sábado, novembro 17, 2018

Edital para preenchimento de 8.332 vagas do Mais Médicos será publicado na próxima semana


O ministro da Sade, Gilberto Occhi, disse nesta sexta-feira, 16, que a pasta deve lanar na semana que vem o edital para preencher as vagas do programa Mais Mdicos depois que o governo de Cuba anunciou a sada de profissionais. Ele acrescentou que est trabalhando de forma emergencial para que no faltem profissionais nas cidades atendidas. A Defensoria Pblica da Unio acionou a Justia pela manuteno das regras do programa.

“Nossa inteno publicar j no incio da semana, talvez na segunda ou na tera-feira, um edital que convoca os mdicos brasileiros com CRM aqui Brasil e na sequncia ns devemos chamar tambm mdicos brasileiros que tenham se formado no exterior”, disse o ministro aps participar de um evento em So Jos dos Campos.

“Ns estamos trabalhando de forma emergencial para que, na medida que o mdico cubano saia, a gente tenha outros profissionais brasileiros que possam ocupar esse lugar.” O ministro cumpriu agenda nesta sexta em So Jos dos Campos (SP) e em Duque de Caxias (RJ).


Na ltima quarta-feira, 14, o governo de Cuba anunciou que deixar o programa Mais Mdicos por causa de declaraes “depreciativas e ameaadoras” do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Occhi disse que vai se reunir na semana que vem com a equipe de transio para discutir no s aes relacionadas sada dos cubanos, mas tambm propor medidas para a sade. Uma das propostas envolve chamar os estudantes formados pelo Financiamento Estudantil (Fies) para ocupar as vagas deixadas pelos mdicos estrangeiros. “Temos vrios alunos formados ou profissionais formados atravs do Fies e estamos trabalhando com algumas alternativas que queremos levar para a equipe de transio”, disse.

Segundo o ministro, existe um universo de 15 mil a 20 mil mdicos aptos a participarem do edital e, por isso, ele acredita que as vagas sero preenchidas. “No ltimo edital que lanamos no ano passado, ns tivemos mais de 20 mil inscritos brasileiros que no foram para os lugares e a ns utilizamos, em uma segunda chamada, o mdico estrangeiro.”

Mais cedo nesta sexta-feira, integrantes da equipe tcnica do Ministrio da Sade se reuniram em Braslia com membros da Organizao Pan-Americana de Sade (OPAS) e representantes da Embaixada de Cuba para discutir a sada de profissionais cubanos do programa social Mais Mdicos.

De acordo com o Ministrio, o edital para selecionar os novos mdicos brasileiros que vo ocupar as 8.332 vagas deixadas pelos cubanos vai acontecer ainda em novembro, mas no tem data definida. Uma nova reunio foi marcada para a prxima segunda-feira, 19, para acertar os detalhes do edital.

Criado em 2013

O programa Mais Mdicos foi criado em 2013 na gesto da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) com objetivo de trazer mdicos estrangeiros para regies carentes do Pas. A medida gerou polmica por no exigir que mdicos cubanos fizessem a validao do diploma no Brasil, o Revalida.

Os mdicos atendem principalmente reas onde h escassez ou ausncia de profissionais da sade. As vagas so oferecidas, primeiramente a brasileiros e estrangeiros formados no Brasil, depois a mdicos brasileiros que se formaram no exterior. Caso sobre vagas, elas so oferecidas a um terceiro grupo, formado por mdicos estrangeiros formados no exterior.

Segundo o Ministrio da Sade, desde a criao do Programa Mais Mdicos, nenhuma denncia de irregularidade e erro mdico envolvendo mdicos cubanos foi feita por meio da ouvidoria do Sistema nico de Sade (SUS).

Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário