quinta-feira, maio 10, 2018

SJDH promove calendário especial de ativismo LGBT no mês de maio, em Pernambuco

As atividades acontecem em alusão ao Dia Internacional Contra a LGBTfobia, comemorado no dia 17 deste mês

Em comemoração ao dia 17 de maio, Dia Internacional Contra a LGBTfobia, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH) e Coordenadoria LGBT, promove uma agenda intensa de ativismo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) durante todo o mês de maio. As atividades têm a finalidade de difundir políticas no combate e enfrentamento à LGBTfobia e acontecem em parceria com diversas prefeituras da Região Metropolitana do Recife (RMR), secretarias estaduais e organizações não governamentais.

A programação contará com formação de gestores, orientação psicossocial, retificação do nome social, exames de sorologia, além de esclarecimentos fornecidos pelos órgãos e empresas que atendam a este público. As ações previstas no calendário contemplam cidades da RMR, Mata Norte e Agreste. Compõem a programação oficinas sobre diversidade sexual e de gênero com professores e alunos de Escolas de Referência em Ensino Médio e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas; rodas de diálogos com os líderes dos terreiros e capacitação com técnicos e gestores das secretarias municipais, além da formação de técnicos do Programa Atitude e servidores Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico destaca que a intenção do Governo de Pernambuco é estimular a luta pela igualdade e o enfrentamento à violência direcionada a este segmento. “Assim como os governantes, a sociedade também tem um papel fundamental no fortalecimento da tolerância e do respeito às diferenças”, completa.

Todas as ações são direcionadas para a consolidação da política LGBT. Alguns eventos já foram realizados em Camaragibe, no Recife e no Cabo de Santo Agostinho, foram eles: oficina sobre diversidade sexual e de gênero com alunos de Escolas Públicas Estaduais; formação com professores e alunos da rede pública de ensino; capacitação de profissionais do CREAS do Cabo de Santo Agostinho, capacitação do Coletivo Mães pela Diversidade no bairro da Boa Vista, no Recife, além de uma formação com o CRAS, CREAS e Conselho Tutelar de Camaragibe.

10 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a População LGBT – É uma ação formulada entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura da Cidade do Recife, com apoio dos movimentos sociais, que faz alusão ao Dia Internacional Contra a LGBTfobia (17 de maio). O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de denunciar casos de violação de direitos da população LGBT, além de fortalecer a transversalidade e interiorização das ações, levando diversos atendimentos e serviços que compõem a agenda para todo o estado.

Confira a programação completa abaixo:

07 a 31 de Maio
Diversos horários - Oficinas de Cinema com temática LGBT nas Escolas Públicas Estaduais.

10 de Maio
09h – Atendimento à População LGBT de Aliança;
14h – Formação com Técnicos e Gestores da Secretaria de Desenvolvimento Social de Aliança;

12 de Maio
17h – I Concurso Estadual de Rainha da Diversidade.

13 de Maio
14h - Apresentação da Campanha Respeite a Minha Identidade de Gênero, no VI Pré-junino de Quadrilha Junina de Pernambuco - Clube Português - Recife.

14 de Maio
09h – Formação com CRAS, CREAS e Conselho Tutelar de Nazaré da Mata - CRAS de Nazaré da Mata.
09h - Formação em Saúde LGBT para profissionais de Jaboatão – Jaboatão dos Guararapes.

15 de Maio
08h - Palestra para Estudantes de Serviço Social - UPE
09h - Apresentação da Política de saúde Integral da população LGBT estadual - Arcoverde

16 de Maio
08h - Formação para Servidores Públicos sobre o uso do nome social - Secretaria de Saúde de Caruaru;
09h – Apresentação da Campanha “Eu Denuncio! e Você?” – Sede da SJDH – Bairro do Recife;
09h - Oficina com Mulheres Transexuais e Travestis do Projeto Atitude - "Promoção e Prevenção na Saúde da População Trans" – Campo Grande – Recife.
09h - Sensibilização a os Gestores Municipais - Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda;
14h – Roda de Diálogo sobre o Combate à Homofobia de Igarassu com os servidores municipais - Secretaria da Mulher de Igarassu.

17 de Maio
08h - Apresentação da Política de Saúde LGBT para Comitê de Equidade Popular em Saúde – Sede da Secretaria Estadual de Saúde;
09h - Ação de intervenção nos corredores da Secretaria Estadual de Saúde – Sede da SES;

18 de Maio
09h - Lançamento da Plataforma Virtual para Denuncias de preconceito e discriminação, com base nas leis municipais 16.780/2002 e 17.025/2004, no Recife – Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT, no Recife.
09h - Roda de Diálogos com Lideres dos Terreiros da RMR – Sede da SJDH – Bairro do Recife;
09h – II Encontro com a equipe administrativa da FUNASE.
15h - Roda de Diálogo sobre Violências contra Crianças e Adolescentes LGBT - Centro de Referência para Cuidado de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência - Policlínica Lessa de Andrade;

24 de Maio
09h - Fórum de Saúde Integral da População LGBT - Secretaria de Saúde de Caruaru;
09h - Homenagem solene aos 10 anos da AMOTRANS - Auditório Paulo Guerra – Alepe.

SERVIÇO - O Governo de Pernambuco disponibiliza serviços voltados para o público LGBT através da Coordenadoria LGBT - responsável por resguardar os direitos que favorecem a visibilidade e o reconhecimento social das lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) – e do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH) – que oferece apoio psicossocial e jurídico às vítimas de discriminação e de preconceito.

COORDENADORIA LGBT
Praça do Arsenal da Marinha, s/n, bairro do Recife – Recife.
Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.
Fone: 3182-7642

CECH – CENTRO ESTADUAL DE COMBATE À HOMOFOBIA
Rua Santo Elias, 535, bairro do Espinheiro – Recife.
Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.
Fone: 3182-7665

Assessoria de Imprensa Secretaria de Justiça e Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário