quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Prefeitura de Petrolina busca reduzir o índice de faltas em procedimentos do SUS e melhorar fluxo de agendamentos


Com o objetivo de melhorar ainda mais o serviço de agendamento de exames e consultas especializadas, além de reduzir o alto índice de faltosos aos procedimentos, a Secretaria de Saúde de Petrolina promoveu, nesta quarta-feira (24), no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Município (Igeprev), uma reunião com os profissionais responsáveis pela marcação de consultas da rede municipal de saúde. Além disso, também foram passadas orientações sobre atendimento humanizado.

“Aproveitamos o momento para orientar esses profissionais sobre a importância da humanização do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. É dever do funcionário público, principalmente na área da saúde, acolher o paciente, atender com dignidade e prestar total assistência. Essa sempre foi a orientação da Secretaria de Saúde e estamos trabalhando para melhorar cada vez mais esse atendimento”, frisou a secretária executiva, Cassia Guimarães.

Absenteísmo

Desde o ano passado, a Secretaria de Saúde vem intensificando o trabalho para combater o número de faltosos. Em Petrolina, cerca de 40% dos pacientes que realizam marcações, não comparecem para a realização dos procedimentos do SUS. Segundo estudos, o índice aceitável é de 20% de faltosos. Uma equipe da Secretaria vem visitando as Unidades Básicas de Saúde e diversas residências nos bairros para saber os motivos das ausências.

“Faltar às consultas com especialistas e aos exames médicos marcados através do Sistema Único de Saúde (SUS) traz sérios problemas para o funcionamento do serviço. Estamos produzindo um relatório apontando todos problemas. Essa reunião realizada com os marcadores, faz parte das estratégias para diminuir esse índice”, frisou a secretária de saúde, Magnilde Albuquerque.

A orientação é que o paciente que estiver impossibilitado de ir aos agendamentos comunique em tempo hábil à unidade de saúde. “Isso permitirá que a equipe de marcação aproveite a vaga para outra pessoa que está aguardando. Outra orientação é que o paciente mantenha sempre o endereço e os telefones atualizados nas unidades", alertou a secretária.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Petrolina


0 comentários:

Postar um comentário