.

O presidente americano, Donald Trump, tem endossado a tese de que Bolsonaro é vítima de perseguição, e tem utilizado esse argumento para justificar tarifas mais altas sobre produtos brasileiros.

A movimentação de Trump é apoiada por Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, que se mudou para os EUA para atuar na campanha por anistia ao pai.

Oscilação desde abril

Em relação à pesquisa anterior, feita em abril, houve uma leve mudança dentro da margem de erro.

Naquela ocasião, 52% eram favoráveis à prisão, enquanto 42% se posicionavam contra. Agora, os dois grupos estão praticamente empatados, indicando uma inversão momentânea de humor.

A expectativa sobre o desfecho do julgamento segue estável. Em abril, 52% achavam que Bolsonaro escaparia da prisão; agora são 51%, enquanto os que previam condenação eram 41%, e agora são 40%.

O apoio à prisão de Bolsonaro é mais forte entre:

* Pessoas com renda de até dois salários mínimos;

* Moradores do Nordeste;

* Eleitores identificados com o PT.

Já a rejeição à condenação é mais comum entre:

* Evangélicos;

* Moradores da região Sul;

* Pessoas da classe média mais baixa;

*Eleitores bolsonaristas.

Bolsonaro será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sob a acusação de ter articulado uma tentativa de permanecer no poder após perder as eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A denúncia da Procuradoria-Geral da República afirma que a trama envolveu políticos e militares, culminando nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

O ex-presidente nega todas as acusações. Se for condenado, poderá pegar entre 12 e 43 anos de prisão, conforme prevê a denúncia.

O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, também passou a ser alvo da retórica de Trump.

Moraes teve o visto americano revogado e passou a ser enquadrado por uma lei dos EUA que congela bens de estrangeiros acusados de violar direitos humanos — medida que deve ser contestada por ter sido originalmente desenhada para casos extremos, como o de ditadores.

Petrolândia: É CAMPEÃO DE NOVO! Quadra 01 levanta taça do Inter-Quadras de Futsal /2025


Na noite deste sábado, 1º de agosto de 2025, os times da Quadra 01 e Quadra 14 fizeram o jogo da grande decisão do Campeonato Interquadras de Futsal 2025, realizado no Ginásio de Esportes Dr. Francisco Simões de Lima.

A festa ficou por conta do time da Quadra 01 que levantou a taça ao vencer o adversário pelo placar de 3 x 1.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia registrou o evento e mostra nomentos das emoções das entregas das premiações em meio a muita emoção. 

O prefeito Fabiano Marques, o vice Rigério Novaes, acompanhados de vereadores e secretários, estiveram presentes na hora das premiações.

Veja nos vídeos alguns registros dos momentos da festa esportiva




Blog de Assis Ramalho

01 agosto 2025

Petrolândia: Vereador Dedé de França apresenta Moção de Pesar pelo falecimento de Ivanildo Vieira do Nascimento (Tuí)


Tuí - Foto: Lúcia Xavier Ramalho

O vereador Erinaldo Alencar Fernandes (Dedé de França), presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Petrolândia, apresentou em sessão ordinária realizada na última quarta-feira (30) Moção de Pesar pelo falecimento de Ivanildo Vieira do Nascimento, mais conhecido como Tuí. 

MOÇÃO DE PESAR Nº 010/2025

O Vereador Erinaldo Alencar Fernandes, abaixo subscrito, vem a público, manifestar seu imenso pesar, pelo falecimento de Ivanildo Vieira do Nascimento, carinhosamente conhecido por Tuí, ocorrido no dia 21 de junho de 2025.

Justificativa

Nascido em 25 de janeiro de 1058, filho de Hilda Vieira, Ivanildo é lembrado por sua contribuição significativa à comunidade e por sua história de vida digna e inspiradora.

Foi caso com Maria Nilda Soares, com quem construiu ao longo de sua vida uma família sólida e amorosa, cuja prole, deu origem a dois filhos que orgulhosamente perpetuam seu nome: Ítalo Vieira Soares (Oncinha) e Yasmylle Vieira Soares. Sua família, que sempre foi sua maior fonte de alegria e motivação, continua a carregar o legado de amor, união e perserverança que ele sempre cultivou. 

Aumento do etanol na mistura da gasolina começa a valer, e governo espera queda no preço


Aumento do etanol na mistura da gasolina começa a valer, e governo espera queda no preço - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Agência O Globo

Entrou em vigor nesta sexta-feira, 1º de agosto, a nova mistura de gasolina com 30% de etanol anidro — o chamado E30. A medida, prevista na Lei do Combustível do Futuro, busca reduzir a dependência externa por combustíveis fósseis, estimular a cadeia do etanol e ampliar os ganhos ambientais.

O E30 deve reduzir o consumo da gasolina A em até 1,36 bilhão de litros por ano, o que fará com que o Brasil deixe de ser um importador líquido do produto. De acordo com o MME, a expectativa é que 760 milhões de litros por ano deixem de ser importados, gerando um excedente exportável de até 565 milhões de litros.

Dados da consultoria Argus, com base em estimativas de importadores, indicam uma redução imediata de até 125 mil m³ por mês nas compras externas de gasolina. No primeiro semestre de 2025, o país importou cerca de 1,04 milhão de m³, uma queda de 12% em relação ao mesmo período de 2024, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Agosto deve ter ventos de 20 km/h, redução das chuvas e temperaturas dentro da média em Pernambuco

São aguardados ventos de 10 a 20 quilômetros por hora, com maior intensidade no Sertão do estado - Foto: Canva/Reprodução

Meteorologista da Apac pontua que, em agosto, os ventos fortes são sentidos com maior frequência no Sertão

Por Isabelle Barbosa/Folha de Pernambuco

O mês de agosto começou nesta sexta-feira (1º). O período é marcado por diminuição das chuvas, aumento dos ventos e previsão de temperaturas dentro da média em Pernambuco.

Segundo o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Roberto Pereira, são aguardados ventos de 10 a 20 quilômetros por hora, com maior intensidade no Sertão do estado.

"Isso acontece em virtude da diferença entre a temperatura do oceano e do continente. Em agosto, tem o que a gente chama de amplitude térmica maior", afirmou Roberto.

Ele explica que isso acontece quando há uma grande diferença entre a temperatura mínima e máxima. "A diferença entre a maior e a menor temperatura faz com que a gente tenha o que chamamos de gradiente, com intensidade maior dos ventos", relatou.

A amplitude térmica ocorre nesta época também pelo distanciamento do inverno e maior proximidade da primavera, que inicia no Hemisfério Sul em 22 de setembro.

"Os ventos com intensidade acontecem o ano todo aqui em Pernambuco, estamos numa região que venta muito. A diferença é que eles são mais frequentes e com maior intensidade nesta época do ano", relatou.

O meteorologista pontua que, em agosto, os ventos fortes são sentidos com maior frequência no Sertão de estado, onde, neste período, ocorrem as maiores temperaturas durante o dia e as menores na madrugada, gerando o "gradiente".

Na RMR, devido ao volume de prédios, ou seja, barreiras, acontece a canalização e o vento intenso pode se apresentar em rajadas em alguns pontos.

Agosto terá menos chuvas

Projeto de Lei aprovado pelos vereadores institui em Petrolândia a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Petrolândia-PE, em segunda votação realizada durante a sessão ordinária da última quarta-feira (30), o projeto de lei que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes neste município. O PL é de autoria da vereadora Adelina Martins.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, que tem como objetivo dar visibilidade e conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes e garantia dos direitos desse público, é celebrado no dia 18 de maio, durante a ação nacional da Campanha Maio Laranja.

Em ato pró-soberania, manifestantes queimam bandeira e boneco de Trump; protestos em capitais brasileiras criticam tarifaço e sanções a Moraes

© José Cruz/Agência Brasil


Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil

Manifestações contra o tarifaço dos Estados Unidos (EUA) imposto ao Brasil e contra a sanção ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foram marcadas, nesta sexta-feira (1º), em 11 cidades das cinco regiões do país, entre elas, Brasília, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Manaus e Belo Horizonte.

Em Brasília, manifestantes queimaram uma bandeira dos EUA e um boneco do presidente Donald Trump em frente à embaixada do país norte-americano. Com cerca de 100 pessoas, o ato contou com a participação de militantes de sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais. Um forte esquema de segurança cercou a entrada do local.

Na capital paulista, centrais sindicais convocaram o ato em frente ao Consulado-Geral dos EUA, no bairro Chácara Santo Antônio, com adesão de movimentos da juventude e estudantis. Os manifestantes defenderam que o governo não se submeta ao Estado estadunidense e pediram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem apoiado as interferências de Donald Trump no país.

Petrolândia: F F Locações tem mesas, cadeiras, freezers e caixa termica para alugar; entre em contato com Fabiano Souza e faça sua festa

 

Aluguel de cadeiras, mesas, freezers e caixa termica de 360 litros você encontra na FF locações na quadra 02 em Petrolândia.

Contato: (87) 999419438

Famílias que Construíram Petrolândia - Cidade estava prestes a ser coberta pelas águas; uma viagem no túnel do tempo


Episódio 12/13

Petrolândia estava prestes a ser coberta pelas águas.

Mas antes, ela se curvou em respeito a quem a construiu.

📣 Uma história que merece ser contada — e compartilhada. Confira: Uma viagem no túnel do tempo, recordando saudades



Por: Paula Francinete Rubens de Menezes - Escritora e Presidente do IGH Petrolândia

Clique >>> IGH Petrolândia O Instituto que tem como finalidade preservar a memória do município de Petrolândia.



Blog de Assis Ramalho

Datafolha: Maioria (55%) aprovam tornozeleira em Bolsonaro e acham que ex-presidente pretendia sair do Brasil

Brasil. Brasilia - DF. Ex presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados mostrando a tornozeleira eletrônica - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)


Por Redação g1

Pesquisa Datafolha publicada nesta sexta-feira (1º) indica que a maioria dos brasileiros aprova a imposição de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, a Jair Bolsonaro (PL).

Dos entrevistados, 55% responderam que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agiu de forma correta ao tomar a decisão. Os mesmos 55% consideram que o ex-presidente pretendia sair do país antes de ser julgado (veja mais abaixo).

Veja os números:

* Concordam totalmente: 44%;

* Concordam em parte: 11%;

* Não concordam nem discordam: 1%;

* Discordam em parte: 9%;

* Discordam totalmente: 32%;

* Não sabem: 3%.

Nascidos em setembro e outubro recebem quinta parcela do Pé-de-Meia

© Arquivo/Agência Brasil

Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil

Os estudantes participantes do programa Pé-de-Meia de 2025 nascidos nos meses de setembro e outubro recebem nesta sexta-feira (1º) o pagamento da quinta parcela do benefício.

O valor de R$ 200 corresponde ao incentivo-frequência às aulas e é destinado aos alunos da rede pública matriculados no ensino médio regular ou na modalidade educação de jovens e adultos (EJA).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para ter direito ao benefício, eles devem ter presença mínima de 80% nas aulas.
Pagamento escalonado

Os pagamentos do incentivo-frequência aos estudantes ocorrem até o dia 4 de agosto, conforme o mês de nascimento dos alunos que estão matriculados em uma das três séries do ensino médio na rede pública de ensino.

Confira o calendário:

Moraes diz que vai ignorar sanções de Trump, e que STF não se dobra a ameaças, e julgamento de Bolsonaro segue

Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) | Foto: Antonio Augusto/STF

Ministro afirmou que organização criminosa tenta obter arquivamento de ações penais por meio da defesa de interesses estrangeiros no país e falou em traição da soberania brasileira.

Por Fernanda Vivas, Afonso Ferreira, Ana Flávia Castro, Mariana Laboissière, Márcio Falcão, TV Globo e g1 — Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (1º) que a Corte não irá se "envergar a ameaças covardes e infrutíferas" e que pretende ignorar as sanções aplicadas contra ele pelo governo dos Estados Unidos.

"As ações prosseguirão. O rito processual do STF não se adiantará, não se atrasará. O rito processual do STF irá ignorar as sanções praticadas. Esse relator vai ignorar as sanções que lhe foram aplicadas e continuar trabalhando, como vem fazendo, no plenário, na Primeira Turma, sempre de forma colegiada", disse Moraes.

Ele prosseguiu: "Esta Corte vem e continuará realizando sua missão constitucional. Em especial, neste segundo semestre, realizará os julgamentos e as conclusões dos quatro núcleos das importantes ações penais relacionadas à tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro".

Moraes fez o pronunciamento durante a cerimônia de abertura do semestre do Judiciário, após o recesso.

Esta é a primeira fala pública do ministro após ser incluído na lista de sancionados pela Lei Magnitsky, norma do governo dos EUA para punir estrangeiros (entenda mais abaixo).

"Acham que estão lidando com pessoas da laia deles. Acham que estão falando também com milicianos. Mas não estão, estão falando com ministros da Suprema Corte brasileira", disse Moraes.

Antes disso, o ministro agradeceu as palavras do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e do decano Gilmar Mendes em defesa dele — diante das sanções impostas pelos Estados Unidos.

STF não vai ceder a 'pressões'

4ª CIPM realiza Operação Feira Livre, com apoio da Guarda Municipal de Petrolândia - AIS-22



Na manhã desta sexta-feira. 01 de agosto de 2025, no horário das 10h00 às 11h00, a Polícia Militar de Pernambuco, dando cumprimento na O S. nº 4ªCIPM 159/2025 e em Operação Conjunta com a Guarda Civil Municipal de Petrolândia, lançou a OPERAÇÃO FEIRA LIVRE, no Município de Petrolândia, tendo como foco de atuação o combate ao MVI, CVP, tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo, no interior do Mercado Público de Petrolândia e todas as adjacências.

A operação tem como objetivo combater a criminalidade, contribuindo para a redução dos índices de MVI, Furtos e CVP, realizando as prisões de elementos nocivos à sociedade.

MISSÃO REALIZADA

Abordagens a transeuntes, suspeitos, patrulhamento rádiomotorizado e consultas, através do App Polícia Ágil, de IMEIs de celulares, placas de veículos e MP de possíveis suspeitos, durante toda a operação.

MEIOS EMPREGADOS

03 VTR QUATRO RODAS (PMPE)

02 VTR QUATRO RODAS (GCM)

02 MOTOS (PMPE)

TEN CEL PM FRADIKI
COMANDANTE DA 4ª CIPM

MAJ PM ROZENDO
SUBCOMANDANTE DA 4ª CIPM

Blog de Assis Ramalho
Informação: 4ªCIPM - Petrolândia

Moraes diz a Lula que não quer atuação do governo em sua defesa nos EUA


Sanções norte-americanas a Moraes são uma das pautas mais defendidas por apoiadores de Bolsonaro — Foto: ANDRE BORGES/EPA-EFE/REX/Shutterstock

(FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), informou ao governo Lula (PT) que descarta, por ora, uma ação em sua defesa nos EUA. Por determinação do presidente Lula (PT) e por sugestão de ministros do STF, a AGU (Advocacia-Geral da União) representaria Moraes diante da Justiça dos Estados Unidos para questionar a sanção financeira imposta pelo presidente Donald Trump.

O uso da estrutura da AGU em favor de Moraes tinha sido sacramentado após encontro fora da agenda de Lula com ministros do Supremo na noite de quarta-feira (30). Moraes disse, no entanto, que dispensaria, por enquanto, a oferta.STF defende Moraes após sanção dos EUA e diz que "não se 
Durante jantar na noite desta quinta-feira (31), no Palácio da Alvorada, ele afirmou que não pretende estabelecer relação com os EUA. Não está descartada, no entanto, uma atuação da AGU em seu favor em âmbito internacional.


Mostrando-se tranquilo, segundo relato dos participantes do jantar, Moraes também minimizou a possibilidade de sofrer as sanções impostas pelo governo americano em território brasileiro. O magistrado disse ainda que não deixará de exercer seu trabalho diante da ameaça.

Presente ao jantar, o advogado-geral da União, Jorge Messias, disse que respeitará a decisão de Moraes. A proposta do governo foi interpretada como mais um sinal da sintonia com o STF diante da interferência de Trump nos assuntos internos - especialmente em relação ao processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os pedidos por anistia para livrá-lo da possível condenação.

Como a ideia de um processo não foi descartada, o governo ainda espera o curso das decisões nos EUA. São duas hipóteses estudadas no governo para entrar com uma ação nos EUA contra a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes. Em uma delas, o Executivo pode contratar um escritório de advocacia nos EUA para representar diretamente o ministro.Quem foi Magnitsky, advogado morto na prisão e que batiza lei dos EUA

Petrolândia: Marquinhos Gás sorteia 10 gás pra os clientes todo final do mês - Pediu? chegou! ; confira horários de atendimento

O escritório do empreendedor é situado na Avenida Clara Otília de Souza Ferraz, 458, na Quadra 14, próximo à Clínica São Gabriel.

Faltou gás em sua cozinha? Ligue 99635-5755 ou 99631-1628. Marquinhos Gás atende seu pedido com a maior cortesia

Marquinhos Gás avisa que na compra do seu botijão, o cliente - automaticamente - estará concorrendo ao sorteio de 10 (dez) botijões de gás, realizado no último dia de cada mês.


APROVEITE! Faltou gás em sua cozinha? Ligue 99635-5755 ou 99631-1628. Marquinhos Gás atende seu pedido com a maior cortesia.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

* De segunda a Sexta de 7:00 às 19:00*Aos sábados de 7:00 às 18:00

*Aos domingos e Feriados de 7:30 às 13:00

O escritório do empreendedor é situado na Avenida Clara Otília de Souza Ferraz, 458, na Quadra 14, próximo à Clínica São Gabriel.

Por Blog de Assis Ramalho

Justiça mantém prisão de Zambelli na Itália; extradição pode ser próxima etapa

Foto de arquivo: a deputada federal Carla Zambelli (PL- SP) participa uma coletiva de imprensa na sede de seu partido no bairro de Moema, na zona sul da cidade de São Paulo, na tarde desta quinta-feira, 15 de maio de 2025 — Foto: NINO CIRENZA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Deputada licenciada está presa no presídio de Rebibbia, nos arredores de Roma, após ter fugido do Brasil em maio, dias depois de ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão por invasão hacker ao CNJ.

Por Andréia Sadi, Reynaldo Turollo Jr, Patrícia Marques


A Justiça da Itália manteve nesta sexta-feira (1) a prisão da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que está no presídio de Rebibbia, nos arredores de Roma.

As autoridades italianas realizaram uma primeira análise do caso, numa espécie de audiência de custódia e a Quarta Seção do Tribunal de Roma decidiu pela permanência da parlamentar no presídio. O Brasil pede a extradição dela.

A informação sobre a manutenção da prisão foi confirmada por investigadores e fontes da diplomacia brasileira.

O Tribunal de Apelação de Roma confirmou que a deputada brasileira Carla Zambelli aguardará o resultado do seu processo de extradição na prisão. O pedido de libertação apresentado pelo advogado de Carla Zambelli será avaliado em meados de agosto.

Condenação da deputada Carla Zambelli

Zambelli está foragida da Justiça brasileira. Ela foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por causa da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023.

A deputada saiu do Brasil no final de maio, dias depois de ter sido condenada por unanimidade pela Primeira Turma STF. O processo transitou em julgado (não cabem mais recursos). Ela passou pela Argentina e pela Flórida (EUA) antes de se refugiar na Itália.

'Uso da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes é deturpação', diz criador da lei à BBC

Sergei Leonidovich Magnitsky foi um consultor fiscal russo nascido na Ucrânia. Sua prisão em 2008 e subsequente morte após onze meses sob custódia policial atraiu a atenção da mídia internacional. — Foto: g1

Para Bill Browder, que liderou campanha internacional pela aprovação da Lei Magnitsky, a legislação não foi criada para resolver vinganças políticas e há fortes argumentos para que decisão contra Moraes seja revertida nos tribunais.

Por Thais Carrança - BBC NEWS, via G1

O uso da Lei Global Magnitsky para impor sanções contra o ministro Alexandre de Moraes é um abuso das intenções da lei e uma deturpação de sua concepção original, avalia William Browder, executivo financeiro britânico que liderou a campanha pela aprovação da lei nos Estados Unidos.

"A Lei Magnitsky foi estabelecida para impor sanções a graves violadores dos direitos humanos e pessoas que são culpadas de cleptocracia em larga escala", diz Browder, referindo-se a regimes políticos em que governantes e autoridades usam sua posição para enriquecer de forma ilícita.

"Ela não foi criada para ser usada para vinganças políticas. O uso atual da Lei Magnitsky é puramente político e não aborda as questões de direitos humanos para as quais ela foi originalmente elaborada. E, como tal, é um abuso das intenções da lei", completou o executivo, em entrevista à BBC News Brasil.

O uso da Lei Magnitsky contra Moraes foi anunciado na quarta-feira (30) pelo governo americano, que justificou a medida afirmando que o ministro seria responsável por "uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro".

Após o anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se solidarizou com Moraes e afirmou que é "inaceitável a interferência do governo norte-americano na Justiça brasileira".

Aprovada durante o governo de Barack Obama, em 2012, a Lei Magnitsky foi criada para punir autoridades russas envolvidas na morte do advogado Sergei Magnitsky, que denunciou um esquema de corrupção estatal e morreu sob custódia em Moscou.

CEO do Hermitage Capital Management, Browder foi o maior investidor estrangeiro na Rússia até 2005, quando foi proibido de entrar no país e incluído na lista negra do governo russo como uma "ameaça à segurança nacional".

Magnitsky, que era o advogado de Browder em Moscou, morreu na prisão em 2009, após ser acusado de fraude fiscal e condenado a 11 meses de prisão.

"Então fui a público para tentar encontrar uma maneira de fazer justiça por Sergei Magnitsky", lembra Browder.

Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada nesta sexta (1º/08/2025) e faça seu pedido

 


Confira o cardápio completo de César da Feijoada nesta sexta-feira (1º/08/2025) e faça seu pedido pelo (87) 9.9995-6667

Os pedidos também podem ser feitos através do site >>>   LINK PARA PEDIDOS:

Blog de Assis Ramalho
Informação: César da Feijoada

Petrolândia: Clínica Pró-Vida dispõe de tratamentos personalizados para Acne com a médica Dermatologista, Dra. Bárbara Lopes; agende já sua consulta

 


Na Clínica Pró- Vida em Petrolândia, dispomos de tratamentos personalizados para Acne com Dra. Bárbara Lopes- CRM- PE: 23.115, Médica Dermatologista. O Peeling Químico é um forte aliada para desinflamação das lesões de Acne, clareamento de manchas, descamação e renovação da pele, deixando a pele bela e saudável! Épocas mais frias, são períodos ideias para o tratamento com Peeling! Mas não esqueça, que em todas as épocas do ano, o uso do protetor solar é indispensável.


Agende sua consulta pelo Fone:(87) 9.9924-1911

A Clínica Pró-Vida fica localizada em Petrolândia na Av. Auspicio Valgueiro Barros (antiga residência de José Dantas de Lima)

Por Blog de Assis Ramalho
Informação: Clínica Pró- Vida 




Mistério sobre a origem de João Pernambuco. Reconhecido pelos moradores de Petrolândia como um ilustre “filho da terra”, ele pode não ter nascido na cidade


Uma descoberta recente lançou dúvidas sobre a origem do renomado músico João Pernambuco. João Teixeira Guimarães – que é seu nome de batismo – recentemente reconhecido pelos moradores de Petrolândia como um ilustre “filho da terra”, pode não ter nascido na cidade.

Mas isso tem explicação.

A associação entre o artista e o município teve início nos anos 1990, quando o então prefeito local teve acesso ao livro João Pernambuco — A Arte de um Povo, do jornalista José Leal, publicado pela Fundarpe em 1982. Na obra, o autor aponta “Jatobá, no Sertão pernambucano” como local de nascimento do violonista. Como Petrolândia se chamava Jatobá até 1935, a gestão municipal passou a adotar essa narrativa e a promover João como personalidade histórica da cidade — até então pouco conhecida pela população.

O reconhecimento se traduziu , entre outras ações, na nomeação do Parque de Vaquejada e de uma rua com o nome do “poeta do violão”. Ainda assim, sua trajetória artística e pessoal só começou a ser mais divulgada a partir de 2021. Isso ocorreu com a criação do Instituto Arte Popular João Pernambuco, fundado pela petrolandense Necy Nascimento.

A partir de então, a trajetória do músico ganhou novo fôlego, com repercussão crescente em Pernambuco e outros Estados. O lançamento do livro Raiz e Frutos de João Pernambuco, também assinado por José Leal, contribuiu para renovar o interesse pela obra do artista, servindo de base para diversos outros projetos.

As principais fontes utilizadas por José Leal em seus dois livros sobre João Pernambuco foram familiares do músico: João Elpídio (Joca), meio-irmão de João, e um sobrinho, que repassaram relatos transmitidos oralmente pela família.

Agora, décadas depois, uma nova investigação lança um dado inesperado sobre essa narrativa. No livro João Pernambuco, O Violão Brasileiro – Biografia e Retrospectiva Artística, o músico e pesquisador Paulo Prata propõe uma hipótese surpreendente: o “Jatobá” mencionado pelos familiares não seria o de Tacaratu — atual Petrolândia —, mas sim o antigo distrito de Jatobá do Brejo, no Agreste de Pernambuco.

Esse distrito, hoje chamado Jataúba, pertencia a Brejo da Madre de Deus até se emancipar em 1962. A mudança de nome, oficializada em 1943, e o desconhecimento da região pela família, pode ter contribuído para o equívoco histórico que associou o nascimento do artista à região do Sertão.

Para sustentar sua tese, Paulo Prata apresenta registros de batismo de dois irmãos mais velhos de João Pernambuco, nascidos em Brejo da Madre de Deus, além de documentos de outros irmãos, vinculados à mesma região.

O pesquisador vai além e levanta outra possibilidade ainda mais intrigante: João poderia ter nascido na Paraíba, uma vez que a maioria dos seus irmãos mais novos teria nascido em Caraúbas (PB), município localizado a cerca de 50 quilômetros de Jatobá do Brejo. Vale lembrar que, nos registros antigos, o local de batismo nem sempre coincidia com o de nascimento. Era comum que as famílias batizassem seus filhos nas paróquias mais próximas ou acessíveis, o que muitas vezes dificulta a precisão documental sobre a origem de personalidades nascidas no século XIX.

Os registros de batismo de João, nascido em 1883, e de seu irmão Pedro, de 1885, não foram localizados em nenhuma das paróquias da região — seja em Brejo da Madre de Deus, Jataúba ou Caraúbas. Um detalhe importante: os livros paroquiais de Brejo da Madre de Deus abrangem registros apenas até o ano de 1885.

A hipótese de Paulo Prata enfrenta um ponto delicado: o próprio João Pernambuco sempre se declarou pernambucano. Em seu documento de identidade, emitido em 1942 no Rio de Janeiro, consta “Pernambuco” como estado de nascimento — o formulário exigia apenas essa informação, sem detalhar o município.

Quaest: repercussão da sanção contra Moraes foi majoritariamente negativa nas redes sociais; 60% das menções criticam a decisão de Donald Trump e 28% defendem


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre Moraes - Foto: Evaristo Sa / AFP

De acordo com levantamento, 60% das menções criticam a decisão de Donald Trump de aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro Moraes e 28% defendem

Por Estadão Conteúdo

A maioria das menções sobre a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nas redes sociais foram críticas à decisão do governo de Donald Trump. É o que mostra um levantamento realizado entre os dias 28 e 30 de julho pelo instituto de pesquisa Quaest.

De acordo com o levantamento, 60% das menções são de posicionamentos contra Donald Trump, enquanto 28% expressam apoio às sanções contra o ministro do STF. Outras 12% das menções são neutras, apenas de teor noticioso.

Sentimento das menções sobre a Lei Magnitsky:

- Contra Trump: 60%

- A favor de Trump: 28%

- Neutro: 12%

A Quaest analisou 1,6 milhão de menções sobre a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e as sanções anunciadas pelo governo norte-americano contra o ministro Alexandre de Moraes. Ao todo, 391 mil usuários únicos comentaram sobre os temas analisados.

Segundo a Quaest, as reações reforçam a narrativa de que a aplicação das sanções é uma "interferência estrangeira contra a soberania do Brasil". De acordo com o levantamento, logo após o anúncio da aplicação da Lei Magnitsky, figuras públicas críticas ao bolsonarismo se mobilizaram para enquadrar a medida como tentativa de interferência estrangeira na Justiça brasileira.

"A narrativa dominante é de que Trump estaria usando a lei de forma distorcida para proteger Bolsonaro, associando a ação a práticas golpistas, chantagem e ataques à soberania nacional", diz o levantamento.

Já internautas e figuras públicas alinhados à direita apontam a aplicação da lei como um "reconhecimento externo das críticas ao Judiciário brasileiro". Segundo a Quaest, as postagens destacam "supostas consequências econômicas e diplomáticas, e apresentam a medida como um respaldo internacional às denúncias de abuso de autoridade e censura no país".

O que é lei Magnitsky?

Petrolândia: Cirurgiã-Dentista Dra. Jacilene Cavalcante atende na Petroclínica nesta sexta (1º/08/2025)

 


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia, informa que a Cirurgiã-Dentista Dra. Jacilene Cavalcante atende nesta sexta-feira, 1º de agosto de 2025

Informações e agendamentos pelo (87) 9.9634-2910 (Dra Jacilene), ou (87) \9 9805 0774 (Atendente da Petroclínica).

* A Cirurgiã-Dentista Dra. Jacilene Cavalcante atende na Petroclínica todas as quintas (à tarde) e sextas-feiras (Manhã e tarde).

Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica

Eduardo Bolsonaro diz que voltou a comer chocolate após promessa para Moraes ser sancionado

Eduardo Bolsonaro - Foto: Reprodução/YouTube

"Eu sou chocólatra, por isso fiz essa promessa", disse o deputado

Por Estadão Conteúdo

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo em suas redes sociais em que diz ter voltado a comer chocolate após um período de abstinência. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ter feito uma promessa de não comer o doce até que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fosse sancionado pelo governo dos Estados Unidos.

"Eu sou chocólatra, por isso fiz essa promessa", disse Eduardo. No vídeo, o parlamentar se emociona enquanto come um pote de sorvete.

Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o início de 2025 Em março, pediu licença do mandato na Câmara e anunciou que permaneceria no país, onde buscaria "sanções aos violadores dos direitos humanos", em referência a Moraes e outras autoridades que se alinham ao ministro do STF.

O filho "03" de Bolsonaro celebrou o decreto da Lei Magnitsky contra Moraes, a primeira autoridade de um país democrático a ser sancionada com a norma, que prevê bloqueio de bens e proibição de entrada nos Estados Unidos. O decreto também proíbe que Moraes contrate serviços de entidades que façam transações nos Estados Unidos, o que tem potencial de atingir as contas bancárias do ministro.

Além da Lei Magnitsky, Eduardo disse concordar com a imposição de tarifas a produtos brasileiros nos Estados Unidos. "Tanto que chamo de Tarifa-Moraes", disse o parlamentar em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.

Eduardo Bolsonaro é investigado no STF por coagir o processo penal contra seu pai, réu por golpe de Estado. Segundo a Procuradoria-Geral da República, o deputado federal têm utilizado as punições ao Brasil como meio de obstrução da ação penal contra Jair Bolsonaro.

Horas depois de decretar a Lei Magnitsky contra Moraes, o governo Trump ratificou a imposição da tarifa de 50% a produtos do Brasil. No entanto, segundo um informe da Casa Branca, quase 700 produtos ficaram de fora do decreto. Entre as principais mercadorias prejudicadas, estão o café e as carnes. Um cálculo preliminar da consultoria Leme Consultores aponta que as 694 exceções da gestão Trump atenuam os efeitos do tarifaço em 41%.

A licença de Eduardo Bolsonaro encerrou-se em 20 de julho. O parlamentar disse não ter pretensão de voltar ao País. O deputado federal pode perder o mandato pelo limite de faltas não justificadas

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet


Palácio da Alvorada - Foto: Anderson Riedel/PR

Por Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na noite desta quinta-feira, 31, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, no Palácio da Alvorada, para um jantar.

O encontro acontece um dia depois da decisão do governo americano de impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes, por meio da Lei Magnitsky.

Moraes era um dos convidados e, em imagens registradas pelo fotógrafo Wilton Júnior, do Estadão, aparece ao lado de Lula e Gonet no Palácio.

De acordo com a Agência Brasil, além deles, estiveram presentes no jantar o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e os ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Edson Fachin.

Todos os 11 ministros do STF haviam sido convidados. Os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) também participaram do jantar.

Mais cedo, nesta quinta, a Coluna do Estadão já havia revelado que pelo menos um ministro deixaria de comparecer: André Mendonça, indicado por Bolsonaro para a Corte.

A expectativa nesta quinta era que, durante o encontro, Lula apresentasse a estratégia de reação do governo brasileiro à medida. Na quarta-feira, 30, dia das sanções a Moraes e também do tarifaço dos Estados Unidos sobre o Brasil, Lula já havia se encontrado com Barroso, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin.

Ninguém acerta dezenas, e prêmio da Mega-Sena acumula em R$ 85 milhões; Confira as dezenas e sorteio desta quinta (31) das demais loterias da CAIXA; Em Petrolândia/PE as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira


A Caixa Econômica Federal realizou, nesta quinta-feira (31), o sorteio do concurso 2.895 da Mega-Sena, com um prêmio de R$ 75.218.509,79. As dezenas sorteadas foram: 09-11-44-51-52-56. Nenhuma aposta acertou os seis números, deixando o prêmio principal acumulado em R$ 85 milhões para o próximo sorteio, que ocorre no próximo sábado (2). Sem ganhadores do prêmio principal, 47 apostas acertaram a quina e vão levar R$ 87.028,54 cada, e outros 4.081 apostadores ficarão com R$ 1.431,84 por terem acertado a quadra.

>>> Clique e confira todos os resultados das loterias da caixa desta quinta (31/07/20250

Em Petrolândia/PE as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira, na Avenida Auspício Valgueiro de Barros