sábado, fevereiro 05, 2022

Número de profissionais de saúde com Covid-19 sobe 284% em duas semanas em Pernambuco

Somente na semana passada, 809 profissionais de saúde foram diagnosticados com Covid-19 em Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

As infecções por Covid-19 provocadas pela variante ômicron tiveram impacto na rotina de muitos trabalhadores de saúde. Dados da Secretaria Estadual (SES-PE) apontam um aumento de 284% no número de profissionais doentes, em duas semanas. É o recorde na média móvel de casos em profissionais de saúde desde o início de 2021.

Nesta sexta-feira (4) a média era de 146 confirmações por dia. No dia 21 de janeiro, Pernambuco registrou uma média de 38 casos de Covid em profissionais de saúde.

O afastamento do trabalho de centenas de profissionais de saúde por suspeita ou confirmação da Covid-19 tem afetado o atendimento nas unidades de saúde de Pernambuco.

Na semana passada, 809 deles foram diagnosticados por meio de testes realizados no estado. Do domingo (30) até esta sexta (4), outros 624 testaram positivo.

Enquanto tantos profissionais precisaram ser afastados, também aumenta a demanda por atendimento, por causa da aceleração da variante ômicron. A procura por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por exemplo, aumentou 18% em uma semana.

Uma situação que desorganiza tudo nas unidades de saúde e deixa o atendimento mais precário. São mais de 1.800 pessoas internadas, nas redes pública e privada, precisando de cuidados.

O enfermeiro e técnico de enfermagem Paulo Williams Pereira diz que não se surpreendeu por pegar o novo coronavírus. Ele contou que a maioria dos profissionais com teste positivo está sem sintomas.

“É difícil a gente ter o controle. Mesmo com os números altos de profissionais se afastando, as estatísticas podem ser maiores, se todos puderem fazer a testagem. Está difícil”, disse.

Paulo trabalha em ambulâncias e também no Hospital Getúlio Vargas (HGV), na Zona Oeste do Recife. Atende pacientes com Covid desde o início da pandemia, em 2020.

Recentemente, chegou a fazer um plantão bem maior do que o normal para cobrir escalas alteradas por causa do afastamento de colegas. Pegou o novo coronavírus pela segunda vez e ainda está em casa.

“Precisa de escala de extra para suprir a demanda ou de profissionais trabalhando com uma sobrecarga acima do normal. Às vezes, chega a dar 36 horas de plantão para cobrir os outros. A gente chega realmente a uma estafa e pode colapsar e não ter profissional suficiente para suprir a demanda”, destacou.

O enfermeiro conta que passou o susto da doença, mas que a carga de trabalho dos profissionais da área continua assustadora enquanto, em Pernambuco, o protocolo em vigor ainda permite a realização de eventos com até 3 mil pessoas.

“Pode chegar uma hora que não vai ter como assegurar o serviço. O susto da doença tem passado, mas o susto com a carga de trabalho não. Tem assustado não só a mim, mas também outros colegas de trabalho”, salientou.

Recife

Na rede de saúde do Recife, também são observados muitos desfalques. Na quinta (3) eram 424 profissionais afastados por suspeita ou confirmação de Covid: 61 médicos, 62 enfermeiros, 67 técnicos em enfermagem e 40 auxiliares de enfermagem.

Amanda Campos é médica e trabalha na UTI geral de um hospital particular — Foto: Reprodução/TV Globo

Amanda Campos é médica e trabalha na UTI geral de um hospital particular que, pela terceira vez, foi transformada em UTI para pacientes com Covid.

Ela também dá plantão na enfermaria de Covid do Hospital de Câncer de Pernambuco, na área central, e calcula que está no sexto dia da doença, que trouxe dor de garganta, tosse e moleza.

“Eu tinha me segurado até então sem a doença, mas a gente viu o número de casos aumentar bastante. Eu acredito que os cuidados que a gente tinha antes, no ambiente de trabalho, a gente de certa forma está pecando nisso, porque a gente está muito cansado”, observou.

O que diz o governo

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que vai convocar 652 profissionais de saúde aprovados em seleções simplificadas e que vai fazer uma nova seleção para contratar mais 240 profissionais.

A secretaria disse também que o governo de Pernambuco vai discutir a necessidade de novas restrições na segunda-feira (7).

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário