11 março 2021

Fiocruz diz que Brasil vive pior momento da pandemia com 10% das mortes registradas no mundo


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou nesta quinta-feira (11) que o Brasil vive o pior momento da pandemia. A entidade divulgou, em seu boletim quinzenal, que a avaliação é decorrente da piora dos indicadores sobre a Covid-19 no país:

alta taxa de ocupação de leitos,tendência de alta nos casos de síndromes respiratórias, e
alta participação do país no total de mortes causadas pela doença no mundo.

Um ano após a pandemia ser oficialmente reconhecida, o país registrou 10,3% das mortes do mundo por Covid, sendo que tem apenas 3% da população do planeta.

"O Brasil se encontra entre os países com piores indicadores, totalizando 11.122.429 casos e 268.370 óbitos" - boletim da Fiocruz

"Os recordes de novos casos e óbitos vêm sendo superados diariamente, acompanhados por uma situação de colapso dos sistemas de saúde em grande parte dos estados e municípios", aponta a nota divulgada pela Fiocruz.

Casos de síndrome respiratória

No boletim, a Fiocruz também detalhou os dados do sistema InfoGripe, que monitora a incidência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil. Segundo os pesquisadores, os dados mostram que os casos também estão em "níveis muito altos" em todos os estados, com maior destaque para as regiões Sul e Sudeste. Mais de 96% dos casos e 99,1% dos óbitos são em decorrência do novo coronavírus.

Lotação de UTIs

Na terça-feira (9), a fundação já havia divulgado uma edição extraordinária do boletim para tratar da lotação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) durante a pandemia de Covid-19: segundo o documento, os índices de ocupação fazem 20 unidades da federação serem classificadas na "zona de alerta crítico" e 13 unidades têm 90% de ocupação.

Na classificação da Fiocruz, as taxas de ocupação são classificadas em zona de alerta crítico (vermelho) quando iguais ou superiores a 80%, em zona de alerta intermediário (amarelo) quando iguais ou superiores a 60% e inferiores a 80%, e fora de zona de alerta (verde) quando inferiores a 60%.

Estados com mais de 90% de lotação de UTIs

Rondônia
Acre
Tocantins
Ceará
Rio Grande do Norte
Pernambuco
Paraná
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso
Goiás
Distrito Federal

"Na última semana, embora a saída do Pará da zona de alerta crítico para a zona intermediária, com a queda do indicador de 82% para 75%, possa deixar uma impressão visual de melhoria do quadro geral, é importante sublinhar que se observou exatamente o oposto, com crescimento do indicador em quase todos estados e no Distrito Federal e entrada na zona crítica dos estados de São Paulo e de Sergipe." - nota da Fiocruz

Situação nas capitais

Vinte e cinco das 27 capitais do país estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos iguais ou superiores a 80%, sendo 15 delas superiores a 90%.

Porto Velho (100%)
Rio Branco (99%)
Manaus (87%)
Boa Vista (80%)
Macapá (90%)
Palmas (95%)
São Luís (94%)
Teresina (98%)
Fortaleza (96%)
Natal (96%)
João Pessoa (87%)
Recife (85%)
Aracajú (86%)
Salvador (85%)
Belo Horizonte (85%)
Vitória (80%)
Rio de Janeiro (93%)
São Paulo (82%)
Curitiba (96%)
Florianópolis (97%)
Porto Alegre (102%)
Campo Grande (106%)
Cuiabá (96%)
Goiânia (98%)
Brasília (97%)

As outras duas capitais restantes estão com taxas superiores a 70%: Belém (75%) e Maceió (73%).

Por G1


Boletim desta quinta-feira (11/03/2021): Com mais 1.669 casos de Covid e 23 óbitos, Pernambuco totaliza 313.227 infectados e 11.269 mortes


Foram confirmados, nesta quinta-feira (11), 1.669 casos de Covid-19 e 23 óbitos por causa da doença em Pernambuco. Com isso, o estado passou a totalizar 313.227 infectados e 11.269 mortes provocados pelo novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 67 dos 1.669 casos confirmados nesta quinta-feira (11) foram de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Outras 1.602 pessoas tiveram o diagnóstico da forma leve da doença no estado.

Considerando essa divisão, o estado passou a ter 33.257 casos graves da Covid-19 e 279.970 quadros leves da doença. Os registros de pacientes infectados pelo novo coronavírus começaram no dia 12 de março de 2020.

Com relação aos 23 óbitos confirmados nesta quinta-feira (11), eles aconteceram entre o dia 21 de abril de 2020 e a terça-feira (9). Outros detalhes epidemiológicos devem ser divulgados pela SES ao longo do dia.

Por G1 PE

Prefeitura de Petrolândia informa: Horário de Funcionamento do Centro Covid e Inscrição e renovação do Cadastro de Produtor Cultural; Confira!

  Resultado de imagem para assis ramalho + prefeitura de petrolândia


Horário de Funcionamento - Centro Covid em Petrolândia.
Segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone do Centro Covid: (87) 9 9109-6413
Telefone da Vigilância Sanitária: (87) 9 9646-5830


Atenção Produtores Culturais.
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer está a disposição dos que tiverem dificuldade em realizar as inscrições!
A equipe está disponível das 8:00 às 13:00 horas na Biblioteca Pública Barão de Mauá.

Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: O que os Conselhos Municipais e por que são importantes para nossa cidade?

Em Petrolândia o mais recente pedido para ser criado foi o Conselho de Juventudes, encaminhado pelo coletivo “Petrolândia de Verdade”. O Projeto de Lei já foi apresentado à Câmara de Vereadores pelo vereador Fabrício Cavalcante (PTB), se aprovado, representações de juventude da cidade, sociedade civil e governo, finalmente poderão definir o que é prioridade para o segmento dentro de seus mais diversos recortes.

Por:Blog Gota D’Água 

Os conselhos municipais são espaços compostos por representações das comunidades e do governo para definir os rumos das políticas públicas seja fiscalizando, propondo ou definindo como aquele serviço acontecerá nos próximos anos. Conselho da Saúde, do idoso, da criança, do meio ambiente são algumas das possibilidades em que a sociedade pode acompanhar e determinar quais as melhores políticas e melhor aplicação de recursos a serem adotadas à realidade da cidade.

É equivalente ao papel dos vereadores o que reforça a democracia na cidade por ser mais um ambiente de decisões em que o povo pode e deve participar.

COMO SE CRIA UM CONSELHO?

Qualquer cidadão ou grupo da sociedade civil tem condição de propor e articular a criação de um conselho. Para isso, é necessário que uma lei municipal o crie – e leis podem ser propostas por iniciativa popular. Essa proposta segue o trâmite normal de qualquer lei, ou seja, ser aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito. Feito isso, é criado um novo Conselho Municipal. Em Petrolândia o mais recente pedido para ser criado foi o Conselho de Juventudes, encaminhado pelo coletivo “Petrolândia de Verdade”. O Projeto de Lei já foi apresentado à Câmara de Vereadores pelo vereador Fabrício Cavalcante (PTB), se aprovado, representações de juventude da cidade, sociedade civil e governo, finalmente poderão definir o que é prioridade para o segmento dentro de seus mais diversos recortes.

Uma vez aprovado o conselho deve ter o seu próprio regimento, ou regulamento, que deve ser formulado pelos seus representantes. Nele devem constar seus objetivos, sua composição, seu caráter – que dispõe sobre ter ou não as características citadas acima, em ser deliberativo, colegiado, permanente e consultivo – e suas funções.

VOCÊ SABIA QUE EM PETROLÂNDIA HÁ CONSELHOS COM MILHARES DE REAIS PARADOS?

Desde o ano de 2016 foi firmada a parceria entre a ONG Repensar, os Conselhos Municipais da Criança e do Idoso de Petrolândia com o Banco Santander. Através desta foi possível o atendimento de mais de 300 petrolandenses em sua maioria em situação de vulnerabilidade social.

Somente esses dois conselhos conseguiram através do Banco Santander a soma de um milhão de reais para serem aplicados em políticas públicas para esses grupos tão necessitados, mas, até o momento dessa publicação, ainda não foi utilizado e não informações claras sobre o porquê desse recurso não ter sido aplicado até hoje.

Outros conselhos como da saúde, educação, assistência social também recebem recursos para serem aplicados no município e, se o cidadão não estiver atento, pode perder soluções para problemas antigos.

Cabe aos presidentes e conselheiros realizarem esse trabalho de forma transparente com cronograma periódico acerca da realização de reuniões e definições para fácil acesso de toda população.

VAMOS EXERCER NOSSA CIDADANIA E TOMAR O QUE É NOSSO?

Todas as reuniões de conselhos de políticas públicas devem ser realizadas em local de fácil acesso para o público, com horário, data, local e pauta divulgados com antecedência.

Por isso, informe-se sobre os conselhos existentes no seu município e experimente comparecer a uma das reuniões de um conselho de seu interesse que, atualmente, por conta da pandemia, precisam acontecer virtualmente.

O Blog Gota D’Água está fazendo um levantamento de todos os conselhos existentes no município de Petrolândia e da região de Itaparica: os que existem, suas situações, pessoas envolvidas e abre espaço para que os conselhos publiquem os resultados de suas atuações.

Por:Blog Gota D’Água 

Rodrigo Novaes assegura ações de Infraestrutura, abastecimento de água e iluminação para São José do Belmonte


Em audiência com o governador Paulo Câmara, o deputado estadual licenciado e secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, assegurou ações estruturantes para o município de São José do Belmonte, no Sertão, nas áreas de iluminação, abastecimento de água e Infraestrutura. O encontro, realizado nessa terça-feira (9), no Palácio do Campo das Princesas, contou com a presença do prefeito Romonilson Mariano.

Entre as ações estruturantes está a retomada da obra de acesso ao município com conclusão da iluminação; além do recapeamento que leva Belmonte ao Ceará e obras de abastecimento de água na cidade. Rodrigo e Romonilson também garantiram com o governador a liberação de recursos do FEM para Belmonte.

“O governador Paulo Câmara, preocupado com o desenvolvimento de Belmonte, vai iniciar em breve essas intervenções na cidade. Fico feliz em poder contribuir com a administração de Romonilson, que tem feito um trabalho sério e comprometido. Belmonte pode contar com nossa força de trabalho para viver dias melhores”, pontuou Rodrigo Novaes.

Prefeitura de Petrolândia informa: Horário de Funcionamento do Centro Covid e Inscrição e renovação do Cadastro de Produtor Cultural; Confira!

 Resultado de imagem para assis ramalho + prefeitura de petrolândia


Horário de Funcionamento - Centro Covid em Petrolândia.
Segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone do Centro Covid: (87) 9 9109-6413
Telefone da Vigilância Sanitária: (87) 9 9646-5830


Atenção Produtores Culturais.
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer está a disposição dos que tiverem dificuldade em realizar as inscrições!
A equipe está disponível das 8:00 às 13:00 horas na Biblioteca Pública Barão de Mauá.

Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia (COVID-19): Novo boletim informativo aponta que caiu para 13 o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus; veja o quadro completo



Boletim informativo da prefeitura de Petrolândia desta quarta-feira (10/03) informa que caiu para 13 o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no município. No boletim anterior, datado de terça-feira (09/03), havia 15 casos ativos.

Dos atuais 13 casos confirmados, 11 pessoas estão em isolamento domiciliar e 2 em internamento.

O município contabiliza 21 óbitos, e existe 12 pessoas com a suspeita do vírus..

Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contato com a vigilância epidemiológica pelo número (87) 9646-5830.

A TENÇÃO, A PANDEMIA NÃO ACABOU!
A secretaria de saúde do município faz apelo à população: Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

Confira abaixo os números divulgados do boletim desta quarta-feira (10/03) e a localização dos casos ativos.
 

Confira abaixo o quadro completo e locais com casos ativos



 

Confira abaixo o quadro comparativo com o último boletim divulgado na terça-feira (09/03).


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação/Prefeitura de Petrolândia