quinta-feira, agosto 19, 2021

Governo de PE anuncia selo para validar presença de pessoas testadas ou vacinadas contra Covid em eventos

Ana Paula Vilaça concedeu entrevista coletiva, nesta quinta (18), sobre plano de convivência com a Covid — Foto: Priscila Aguiar/G1

O governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta (19), a criação de um selo para validar a presença de pessoas em eventos, incluindo os de grande porte. Para participar, o público terá que comprovar ter sido testado ou ter tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Para a criação do "Passe Seguro PE", o governo disse que vai receber, a partir da segunda (23), propostas de empresas da área de tecnologia desenvolvedoras de aplicativos para a elaboração de ferramentas de certificação que agrupe informações sobre vacinação e exames de Covid-19.

As informações foram anunciadas pela secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira (19), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

"Todas as informações e critérios para a elaboração desses aplicativos, dessas ferramentas, vão estar disponíveis a partir da segunda no nosso site pecontraocoronavirus", declarou, Vilaça.

Ela afirmou que o objetivo dessas ferramentas é facilitar o acesso das pessoas em grandes eventos, dando segurança ao controle da população que estará participando desses grandes eventos.

"Então, isso faz parte da retomada da presença do público em grandes eventos", comentou.

A secretária-executiva disse também que, a partir de segunda, essas desenvolvedoras de aplicativos poderão submeter as propostas uma comissão técnica, que vão fazer as análises.

Ela será formada por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, API, que é a empresa de tecnologia do governo, e a Secretaria de Saúde.

Ainda de cordo com Ana Paula Vilaça, uma das exigências para essa ferramenta é que ela agrupe informações para uma checagem digital prévia das informações do publico.

Será preciso conter dados sobre vacinação contra a Covid-19 e teste RT-PCR. Esse produto pode ser elaborado por grupos diferentes.

Essa ferramenta também deve ter um banco de dados para armazenar informações oficiais sobre vacinação e exames RT-PCR, além de fotos para a criação de uma carteira digital.

O teste RT-PCR terá que ser feito 48 horas antes do evento, segundo Vilaça. “O que a gente quer coibir é que entre pessoas sem vacinas e sem testes”, afirmou.

A secretária -executiva observou que o objetivo é dar segurança e agilidade. "Tudo estará checado e vai ter um QR Code. Nessa carteirinha, vai ter foto e a pessoa vai mostrar que é ela”, comentou. Para Vilaça, o estado é o primeiro a ter esse tipo de controle.

Durante a entrevista, Ana Paula Vilaça disse também que o governo vai certificar, por meio da equipe de tecnologia, que aquele aplicativo é uma ferramenta segura.

"É preciso que ele agrupe informações para uma checagem digital prévia desses documentos e informações. Então a empresa vai ver quais os requisitos, submeter, até cinco dias úteis. Não há limite para o selo”, acrescentou.

Sobre a importância do selo, a secretária-executiva afirmou que as ferramentas serão usadas para uma checagem prévia, antes da realização do evento.

"Então ao comprar o ingresso, as pessoas terão oportunidade de comprovar a sua imunização completa, com duas doses, ou com uma dose. E nesse caso as pessoas vão precisar realizar também o teste RT-PCR para que possam ingressar nesses ambientes", disse.

De acordo com ela, Isso dá acesso ao público com segurança e confiabilidade. Também garante, assim, que nesses ambientes com cerca de mil, duas mil pessoas, todas as medidas sanitárias sejam adotadas e o ambiente seja controlado do ponto de vista da imunização.

As empresas interessadas em desenvolver essa ferramenta devem entrar no site pecontraocoronavirus.pe.gov.br para checar os requisitos e solicitar a certificação. O prazo para resposta é de cinco dias úteis.


Governo de Pernambuco planeja certificados para quem tomou vacina contra Covid participar de eventos de grande porte — Foto: Reprodução/WhatsApp

A secretária-executiva disse, ainda, que o governo etá elaborando protocolos sanitários e conta com a possibilidade de eventos testes "nos próximos dias".

A partir da elaboração dessas ferramentas e da certificação desse selo, as empresas poderão disponibilizar no mercado essas ferramentas para que os produtores de evento utilizem.

Na entrevista, o governo disse que Pernambuco atingiu uma estabilidade em relação a número de casos de de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O estado disse que "são os patamares mais baixos desde o início da pandemia.

Diante disso, Vilaça afirmou que "nas próximas semanas não haverá avanços em relação ao plano de flexibilização". "É preciso ter cuidado, especialmente pela circulação da variante delta", afirmou Ana Paula Vilaça.

Na quarta-feira (18), o secretário André Longo confirmou a transmissão comunitária da variante delta da Covid-19 no estado e afirmou que isso não significava "necessariamente que a decisão do comitê não é por interromper os avanços do plano de convivência" com a Covid-19.

Ele também adiantou a possibilidade de avanços no plano de convivência com a realização de eventos testes para o mês de setembro.

A ideia do governo é desenvolver eventos testes exclusivamente para as pessoas que têm as duas doses da vacina contra a Covid-19. A questão vinha sendo tratada com diversos promotores de evento, incluindo a Federação Pernambucana de Futebol.

Covid-19 em Pernambuco

Pernambuco contabilizou, nesta quinta-feira (19), mais 11 mortes e 533 casos de Covid-19. Com isso, o total de casos da doença foi para 602.507 e o de óbitos para 19.224 . Os dados são contabilizados desde março de 2020.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário