sexta-feira, 31 de julho de 2020

Com participação do presidente Bolsonaro, Codevasf aciona sistema de abastecimento em Campo Alegre de Lourdes (BA)


O presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, participaram nesta quinta-feira (30) do ato de acionamento do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia. O sistema é a maior obra de abastecimento de água realizada pela Codevasf no norte da Bahia e mobilizou investimentos de R$ 90 milhões do Governo Federal.

“Nosso país tem um tremendo potencial para ocupar o local que ele merece no cenário mundial. Com a graça de Deus e o apoio do povo nós chegaremos lá”, disse na ocasião o presidente Bolsonaro. Mais de 40 mil pessoas serão beneficiadas pelo SIAA com água tratada em 71 localidades rurais e urbanas dos municípios de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado.

“Num momento em que o presidente Bolsonaro acaba de sancionar o novo marco regulatório do saneamento no Brasil, que vai facilitar o avanço do saneamento básico no nosso país, já estamos saindo na frente”, afirma o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira. “Vamos continuar trabalhando de forma transparente, com agilidade e eficiência, para continuar transformando a realidade das pessoas e levando as ações do Governo Federal para onde a população mais precisa”, acrescenta Moreira.

Para garantir o término das obras, foram desembolsados R$ 20 milhões em 2019 e 2020. “Os investimentos permitem que a população tenha mais qualidade de vida e, também, possibilitam oportunidades para o desenvolvimento da região. Por isso, o Governo Federal tem priorizado os recursos necessários para garantir a segurança hídrica, especialmente no Nordeste”, destaca o ministro Rogério Marinho.

A estrutura do SIAA acionado nesta quinta-feira é composta por 477 quilômetros de adutoras e rede de distribuição e mais de 8,6 mil ligações domiciliares — além de estações elevatórias, reservatórios e casas de cloração, entre outros elementos. A água distribuída pelo sistema tem origem no rio São Francisco e é captada no lago de Sobradinho, em área do povoado de Passagem — em Pilão Arcado.

Por -  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário