sábado, junho 12, 2021

Legado de Marco Maciel em Petrolândia: Ex-governador estadualizou escolas municipais que cobravam mensalidades

Escolas de Petrolândia foram estadualizadas no governo Marcos Maciel (1979-1982) da década de 70. Na foto, o então governador em visita à velha Petrolândia (Fotos: Acervo do ex-prefeito José Dantas)

Marco Maciel, ex-governador falecido na madrugada deste sábado (12/06), deixou seu legado na Educação de Petrolândia. A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Jatobá, situada em Petrolândia, está prestes a celebrar seu 63º aniversário. Criada em 27 de julho de 1957, com o nome de Ginásio Municipal de Petrolândia, a escola pública cobrou mensalidades dos alunos até o final dos anos 70. Somente na gestão do ex-prefeito José Dantas de Lima, que também estudou no Ginásio e solicitou ao então governador Marcos Maciel, a estadualização do Ginásio Municipal de Petrolândia.
 
"Eram, na verdade, três escolas, [mas] há possibilidade de estar enganado: Ginásio Municipal, Colégio Comercial São Francisco (curso técnico de contabilidade) e tinha um curso de professor [Magistério], a nível de segundo grau. O ano da estadualização deve ter sido 80 ou 81, no governo Marco Maciel, que foi governador de 79 a 82. O prefeito era eu, realmente. Pagava-se mensalidade sim, a menos que [o aluno fosse] da corrente do prefeito, que "ganhava" bolsa de estudos. Algumas vezes, quando estudante, voltei do portão por não ter pago a mensalidade, o que motivou muito a lutar pela estadualização das escolas, tendo conseguido com Marco Maciel'', declarou o ex-prefeito, em 2019, durante entrevista especial do Blog de Assis Ramalho em homenagem aos 110 anos de emancipação política de Petrolândia, celebrada em 1º de julho.



Filho do ex-prefeito do Recife, José do Rego Maciel, Marco Antônio de Oliveira Maciel, nasceu no Recife, em 21 de julho de 1940. Ele foi advogado, professor e político. Cumpriu mandatos como deputado, governador de Pernambuco, senador (2003 até 2011) e 22º vice-presidente da República, durante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 2003. Faleceu aos 80 anos, em Brasília-DF, em 12 de junho de 2021, após longa luta contra o Mal de Alzheimer. 

Leia abaixo trechos da reportagem "O discreto poder de Marco Maciel", de Cláudia Carneiro, disponível em arquivo da revista IstoÉ Gente Online. A data da publicação original, provavelmente no final de 2002,  não é informada. 

"Maciel começou a carreira como líder estudantil. Elegeu-se deputado estadual, deputado federal duas vezes, foi nomeado governador, e ganhou outras duas eleições para o Senado. Foi presidente da Câmara dos Deputados de 1977 a 1979 e afastou-se do regime militar para ajudar a eleger Tancredo Neves presidente da República. Durante o governo José Sarney, Maciel foi ministro da Educação e chefe do Gabinete Civil da Presidência. Não era o vice dos sonhos de Fernando Henrique Cardoso – chegou lá depois da renúncia do anterior, Guilherme Palmeira. Mas lhe serviu como uma luva desde a primeira eleição em 1994. 

"Certa vez, [Marco Maciel] supreendeu a família. Numa viagem aos Estados Unidos perdeu parte do dia para comprar todos os quesitos necessários para se transformar num adepto genuíno do cachimbo. 'Quando chegamos no Brasil, ele fumou uma vez e nunca mais', conta a mulher Anna Maria Maciel, 59, com quem é casado há 33 anos e tem três filhos. 'Acho que ele descobriu que seria uma enorme perda de tempo.' É por causa deste estilo, discreto porém objetivo, que, ao final da gestão FHC, Marco Maciel terá mandado no País por quase um ano – e muito pouca gente haverá de perceber. Nas 61 interinidades na Presidência da República, somente por duas vezes o vice deixou seu gabinete no subsolo do Palácio do Planalto para frequentar o andar do gabinete do presidente Fernando Henrique."

O Blog de Assis Ramalho lamenta profundamente a perda do Marco de Pernambuco, um homem de fé que, durante longos anos e a seu modo, Deus poupou do sofrimento de colocar-se a par do caótico cenário político brasileiro. 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Acervo pessoal Dr. José Dantas de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário