quinta-feira, maio 04, 2017

Reestruturação dos Correios será debatida na Alepe

A audiência pública foi solicitada pelo deputado Waldemar Borges

A proposta de reestruturação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), anunciada pelo Governo Federal no início do ano, será tema de audiência pública a ser realizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta sexta-feira (05), a partir das 10h. A reunião, solicitada pelo deputado Waldemar Borges, pretende avaliar as implicações na prestação de serviço para a população e para o corpo funcional da instituição. Em março passado, a empresa anunciou o fechamento de 250 agências em todo o Brasil. Em Pernambuco, a expectativa é que o corte atinja 30 unidades. Com uma agência já desativada (Agência Filatélica), a diretoria regional da EBCT confirmou a suspensão das atividades das agências do Curado e a de Porto de Galinhas para os meses de maio e julho, respectivamente.

A audiência pública atende a uma demanda levantada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Pernambuco (Sintect-PE), Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect), Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), que apontam a necessidade de uma discussão mais aprofundada junto aos mais diversos segmentos, sobretudo, pelo papel social dos Correios. Nacionalmente, o debate sobre o futuro dos Correios vem sendo mediado pela deputada federal Luciana Santos (PCdoB), que procurada pelas representações dos trabalhadores vem ajudando a construir fóruns de discussões como este que acontece em Pernambuco.
Além das representações sindicais dos trabalhadores e da deputada federal Luciana Santos, a audiência pública contará com a participação do diretor regional dos Correios, Pedro Luiz Mota Soares; do professor Igor Venceslau Freitas, pesquisador do Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental (Laboplan) da Universidade de São Paulo (USP); e de representantes da H&J Consultores Independentes, empresa de consultoria de gestão empresarial que apresentará, na ocasião, o estudo “Déficit, Provisionamento, Realidade na ECT e o Processo de Reestruturação”.

Em 2017, os Correios comemoram 354 anos de serviço postal sendo a estatal mais antiga do Brasil. A empresa pública conta com 115 mil funcionários em todo país e cerca de quatro mil servidores em Pernambuco e duzentas agências.

Assessoria de Comunicação do deputado estadual Waldemar Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário