sábado, maio 16, 2020

Famílias de pacientes que morreram em Paulo Afonso negam suspeita de Covid-19 e criticam nota da prefeitura


Na noite desta sexta-feira (15), a prefeitura de Paulo Afonso foi alvo de duras críticas nas redes sociais após anunciar oficialmente “o óbito de duas pessoas com suspeita da Covid-19 no município”. De acordo com a publicação da prefeitura, “os pacientes – uma mulher de 57 anos e um jovem de 21 anos – deram entrada no HMPA e Hospital Covid-19, respectivamente…”

Revoltada, a família da mulher fez a primeira contestação contra a informação da prefeitura. A paciente estava internada no Hospital Nair Alves de Souza há 25 dias, e não no HMPA ou Hospital Covid como noticiou a prefeitura. “(Ela) estava internada no Nair e não no BTN. A família está revoltada só isso. E com toda razão.” escreveu Valquíria Lopis, irmã da paciente.

De fato, Valquíria falou a verdade quanto ao local, tanto é que poucas horas depois da postagem, a prefeitura trocou o nome HMPA por HNAS, porém nenhuma errata foi publicada.



Ainda segundo a prefeitura, “ao apresentarem os sintomas do novo coronavírus foram coletadas amostras para o exame de microbiologia e enviado para o Lacen de Salvador, cujo resultados devem sair nos próximos dias.”

Mais uma vez, a irmão contesta: “Mentira . Quero esclarecer que minha irmã estava internada no Nair há 25 dias. Ela foi internada por problemas de saúde que não tem nada a ver com os sintomas do vírus… Têm vários exames dela e nenhum tem esse diagnóstico.”

Bianca Lopis, sobrinha da mulher também se manifestou contra a prefeitura: “A mentira já começa dizendo que ela deu entrada no HMPA, ela estava há 25 dias internada no Nair e quando o rapaz deu entrada com o Covid ela estava na reanimação e não teve contato nenhum, não tem nem 10h que sepultaram a minha tia e essa falta de respeito com a família, vocês não têm coração não? Pois nós temos e somos uma família unida, vocês precisam ter amor ao próximo! Isso é uma falta de respeito.”

Outro parente da paciente, de nome Marcos Antônio, além de desmentir a nota, disse que nenhuma equipe da prefeitura acompanhou sua cunhada: “Sou cunhado da moça que faleceu, como a irmã da paciente comentou a causa da morte não tem nada a ver com o que foi divulgado pela prefeitura, nem tão pouco ela deu entrada no HMPA, e nenhuma equipe da prefeitura acompanhou o caso, a não ser na hora do velório. Temos todos os exames feitos em uma clínica particular.”


Já sobre a morte do jovem de 21 anos, algumas pessoas próximas da família também negam que ele tenha falecido com suspeita de coronavírus. Uma tia da esposa do rapaz gravou um áudio com a seguinte declaração: “Ele não morreu com essa doença não, ele morreu de infarto e estava com problema muito sério de diabetes só que ela não sabia. O povo está inventando muita coisa, que eu saiba ele não morreu com isso não, porque se fosse dessa doença minha sobrinha não tinha ido para casa com minha irmã.”

Mesmo com toda a repercussão, a prefeitura ainda não se pronunciou.

Por Portal PA4.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário