26 novembro 2024

Petrolândia: Dia do Músico é celebrado com encontro de talentos no Café Cultural João & José

Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier Ramalho


Na última sexta-feira (22) foi celebrado o Dia do Músico. Em Petrolândia, uma das comemorações aconteceu no Café Cultural João & José, que funciona no Instituto de Arte Popular João Pernambuco, na Quadra 01. 

Com repertórios da mais fina MPB, estiveram presentes à reunião animadíssima: Willams Xucuru, Francis Rubens e esposa Paula, Pedro Carvalho, Sandro Sá, Assis Ramalho e Lúcia Xavier Ramalho. 

As reuniões musicais do Café Cultural João & José são realizadas às sextas-feiras, a partir das 20h. Compareça e compartilhe de momentos agradáveis, numa autêntica roda de conversa e de violã, com músicas que se encontram nesse recanto exclusivo da cultura. 

O endereço é Rua Princesa Isabel, 191, na Quadra 01, próximo à Praça. 


Lúcia Xavier Ramalho
Redação do Blog de Assis Ramalho

Produtor cultural petrolandense Gabriel de Lisboa conquista Prêmio Roberto de França (Pernalonga) de Teatro

Gabriel de Lisboa, produtor cultural de Petrolândia (Acervo pessoal)

No dia 19 deste mês foi divulgado o resultado final das 5ª e 6ª edições do Prêmio Roberto de França (Pernalonga) de Teatro, realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Entre os premiados está o produtor cultural petrolandense Gabriel de Lisboa, com projeto de teatro de bonecos em miniatura, realizado em parceria com uma amiga.

"É um projeto que apresentamos pela última vez em 2020, mas, rodou bastante o Brasil. Nos apresentamos em São Paulo, Campina Grande e Recife. E o prêmio considera a trajetória do projeto", afirmou Gabriel.

Com o objetivo de reconhecer, valorizar, incentivar e difundir a criação e a produção do Teatro amador e profissional de Pernambuco por suas trajetórias, premiando suas iniciativas e seus espetáculos teatrais de livre temática, em 2024 o Prêmio Roberto de França (Pernalonga) de Teatro distribui R$ 204 mil em prêmios, contemplando 12 premiados, entre produções, iniciativas, artistas e coletivos da área do Teatro, com projetos vinculados a Festivais e Mostras de arte e cultura de reconhecida relevância com atuação no território pernambucano.

Blog de Assis Ramalho

Prefeitura de Petrolândia desapropria novo imóvel para implantação da estrada do Cinturão Verde

Foto: Arquivo Ancilon Rodolfo

Na última sexta-feira (22), a Prefeitura de Petrolândia decretou a desapropriação e indenização de benfeitorias de um novo imóvel no traçado da estrada do Cinturão Verde, que está sendo implantanda na zona rural do município. Para fins de desapropriação, o imóvel foi declarado de utilidade pública para  destinar-se-á à continuidade da obra do cinturão verde, com a implementação de via de circulação de veículos e coisas. O valor não foi incluído na publicação do Decreto. 

Confira abaixo a publicação. 

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA - GABINETE DO PREFEITO
DECRETO Nº 1357/2024.

Declara de utilidade pública para fins de desapropriação, as benfeitorias dos imóveis que especifica, definidos por poligonal na forma do anexo a este decreto.

O PREFEITO DO PETROLÂNDIA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 54, inciso XI daLei orgânicado Município do Petrolândia, e tendo em vista o disposto o art. 5º, alínea "i" do Decreto-Lei nº3.365de 21 de junho de 1941,

DECRETA:

Portal UOL: Igreja de cidade submersa em Petrolândia, no Sertão de PE, sofre desgaste e moradores pedem restauro

Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia (PE) Imagem: Guga Matos/Setur PE

Por: Portal UOL

Submersa há 36 anos, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no município de Petrolândia, no sertão de Pernambuco, está sofrendo com as ações de tempo, agravadas por ações consideradas de vandalismo.

A igreja é um local turístico e considerado uma relíquia porque é a única parte visível da antiga cidade que foi submersa para dar lugar à barragem da usina hidrelétrica Luiz Gonzaga, comandada pela Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco).

As pessoas que lá moravam foram deslocadas para outra área, e onde viviam virou um lago de visitação pública (saiba mais abaixo). Isso lhe rendeu o título de Atlântida brasileira.

Tombamento

A igreja está em processo de tombamento pela Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) desde 2020, sem praz para conclusão. Por conta dos relatos de má conservação, ela foi visitada nesta quinta-feira (21) por técnicos, que viram desmoronamentos parciais e desprendimentos de materiais da igreja.

"Isso ocorre em função da condição atípica em que se encontra, corroborada pela ausência de ações de conservação adequadas", diz Cristiane Feitosa, arquiteta e gerente de Patrimônio Material da Fundarpe.

''De modo geral, a sua estrutura não apresenta risco iminente de desabamento; contudo necessita de medidas urgentes para a consolidação de componentes construtivos e cuidados que serão deliberados e tratados com os órgãos e entidades responsáveis pelo bem''. 

Banco do Nordeste premia iniciativas empreendedoras de sucesso em Sertânia - PE


O Banco do Nordeste (BNB) realizou, na última quinta-feira (21/11), em Sertânia (PE), a solenidade de entrega do XVII Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e do IX Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar.

Sediado no Clube América, o evento reuniu autoridades como o presidente do BNB, Paulo Câmara, a Senadora Teresa Leitão, Deputados da ALEPE, Diogo Moraes e Rosa Amorim, prefeito anfitrião de Sertânia, Ângelo Ferreira, Superintendente do BNB em Pernambuco, Hugo Queiroz, o superintendente de Microfinança Urbana e Microempresas, Helton Chagas, o superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural, Luiz Sérgio Farias Machado, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, além de lideranças das Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetape) e da Agricultura Familiar (Fetraf) de Pernambuco.

A premiação destacou a atuação de empreendimentos apoiados pelos programas de microcrédito orientado Agroamigo , na área rural, e Crediamigo , na área urbana, em três categorias - “Empreendedorismo sustentável”, “Inovação e tecnologia” e “Produção e comercialização”. Também foram reconhecidos empreendedores que implementaram práticas sustentáveis e mulheres que lideram negócios de impacto em suas localidades.

Morte de jovem indígena de 21 anos comove e gera homenagens em Glória-BA




A jovem indígena Geislane de Jesus Ramos Pankararé, de 21 anos, faleceu nesta segunda-feira, 25 de novembro, no Povoado Serrota, em Glória, Bahia. Segundo as primeiras informações, ela, que enfrentava problemas renais, sofreu um desmaio após se assustar com o barulho de um trovão. Geislane foi socorrida ao hospital Nair Alves de Souza/UPA em Paulo Afonso, mas, infelizmente, não resistiu. No entanto, a causa oficial da morte ainda não foi divulgada.

Geislane, pertencente ao povo indígena Pankararé, era uma jovem cheia de sonhos e conquistas. Formada em técnico de enfermagem, cursava Licenciatura Intercultural Indígena na UNEB e sonhava em fazer Medicina para ajudar sua comunidade. Ela também pensava em cursar Direito para defender os direitos do seu povo.

Além de sua dedicação acadêmica, Geislane participava ativamente do projeto Cunhataí Ikhã, da Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí), onde se destacou pela inteligência e liderança. Durante as eleições de 2022, foi fiscal de urna em sua comunidade e desempenhou papel importante ao incentivar outras jovens a tirarem seus primeiros títulos de eleitor.

Apaixonada por futebol, jogava no time feminino de sua comunidade, desafiando preconceitos e mostrando que o esporte é também das mulheres. Sua presença marcante e sua luta pelos direitos de sua comunidade deixaram um legado que inspira a todos que conviveram com ela.

Homenagens à Geislane Pankararé

A morte precoce de Geislane comoveu toda a comunidade e gerou homenagens emocionantes. A Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí) e o projeto Cunhataí Ikhã lamentaram sua partida:

“Geislane foi uma das meninas do projeto Cunhataí Ikhã, uma das mais jovens do grupo, e sempre nos impressionou pela inteligência, rapidez de raciocínio e dedicação ao projeto e ao seu povo. Ela queria fazer tantas coisas! Que a força dos Encantados esteja com ela e com seus familiares nesse momento tão triste para todas e todos!”

O Campus Intercultural OPARÁ XXVI (UNEB) e o Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (LICEEI) também emitiram nota de pesar:

“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento prematuro de nossa aluna Geislane de Jesus Ramos Pankararé. Lamentamos imensamente esta fatalidade e transmitimos nossos mais sinceros sentimentos de pesar aos familiares, amigos, à turma e ao povo Pankararé.”