sexta-feira, julho 29, 2022

Sobe para sete número de casos confirmados de varíola dos macacos em Pernambuco; Sertão registra o primeiro caso suspeito



Subiu para sete o número de casos confirmados de monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos, em Pernambuco. A informação foi divulgada, na noite desta quinta (28), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Com isso, o estado tem, ao todo, 19 notificações da doença. São 11 ocorrências em investigação. Uma delas já está descartada.

No domingo (24), na atualização do quadro de monkeypox mais recente, o estado havia informado que eram três os casos confirmados.

Os casos confirmados, até esta quinta, são de pacientes que moram nos seguintes locais:

Segundo o levantamento da SES-PE, três pacientes têm entre 20 a 29, três estão na faixa etária de 40 a 49 anos e um está entre 30 a 39 anos. Todos são homens, segundo o governo.

Os 11 casos que estão em investigação são de pessoas residentes nos seguintes municípios:

Recife (6)
Paulista (2)
Petrolina (1)
Abreu e Lima (1)
Timbaúba (1)

Sete casos investigados são de pacientes que têm entre 20 e 29. Três estão na faixa etária de 30 a 39 e um deles tem entre 40 e 49 anos. Ao todo, são nove homens e duas mulheres.

Por meio de nota, o estado disse que “não há evidências de que Pernambuco registre a transmissão local da monkeypox”.

Ainda segundo o comunicado, nenhum dos pacientes está internado e todos foram mantidos em isolamento domiciliar. Eles são acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais.

As amostras coletadas estão sendo encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox, e para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).

Doença

A varíola dos macacos foi declarada emergência global em saúde pela Organização Mundial em Saúde (OMS) no sábado (23). Mais de 16 mil casos da doença já foram relatados em 75 países, com ao menos cinco mortes, segundo a OMS.

No Brasil, o Ministério da Saúde contabilizava 696 casos confirmados até a segunda (25). Desde então, pelo menos mais dois estados confirmaram novos casos da doença: Acre e Tocantins. Na terça-feira (26), a OMS classificou a situação do Brasil como "preocupante".

Na quarta (27), o diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselhou que homens que fazem sexo com homens – como gays, bissexuais e trabalhadores do sexo – reduzam, neste momento, o número de parceiros sexuais para diminuir o risco de exposição à varíola dos macacos

Em junho, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco emitiu nota técnica para os serviços de saúde sobre as diretrizes a serem adotadas para vigilância da doença.

O primeiro caso confirmado em Pernambuco foi importado, envolvendo um morador de São Paulo. O homem saiu de Guarulhos para passar uma temporada no Grande Recife.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário