sexta-feira, outubro 29, 2021

Bolsonaro chega a Roma para encontro do G20



O presidente Jair Bolsonaro chegou a Roma, na Itália, nesta sexta-feira (29) para participar do das reuniões da cúpula do G20.

O encontro será uma espécie de prévia da COP26, que acontecerá na Escócia, mas também devem ser discutidas pautas comerciais, especialmente em reuniões bilaterais.

Bolsonaro viajou com Paulo Guedes (Economia), Carlos França (Relações Exteriores) e Joaquim Leite (Meio Ambiente).

O presidente, no entanto, não participará da reunião do clima na Escócia: de Roma, ele seguirá para uma agenda pela Itália.

A Itália deixou de exigir o uso de máscara ao ar livre desde junho. Desde abril, o governo vem liberando as restrições que haviam sido impostas em 2020 para conter as infecções pelo coronavírus.

O presidente americano Joe Biden quer destacar a mensagem de que os “Estados Unidos voltaram”, após quatro anos de polêmicas diplomáticas com Donald Trump. Biden encontrou-se com o Papa Francisco nesta sexta-feira.

As estações de metrô próximas à sede do evento estão fechadas, e o tráfego local está limitado às delegações.

A principal manifestação está marcada para sábado (30) à tarde na Praça São João de Latrão em Roma. O protesto vai reunir sindicatos, partidos de esquerda e movimentos LGBTQ+ porque o Senado italiano não aprovou uma lei anti-homofobia.

Bolsonaro tem agenda com presidente da Itália




Bolsonaro chega a Roma para cúpula do G20 — Foto: Reprodução/GloboNews


Nesta sexta-feira, Bolsonaro será recebido pelo presidente italiano, Sergio Matarella.

Não há previsão da participação de Mario Draghi, o primeiro-ministro e chefe de fato do governo da Itália.

Depois do encontro do G20, Bolsonaro vai visitar o vilarejo de Anguillara Vêneta, de 4 mil habitantes. Foi lá que nasceu Vittorio Bolzonaro, um bisavô do presidente.

A prefeita Alessandra Buoso, da Liga, partido de extrema direita, deve dar a Bolsonaro o título de Cidadão Honorário do Município.

Políticos italianos, religiosos católicos e brasileiros que vivem na Itália fizeram protestos pela concessão desse título honorário. Para Dario Marini, secretário regional do Partito Comunista Italiano, “dar cidadania honorária à Bolsonaro é como dar o Prêmio Nobel a um médico contrário a vacinas”.

Visita à Basílica de Pádua

Bolsonaro seguirá para a cidade de Pádua.

Ainda não foi confirmada a visita dele à Basílica de Santo Antônio de Pádua, onde estão as relíquias do santo padroeiro da cidade.

Essa igreja que divulgou uma nota em que manifesta descontentamento com a concessão do título de cidadão honorário a Bolsonaro pela cidade Anguillara Veneta.

Na nota, intitulada “Laços com o Brasil, apelo a Bolsonaro”, os religiosos católicos salientam a presença de missionários da região entre os indígenas, destacando as figuras dos padres Ezechiele Ramin e Ruggero Ruvoletto, ambos assassinados por pistoleiros no Brasil.

Recentemente, mais de 400 padres e 10 bispos católicos do Brasil assinaram um manifesto que acusa o presidente Jair Bolsonaro de ter profanado o Santuário de Nossa Senhora Aparecida no último dia 12, dia da padroeira do país.

Na terça-feira Bolsonaro viajará para Pistoia Para participar da Cerimônia em Memória dos Pracinhas brasileiros falecidos na Segunda Guerra Mundial no Monumento Votivo Militar Brasileiro. Em seguida, ele voltará ao Brasil.

Por G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário