sexta-feira, agosto 05, 2022

Destaques de Capa do Jornal do Commercio desta sexta (05/08/2022); veja também manchete dos demais jornais do país




VARÍOLA DOS MACACOS: em Pernambuco, dobra o número de notificações da doença em 7 dias
A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) divulgou, nesta quinta-feira (4), a atualização semanal dos casos notificados de varíola dos macacos. Segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE), subiu para 38 o total de notificações da doença: 30 deles ainda estão em investigação, sete já foram confirmados e um caso foi descartado.

Com isso, o número de notificações dobrou em uma semana no Estado. No último dia 28 de julho, foram divulgadas 19 notificações, com 11 casos ainda em investigação e 7 confirmados, além de um caso descartado.

Entre os casos de varíola dos macacos notificados nesta quinta-feira (4) em Pernambuco, quatro são reeducandos da Penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra, localizada na cidade de Limoeiro, no Agreste do Estado.

Das 38 notificações, sete pacientes tiveram confirmação laboratorial para o vírus e envolvem pessoas residentes nos municípios de Recife (3), Jaboatão dos Guararapes (2), além de dois casos de outros Estados, Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1). As faixas etárias são: 20 a 29 (3), 30 a 39 (1) e 40 a 49 (3). Todos são do sexo masculino. Dos confirmados, todos estão em isolamento domiciliar.

Até o momento, não há evidências de que Pernambuco registre a transmissão local da varíola dos macacos, segundo a SES.

Já os 30 casos que estão em investigação são de pessoas residentes nos municípios de Recife (14), Limoeiro (5), Paulista (2), Abreu e Lima (1), Araçoiaba (1), Camaragibe (1), Gameleira (1), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Petrolina (1), Timbaúba (1) e São Paulo (1). As faixas etárias são: 10 a 19 (4), 20 a 29 (12), 30 a 39 (9), 40 a 49 (3) e 50 a 59 (2), sendo 25 do sexo masculino e 5 do sexo feminino. Os casos notificados estão sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais.

As amostras coletadas estão sendo encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da monkeypox, e para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).
Capacitação sobre a varíola dos macacos em Pernambuco

Na tarde desta quinta-feira (4), profissionais da área da saúde (médicos que atuam nas emergências e unidades de terapia intensiva, coordenadores de enfermagem, chefias clínicas, além de médicos reguladores e gestores) participaram de webpalestra sobre a situação epidemiológica e manejo clínico sobre a varíola dos macacos.

A palestra foi ministrada pelo médico Demetrius Montenegro, chefe do setor de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). Também foi apresentado o cenário epidemiológico em Pernambuco pelo epidemiologista George Dimech, da SES.

Durante a exposição, após apresentação do contexto histórico-epidemiológico da doença e da revisão de literatura, o infectologista Demétrius Montenegro falou sobre a importância do isolamento em casos suspeitos e também a responsabilidade sanitária de cada indivíduo.

"De forma diferente de como ocorre com o coronavírus, não se trata aqui de um isolamento propriamente respiratório, já que é necessário um contato muito próximo e direto com a pessoa contaminada. Nesse surto, o modo de transmissão é de pessoa para pessoa. Então, o problema é o contato com as lesões contaminantes e com a exposição direta às gotículas respiratórias contendo o vírus", disse Demetrius.

Outro ponto ressaltado foi o cuidado com a estigmatização da doença. "De forma geral, estamos ressaltando aqui o contato físico próximo como fator determinante para a transmissão do vírus, e isso inclui também o contato ou a relação sexual, mas não apenas ela. É necessário que trabalhemos contra qualquer forma de preconceito ou estigma que essa infecção possa causar. Não se deve apontar o contato sexual como um fator determinante ou único de disseminação do vírus, mas sim qualquer contato."

Também foram discutidos pontos para reforçar e uniformizar o protocolo de atendimento e manejo clínico, os critérios com relação aos casos prováveis que atendam à definição de caso suspeito, assim como orientações gerais e de diagnóstico.

Em junho, a SES emitiu nota técnica para os serviços de saúde das redes públicas e também privada sobre as diretrizes a serem adotadas para vigilância, acompanhamento e manejo clínico dos casos suspeitos e confirmados da varíola dos macacos em Pernambuco.

Nos casos de maior gravidade, os pacientes devem ser encaminhados, via Central de Regulação, para as unidades de referência em doenças infectocontagiosas (Hospital Correia Picanço, Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Hospital das Clínicas).

Confira abaixo manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira 05 de agosto de 2022

A Tarde
Acidente entre carro e caminhão deixa duas vítimas fatais na BR-101, Aurelino Leal

Correio da Bahia
Salvador confirma 10º caso da varíola dos macacos; Bahia tem 13

Tribuna da Bahia
Secretário de Comunicação pede demissão em Feira de Santana. Câmara quer cassar prefeito

O Globo
Equipe de Lula pressiona, e PT deve manter apoio a Freixo no Rio de Janeiro

O Dia
Ex-vereador Jerominho morre após ser alvo de tiros de fuzil na Zona Oeste carioca

Extra
Bicheiro Rogério de Andrade é preso, apontado como chefe de organização criminosa

Folha de São Paulo
Câmara aprova realização de Concurso Público à distância

O Estado de São Paulo
Bolsonaro sanciona lei que fixa piso salarial de R$ 4,7 mil para enfermeiros

Correio Braziliense
Relator, Moraes vota contra retroatividade da Lei de Improbidade

O Popular
Janones retira candidatura presidencial e formaliza apoio a Lula.

Diário Catarinense
Treinador de vôlei é preso por estupro e assédio de adolescentes em SC

Valor Econômico
Consignado de 45% para aposentados amplia arsenal da reeleição em meio a endividamento recorde

A Crítica
PF e Ibama destroem 23 balsas de garimpo ilegal no município de Autazes/AM

Estado de Minas
Justiça libera shows de R$ 520 mil em cidade com 2,8 mil habitantes em MG

Jornal do Commercio
Número de notificações de varíola dos macacos dobra no Estado de Pernambuco em 7 dias

Diário do Nordeste
Federação PSDB e Cidadania destitui Chiquinho Feitosa e dá comando a Tasso Jereissati

Zero Hora
Oposição apresenta pedido de impeachment de Aras ao presidente do Senado




    OUÇA O PROGRAMA ACORDANDO COM AS NOTÍCIAS NA WEB RÁDIO PETROLÂNDIA 24 HORAS NO AR

    O radialista Assis Ramalho [DRT 3544/PE] apresenta o Programa Acordando com as Notícias de segunda a sexta-feira das 06:30 as 08:30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

    O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

    Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.
    Blog de Assis Ramalho





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário