08 outubro 2017

Petrolândia: Vendas na carreta do Programa de Artesanato de Pernambuco na Festa do Padroeiro reforçam renda de artesãos petrolandenses






O comércio de produtos do artesanato local em Petrolândia exige muita persistência dos artesãos do município. As maiores receitas no setor são oriundas de participações em feiras e outros eventos, em geral fora da própria cidade. Este ano, no entanto, artesãos petrolandenses que expuseram seus produtos na Unidade Móvel do Programa de Artesanato de Pernambuco (PAPE), durante os festejos do Padroeiro São Francisco de Assis, foram recompensados com a alta visibilidade, reconhecimento da população e vendas para reforçar o orçamento. Foram mais de R$ 3 mil em vendas.

A carreta esteve estacionada na Praça da Matriz, no centro da cidade, de 25 de setembro a 04 de outubro. A unidade começou com produtos de 39 artesãos e concluiu sua estada em Petrolândia com mais de 40 artesãos, alguns deles resgatados para divulgação ao público que visitou a unidade móvel. O livro de visitas foi assinado por mais de 1600 pessoas e, nos horários de pico, nem todos os visitantes tiveram oportunidade de deixar o autógrafo.

"A carreta do Artesanato de Pernambuco deu grande visibilidade aos artesãos de Petrolândia e fez a diferença para o município. Todos que comercializaram nesse espaço se despediram dela já com vontade de que ela venha novamente em 2018. Faremos o que estiver ao nosso alcance para ajudar nossos companheiros artesãos", afirmou a artesã Fátima Belém, presidente da Café com Arte, entidade que se responsabilizou pela carreta e seus equipamentos durante sua passagem por Petrolândia.

Ministério da Integração divulga nota sobre invasão e depredação no Reservatório de Tucutu, em Cabrobó-PE

Fotos: Divulgação/Ministério da Integração Nacional


Nota de Esclarecimento

O Ministério da Integração Nacional vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1) Na última sexta-feira (6/10), um grupo de pessoas invadiu e depredou instalações do canteiro das obras de construção do Trecho N1 do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O incidente aconteceu no município de Salgueiro (PE)*. Foram identificados danos nas mangueiras das comportas do Reservatório de Tucutu. Mais cedo, ainda na sexta-feira, a estrutura de controle do reservatório já havia sido danificada por pichação. A suspeita é de que as depredações tenham sido feitas por comerciantes e credores da Mendes Jr, empresa que havia sido contratada para a obra, mas que não a concluiu;

2) Esse ato criminoso põe em risco o abastecimento de pelo menos três mil pessoas em cerca de 17 comunidades que poderão vir a ser favorecidas pela chegada da água no Reservatório de Terra Nova, seguinte ao de Tucutu;

3) A administração da construtora Emsa - líder do consórcio que venceu a disputa para completar as obras do trecho N1 - registrou um Boletim de Ocorrência denunciando e informando os acontecimentos às autoridades policiais e a existência de ameaças contra a integridade física de seus empregados;

Chesf coloca à venda 20 imóveis localizados em áreas nobres de Itaparica-PE e Paulo Afonso-BA

Acampamento de Itaparica em Jatobá-PE

A Chesf realizará licitação, na modalidade concorrência, para venda de 20 imóveis, localizados em áreas nobres nos municípios de Paulo Afonso e no antigo Acampamento de Itaparica, bairro do município de Jatobá, no Sertão de Pernambuco. A licitação vai acontecer no Memorial Chesf, em Paulo Afonso, no próximo dia 17, com abertura dos envelopes às 9h30.

Os interessados deverão procurar a Divisão de Gestão Regional de Logística e Infraestrutura de Paulo Afonso, até o dia 16 de outubro de 2017, na Avenida Guararapes, 183, para esclarecimentos referentes à venda.

Fotos dos imóveis AQUI.
Edital disponível AQUI.

Mais informações: (75) 3282-2228 e/ou (75) 3282 2727.

Com informações do site de Ozildo Alves

8 de outubro, Dia dos Nordestinos, celebra nascimento de Patativa do Assaré

O Brasil nasceu no Nordeste assim como Patativa do Assaré

Hoje (8/10) é comemorado o Dia dos Nordestinos. A data comemorativa foi criada no ano de 2009 em São Paulo, para homenagear o centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense.

No Estado paulista, lugar onde a população nordestina fora da região Nordeste é expressiva, a data virou a Lei 14.952/2009 criada pelo vereador Francisco Chagas (PT). O intuito é celebrar as raízes e as tradições culturais dos nordestinos, além de relembrar a vida e obra do autor cearense.

Patativa do Assaré (1909-2002) está entre as principais figuras nordestinas do século XX. Vivia em Assaré (CE), com sua família de origem pobre que vivia da agricultura de subsistência. Com a morte do pai quando tinha 8 anos, começou a ajudar na plantação.

Agências reguladoras criadas para beneficiar as empresas - Artigo de Heitor Scalambrini Costa


Heitor Scalambrini Costa
Professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco

As agências reguladoras foram criadas para fiscalizar a prestação de serviços públicos praticados pela iniciativa privada. Além de controlar a qualidade na prestação do serviço, estabelecendo regras para o setor.

Ao longo do tempo foram completamente descaracterizadas de seus objetivos iniciais. Houve na verdade uma “captura” destas agências por parte das empresas.

Dedicados quase 40 anos de minha vida profissional a temática Energia acompanhei de perto o “nascimento” destas agências, em particular da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Autarquia criada em 1996, teria como função a regulação e fiscalização da geração, a transmissão, a distribuição e a comercialização da energia elétrica. Vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), também tem como atribuição atender as reclamações de agentes e consumidores, e mediar os conflitos de interesses entre os agentes do setor elétrico e entre estes e os consumidores. Todavia é influenciada por fortes “lóbis” das empresas, futuros empregadores dos diretores destas agências.

Primeiro Política Jovem do ano é marcado por conteúdo e muita emoção


Conexão de sentimentos, ideias e propósitos. Assim foi o #PolíticaJovem promovido pela JSB Recife no último sábado (7), que teve como principal objetivo debater temas relacionados ao protagonismo juvenil e a liderança nas organizações e nas pessoas, apontando caminhos para a construção de uma juventude cada vez mais sensível do seu papel.

Para Diego Perez, jornalista e Secretário Executivo de Esportes de Pernambuco, convidado especial do encontro, momentos como estes possibilitam o compartilhamento de experiência e conhecimentos. "Foi mais que um bate papo. Tivemos uma conexão indispensável. Olho a olho, coração a coração. Crescemos juntos, sempre com visão e preparação", avaliou.

Ministro do STJ Rogério Schietti defende medidas cautelares como alternativas às prisões

Juiz argumenta que, salvo em casos de crimes violentos e de reincidência, o encarceramento antes da condenação deve ser considerado como a última, e não como a primeira opção

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Rogério Schietti Cruz, defendeu na última sexta-feira (6), que medidas cautelares sejam utilizadas com mais frequência por juízes como alternativa às prisões. Schietti afirmou que o encarceramento tem de ser utilizado como última opção e em casos mais graves, ou em situações em que o réu se comporta de tal maneira que justifique sua prisão.

"O juiz não pode sair decretando [prisão] a torto e direito sem justificar a inexistência de outra providência, também adequada, mas com a carga coativa menor. Se ele percebe que alguma dessas providências, ou a soma de várias delas, terá o mesmo resultado de uma prisão, porque impô-la? A prisão não pode ser um estigma, a primeira providência a ser tomada, e sim a última. Se eu tenho uma medida que atenda, que resolva a situação, e seja menos interventiva, que seja aplicada", disse o ministro, que também é presidente da 3ª Seção do STJ, especializada em Direito Penal.

Jatobá/Itaparica: Pelada da Associação Pó de Serra deste domingo (8)


Neste domingo, 08 de outubro de 2017, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá. realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 7 às 8hs da manhã):

Placar: camisa verde 3 x 0 camisa amarela
Gols do camisa verde: Moisés (3)

Segundo tempo (8h00 às 9h00)
Placar: camisa verde 2 x 0 camisa amarela

Gol do Camisa verde: Elói (contra) e Nego Van

Logo após a pelada, aconteceu a tradicional confraternização na sede da entidade entre sócios e convidados.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 08/10/2017

Grupo Escolar Maria Cavalcante Nunes, antiga Aliança
Grupo Escolar Delmiro Gouveia (Grupo Velho)

 Rua Clodoaldo Bezerra, rua das casas comerciais e local da feira livre

Neste domingo, 08 de outubro de 2017, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do baú e mostra três fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersas nas águas do Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Petrolândia ontem, hoje e sempre