segunda-feira, março 29, 2021

BA: governador lamenta morte de PM e repudia ataques de bolsonaristas

Policial militar que 'surtou' e disparou tiros para cima na região do Farol da Barra, em Salvador era lotado na 72ª CIPM — Foto: Reprodução / Redes Sociais

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), usou suas redes sociais nesta segunda-feira (29/3) para lamentar a morte do policial militar Wesley Soares Góes, baleado por colegas nesse domingo (28/3) em meio a um surto psicótico no Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador (BA). Em vídeo, o governador se solidarizou com a família do militar e com os integrantes da PM que participaram da operação que resultou na morte do soldado.

Wesley Goes estava armado com um fuzil e chegou a abrir fogo contra os policiais que tentaram convencê-lo a se entregar. Ele acabou sendo morto e isso desencadeou protestos e uma ameaça de greve na PM baiana.

Valter Campanato/Agência Brasil

“Quero lamentar profundamente o fato ocorrido neste domingo e ao mesmo tempo manifestar meus sentimentos à família do policial envolvido. Também quero estender minha solidariedade a todos os policiais que participaram da operação e colocaram suas vidas em risco”. disse o governador.

No vídeo, Costa reclamou dos ataques que recebeu durante todo fim de semana. Policiais militares fizeram um protesto em frente ao Hospital Geral do Estado (HGE), na noite desse domingo, e ameaçaram parar as atividades.

Apoio de bolsonaristas

A crise gerada após a morte do soldado chegou a receber apoio de parlamentares bolsonaristas, que também usaram as redes para encorajar o movimento.

Outra manifestação está marcada para esta segunda, no Farol da Barra, onde ocorreu o caso.

Surto

Na noite de domingo, o policial Wesley Goes disparou pelo menos uma dezena de tiros para o alto e em direção aos demais policais que foram chamados para contê-lo. Com o rosto pintado de verde e amarelo, enquanto efetuava os disparos, ele gritava palavras de ordem.

Ele pertencia à 72º Companhia Independente de Polícia Militar de Itacaré, no sul do estado. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que o soldado teve “um surto psicótico”.

O policial estava armado com um fuzil e uma pistola e provocou pânico entre os moradores da região.

Baleado por agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o policial recebeu atendimento emergencial em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e seguiu para o Hospital Geral do Estado. O estado de saúde dele não foi divulgado.


Por Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário