domingo, junho 04, 2017

Mês do Meio Ambiente começa com exposição de livros na Semas

Com o tema "A sustentabilidade de todos depende de cada um", a programação terá diversas ações, incluindo o lançamento do Atlas da Vulnerabilidade Costeira de Pernambuco (Fotos: CPRH)

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS, a Agência CPRH e o Parque Estadual Dois Irmãos promoveram, na última quinta (1º), na sede da secretaria, na Avenida Rosa e Silva, na Jaqueira, a abertura da programação dedicada ao Mês do Meio Ambiente, com a exposição de livros "Um olhar sobre os biomas de Pernambuco". A mostra reúne obras de autores como Vasconcelos Sobrinho, Manoel Correia de Andrade, Dárdano de Andrade-Lima e Clóvis Cavalcanti, que destacam os aspectos ambientais e socioeconômicos do estado.

O evento teve também uma palestra do professor, pesquisador e economista ecológico Clóvis Cavalcanti, sobre os biomas de Pernambuco, e será sequenciado com ações durante todo o mês. A SEMAS, a CPRH e o Parque Dois Irmãos programaram uma programação especial, com palestras, trilhas ecológicas, exposição de livros, plantio de mudas, premiação de concurso, encenação teatral, oficina de leitura e ações socioeducativas nas escolas, com apoio de diversos parceiros. Para o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sergio Xavier, o objetivo é integrar pessoas de todas as idades e setores da sociedade, em ações de conservação ambiental, abrindo novas percepções, a partir da difusão de novos conhecimentos.
"Temos um imenso analfabetismo ecológico a ser superado. O conhecimento sobre sustentabilidade precisa chegar a todas as áreas da sociedade. Os eventos deste mês têm esse objetivo. Um novo modelo de desenvolvimento sustentável depende de inovação, mudança de hábitos e ação coletiva, integrando governo, empresas e cidadania. A sustentabilidade de todos depende de cada um e a qualidade de vida de cada um, depende da soma das ações de todos", ressaltou.

Os destaques da agenda deste ano são o lançamento do Atlas de Vulnerabilidade à Erosão Costeira e Mudanças Climáticas de Pernambuco; a entrega dos Módulos de Desenvolvimento socioeconômico sustentável para o Combate à Desertificação no Semiárido, nas cidades de Triunfo e Serra Talhada, no Sertão Pajeú; premiação do Concurso de Redação e Desenho Água no Meu Caminho Ano III, além da entrega do certificado Selo Empresa Verde às empresas comprometidas com o meio ambiente, numa parceria da Semas, CPRH e Junta Comercial de Pernambuco.

CPRH - As ações programadas pela Agência Estadual de Meio Ambiente envolvem as unidades de conservação de Pernambuco. Na Estação Ecológica de Caetés (Esec Caetés), por exemplo, haverá uma capacitação em apicultura voltada para agricultores do Recife, Paulista e Abreu e Lima, numa parceria com a Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores (APIME). Também fará parte a comemoração dos 20 anos de criação da Área de Proteção Ambiental de Guadalupe (APA de Guadalupe), que atua na conservação dos recursos naturais costeiros e marinhos de uma área de 44.799 hectares, entre os municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré e Barreiros.

PARQUE DOIS IRMÃOS - De 6 a 9 de junho, o Parque Dois Irmãos estará de portas abertas aos visitantes com atividades lúdicas e educativas sobre o meio ambiente. São palestras sobre os temas Mata Atlântica, confecção de mudas de espécies nativas, atividades de estímulo ao comportamento natural dos animais do zoo, realizada por veterinários e biólogos, além de trilhas ecológicas.

A programação completa dos eventos pode ser acessada nos sites da Semas (www.semas.pe.gov.br) e da CPRH (www.cprh.pe.gov.br).

CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário