terça-feira, março 01, 2022

Governo de Pernambuco libera eventos sociais e esportivos com até 3 mil pessoas em locais abertos e até 1,5 mil pessoas em espaços fechados


Eventos sociais em locais abertos podem ter até 3 mil pessoas ou 70% da capacidade do espaço onde são realizados — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

A partir da quarta-feira (2) até o dia 15 de março, está autorizada em todo o estado a realização de eventos sociais e esportivos com até 3 mil pessoas em espaços abertos e 1,5 mil pessoas em locais fechados, ou até 70% da capacidade dos ambientes onde ocorrerem, o que for menor. As novas regras do Plano de Convivência com a Covid-19 foram anunciadas pelo governo de Pernambuco nesta terça-feira (1º).

No início de fevereiro, o limite de público em eventos em Pernambuco foi reduzido de 3 mil para 500 pessoas, em espaços abertos, e de 1 mil para 300 pessoas, em ambientes fechados. Por meio de nota, o governo do estado informou que as novas flexibilizações foram possíveis devido à queda nos indicadores da Covid-19 (confira mais abaixo).

Na quarta-feira (23), ao confirmar mais 7.633 casos da doença, Pernambuco teve o terceiro maior registro de infectados pelo novo coronavírus contabilizados em 24 horas desde a chegada da pandemia ao estado, em março de 2020.

Com as novas regras, nos eventos corporativos e nos estádios de futebol, o limite de público é de até 3 mil pessoas, ou 70% da capacidade, o que for menor. Além disso, continuam as exigências de comprovação de vacina e teste negativo em eventos sociais e esportivos.

Com relação aos serviços de alimentação, a capacidade máxima é de 80% e é obrigatório mostrar o comprovante de vacinação.

Os cinemas, teatros, circos e museus podem receber até 1,5 mil pessoas, ou 70% da capacidade, o que for menor. "Nesse caso, além do passaporte vacinal, a partir de 500 pessoas os ingressos devem ser destinados apenas a quem apresentar teste negativo", disse o governo, na nota.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), houve uma redução de 25% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) na semana epidemiológica 8, encerrada no sábado (26), em comparação com a semana anterior.

A solicitação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também registrou queda de 29% em relação a semana anterior, com 304 pedidos. A SES afirmou, na nota, que a taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede pública está em 58%, menor patamar deste ano.

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário