segunda-feira, novembro 06, 2017

IFPE prorroga inscrição para vestibular com 4.076 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos

Neste processo seletivo do IFPE, todas as vagas são para primeira entrada (Foto: Divulgação/IFPE)

O prazo de inscrição para o Vestibular 2018.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), que seria encerrado no domingo (5), foi prorrogado até o dia 13 de novembro. O processo seletivo oferece, ao todo, 4.076 vagas distribuídas em 65 cursos técnicos e superiores gratuitos.

Confira aqui o Manual do Candidato do Vestibular 2018.1 do IFPE.

De acordo com a Comissão de Vestibulares e Concursos (Cvest), o objetivo da ampliação do prazo é oferecer uma nova oportunidade para os candidatos realizarem sua inscrição e efetuarem o pagamento da taxa, no valor de R$30 para cursos técnicos e R$ 55 para cursos superiores, que deve ser feito apenas nas agências do Banco do Brasil até 14 de novembro. A inscrição e a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) devem ser feitas na internet.


As vagas são distribuídas entre 16 campi do IFPE localizados nas cidades de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. Neste processo seletivo, todas as vagas são para primeira entrada.

Entre os cursos técnicos, é possível concorrer a vagas na modalidade Integrado (15 cursos e 1.347 vagas), voltada para quem deseja aliar a formação profissional ao Ensino Médio regular, e na Subsequente (32 cursos e 2.034 vagas), destinada aos que já concluíram o ensino médio. Também são ofertados cursos técnicos relacionados ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), destinados a candidatos com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio, com 80 vagas distribuídas em dois cursos. Há, ainda, opções de cursos superiores na modalidade bacharelado, licenciatura e tecnólogo, totalizando 16 cursos e 615 vagas.

Cotas

De acordo com o IFPE, metade das vagas do Vestibular 2018.1 será oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino, que são subdivididos entre os que têm renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e os que têm renda superior a essa faixa. Os candidatos também podem concorrer dentro das subcotas voltadas para candidatos que se autodeclarem pretos, partos ou indígenas e, ainda, às destinadas a pessoas com algum tipo de deficiência. Nos cursos de vocação agrícola, 25% das vagas de ampla concorrência são destinadas a moradores da zona rural ou filho de agricultores.

Cronograma

As provas serão aplicadas no dia 10 de dezembro. Nessa data, os candidatos aos cursos técnicos serão submetidos a 30 questões de múltipla escolha. Quem vai concorrer às vagas dos cursos superiores fará uma prova com 50 questões, além da redação. A data prevista para a divulgação do listão com o nome dos aprovados é 28 de dezembro. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contanto com a Cvest pelo e-mail cvest2017@reitoria.ifpe.edu.br ou pelo telefone (81) 2125-1724.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário