terça-feira, junho 18, 2019

Operação contra suspeitos de integrar organização criminosa é deflagrada em Alagoas e Pernambuco


Uma operação conjunta cumpre na manhã desta terça-feira (18) 135 mandados de prisão e de busca e apreensão em municípios de Alagoas e Pernambuco contra suspeitos de integrar uma organização criminosa envolvida com falsificação de documentos, roubos, furtos e adulteração de veículos.

Até as 8h40, 15 pessoas tinham sido presas. A operação é realizada pelo Ministério Público e pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, com apoio das polícias Civil e Militar.

Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

Foram expedidos 34 mandados de prisão com todos os alvos em Alagoas. Já os mandados de busca e apreensão totalizam 101, com 85 medidas cautelares sendo cumpridas em quatro cidades alagoanas, e outras 16 em Pernambuco, nos municípios de Águas Belas, Iati e Garanhuns.

Por questão de segurança, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP não quis divulgar os restantes dos municípios onde a operação está sendo feita.

Segundo a 11ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, a organização criminosa tinha acesso a algumas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Dentro delas conseguiam desviar o papel moeda que serve de base para a confecção dos documentos de carro.

"Então, de posse disso [com o papel moeda], os bandidos cometiam o crime de falsidade ideológica, produzindo o CLRV falso para, depois, vender os veículos furtados ou roubados com um novo documento, só que já falsificado. Nesse mesmo certificado também já constava o número adulterado do chassi”, disse o promotor de justiça Hamílton Carneiro.

A operação foi batizada de Echo porque essa palavra é sinônimo de repetição, fazendo uma alusão ao fato de que os alvos principais já possuem várias passagens na polícia pelo cometimento dos mesmos crimes.

A operação mobilizou cerca de 150 viaturas das forças de segurança de Alagoas e Pernambuco. Foram empregados militares dos Batalhões de Operações Especiais (Bope), Radiopatrulha (BPRp), Rodoviário (BPRv), Batalhão de Guardas (BPDG), 1º, 3º, 4º, 5º, 7º, 8º, 9º e 10º batalhões, além das 1ª, 2ª e 3ª Companhias Independentes de Polícia.

A Polícia Civil alagoana atuou por meio das Delegacias de Repressão ao Narcotráfico (DNARC), da Regional, (4º DP), e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Arapiraca.

Por G1 AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário