terça-feira, fevereiro 01, 2022

Covid: Brasil tem 1,5 milhão de crianças entre 5 e 11 anos vacinadas


O Brasil atingiu a marca de 1,5 milhão de crianças entre 5 e 11 anos imunizadas contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Os dados foram analisados pelo Metrópoles, com base em material publicado pelo LocalizaSUS, plataforma de prestação de contas do Ministério da Saúde.

Ao todo, segundo as informações disponibilizadas, 1.543.132 crianças receberam a imunização contra a enfermidade até esta terça-feira (1º/2). O público-alvo é composto por 20 milhões de pessoas.

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de crianças na campanha em 5 de janeiro, porém somente em 13 de janeiro as doses infantis começaram a chegar ao país.

Cada cidade define o cronograma de vacinação, que obedece à disponibilidade de doses e à ordem de faixa etária a ser atendida.

De acordo o LocalizaSUS, 23,9 milhões de adolescentes entre 12 e 17 anos já foram imunizados – dentre os quais há 15,1 milhões com a primeira dose e 8,8 milhões referentes à segunda aplicação.

Compra

O Ministério da Saúde negocia a compra de 10 milhões de doses da Coronavac para a vacinação de crianças. O imunizante é produzido pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

A vacina desenvolvida pelo instituto contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, pode ser usada em crianças a partir de 6 anos, segundo autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As negociações começaram após o Ministério da Saúde contabilizar, junto aos estados, a quantidade de doses em estoque: 6,4 milhões. O Butantan analisa a proposta de encomenda.
Panorama

Até o momento, o governo federal distribuiu mais de 407 milhões de unidades de vacina Covid-19, e aplicou 355 milhões de doses. A campanha de imunização começou em janeiro de 2021.

Desde o início da pandemia, o Brasil registrou 25,4 milhões de casos de Covid-19, e 627 mil pessoas morreram em decorrência de complicações da enfermidade.

Por Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário