terça-feira, agosto 04, 2020

Aprovados em concurso da PM fazem ato no Recife para reivindicar nomeação

Aprovados em concurso da PM fazem protesto no Hemope, no Recife — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo
Aprovados em concurso da PM fazem protesto no Hemope, no Recife — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

José Demétrio Neto aguarda nomeação após ser aprovado no concurso da PM em 2018 — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

“A expectativa é muito grande. Fizemos desse concurso um projeto de vida. Particularmente, eu já venho estudando há mais de cinco anos. Já logrei êxito no concurso de 2016 e infelizmente fui reprovado no teste físico, mas não desisti. É um sonho meu, é um sonho de muitos, perseverei e consegui lograr êxito novamente. Estamos apenas aguardando a convocação do governador", disse o integrante do Movimento Aptos Concurso PMPE/2018, José Demétrio Neto

Usando camisas do movimento e carregando uma faixa que parabeniza a formação de novos policiais, os integrantes do ato pedem a entrada dos aprovados que aguardam há dois anos a posse. Segundo o grupo, há 1.428 pessoas nessa situação.

“O que o governo tem alegado é a Lei de Responsabilidade Fiscal e a questão da pandemia, por não poder ter o curso de formação presencial. Só que em alguns estados já existe curso de formação inicial das cadeiras teóricas on-line”, afirmou José Demétrio.

Resposta do governo

Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) afirmou que "espera contar com os candidatos classificados remanescentes do concurso público para Polícia Militar de Pernambuco" e que "os últimos certames teve um número de convocados acima da quantidade de vagas oferecidas".

Também no texto, o governo explicou que, por causa da pandemia da Covid-19, "que veta a reunião de alunos em cursos de formação, assim como as perdas de receitas decorrentes desse período, as convocações da SDS estão sendo avaliadas, já que uma das premissas da gestão estadual é atuar com responsabilidade em relação às contas públicas e medidas sanitárias".

Ainda no comunicado, declarou que "uma formação policial, pela sua complexidade e necessidade da prática de técnicas em ambientes apropriados, não pode ser feita a distância". A secretaria também disse que "reforçar os recursos humanos para a área da segurança pública tem sido uma prioridade do governo do estado".

Em seguida, contou que, desde 2015, "4.770 novos policiais militares foram convocados para as fileiras da PMPE, entre praças e oficiais. Além disso, outros 2.059 profissionais foram convocados para ingressar nas Polícias Civil e Científica, assim como no Corpo de Bombeiros Militar".

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário