domingo, maio 08, 2022

“Eu já não confio nem mais na minha própria sombra”, disse Jorge Jesus antes de embarcar de volta para Portugal



“Eu já não confio nem mais na minha própria sombra”, disse Jorge Jesus, a amigos, antes de embarcar, no sábado 7 de maio, para Lisboa. O ex-treinador do Flamengo e ídolo da torcida deixou para trás uma turbulência brasileira de críticas e polêmicas. Porém, ao pousar em Portugal, vai protagonizar o segundo episódio da série “As polêmicas aventuras de Mister no Brasil”.

O trecho da entrevista que deu ao “Bem, Amigos”, e que vai ao ar na segunda 9 de maio, assustou e quase fez voar a águia de bronze, que orna a fachada do Estádio da Luz. No programa do Sportv, Jesus contou toda a história de sua saída recente do Benfica, de como pediu para o presidente Rui Costa o liberar, alegando que seria muito melhor para o clube lisboeta.

Entraram num acordo. Não houve multa rescisória de 10 milhões de euros, e o técnico continuaria ganhando salários enquanto não fosse para outro clube.

“Os rivais do Benfica dizem, em jeito de piada, que o clube tem atualmente 3 técnicos: Jorge Jesus, a quem continua pagando; Nélson Veríssimo, o atual; e Roger Smith, o futuro, com quem já tem acordo”, conta Luis Miguel Pereira, jornalista do Sport TV, de Portugal.

Parte da torcida pressiona e critica o presidente Rui Costa, alegando que, juridicamente, se Jesus pediu demissão, não poderia estar recebendo salários. Já um tanto de jornalistas portugueses reclama porque o treinador não contou esta história lá e sim no Brasil, num programa do SporTV daqui.

Para completar, Hugo Cajuda, empresário do atual treinador do Flamengo, Paulo Sousa, emitiu uma nota oficial criticando duramente o Mister, o acusando de “falta de ética, respeito e profissionalismo”.

Tudo por causa de uma reportagem publicada no UOL, contando detalhes de uma conversa com o jornalista Renato Maurício Prado, na casa do ex-presidente Kleber Leite. Renato postou: “Ele não me pediu off em nada e sabia que eu era jornalista”. Já Kleber lamentou o desdobramento do jantar, “o absurdo mal-entendido” e pediu desculpas ao Mister. “Jorge Jesus é merecedor de algumas desculpas. A minha aqui está registrada”.

A viagem jesuíta, que teve uma parada no Sambódromo, e começou com a alegria e empolgação do samba da campeã Grande Rio, virou um samba-canção de Maysa.

Meu Mundo Caiu.

O alegre e assediado Jorge Jesus, que foi ao Nilton Santos ver o jogo do Botafogo, que elogiou a torcida alvinegra, que gravou com Galvão Bueno o programa “Bem, Amigos”, que jantou peixe em São Paulo com Galvão e o conterrâneo Luis Castro ( foto), técnico do Botafogo, que encontrou o humorista Carlos Alberto de Nóbrega, que voltou para o Rio na terça, que foi apresentado ao ator rubro-negro Thiago Lacerda, súbito… ficou triste.

Foi convidado para um jantar na quinta-feira, mas falou muito pouco. À família e às pessoas mais chegadas, reafirmou várias vezes que não faltou ao respeito com o colega Paulo Sousa e que, no “Bem, Amigos”, com a câmera ligada, disse a Galvão que do ponto de vista profissional e ético, era complicado dizer se voltaria ao Flamengo.

“Não vim aqui para desestabilizar o Flamengo, foram opiniões em contextos diferentes”, garantiu aos amigos antes de pegar o avião.

Foram tantas emoções que talvez a solução para tudo isso seja respirar diferentes ares em busca de novas paixões. Ali Koç, presidente do Fenerbahçe, da Turquia, já foi várias vezes a Portugal para contratar Jorge Jesus. A imprensa turca falava em salários anuais de 6 milhões de euros ( cerca de R$ 35 milhões). Porém, o cartola ficou meio frustrado com a viagem brasileira do objeto de desejo. Tanto é que o italiano Gian Piero Gasperini, treinador do Atalanta, também foi sondado. Perguntado sobre o futuro de Jesus, o jornalista turco Kerim Bastan acha “provável que ele vá”, já que o clube e a torcida o querem muito. Se depender do vídeo que os apaixonados torcedores do Fener fizeram especialmente para o Mister, as chances podem crescer. São 2 minutos de uma montagem onde belas imagens do estádio da Luz e da Gávea são mostradas, informando as inúmeras conquistas de Jorge Jesus pelo Benfica e Flamengo. No fim, ele aparece aparentemente chegando à Turquia e assinando um contrato. Para terminar, uma arte com os dizeres “Bem-vindo ao Fenerbahçe, Jorge Jesus”.

Por Sidney Garambone
Futebol & Cultura & Vice-Versa

Nenhum comentário:

Postar um comentário