sábado, julho 16, 2016

Citado em escândalos políticos, Lula mantém carisma de líder popular e aura de "messias" em Pernambuco


Foto: Assis Ramalho
Caruaru: Multidão se aglomera em frente ao hotel, à espera de Lula (Fotos: Assis Ramalho)

Apesar de ter o nome citado em investigações da Lava Jato e estar às voltas com processos que envolvem o PT, o Instituto Lula e até pessoas de sua família, o carisma do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece inabalável. Nascido no atual município de Caetés, então ainda pertencente a Garanhuns, Lula passa por um turbulento momento em sua carreira política, mas seu carisma permanece inabalável, a julgar pela efusiva recepção durante sua passagem por Caruaru, na última quarta-feira (13).

Em cobertura para o Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, acompanhamos a agenda de Lula em Caruaru, onde participou do ato da Caravana da Frente Brasil Popular e, posteriormente, visitou o assentamento Normandia, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) , na mesma cidade. Testemunhar a agitação e comoção popular causada pela sua passagem do ex-presidente, por onde passou ou tentou passar, foi impressionante e até assustador, pelo furor das pessoas em vê-lo de perto e, se possível, tocá-lo.

Na Capital do Forró, acompanhado por correligionários, o ex-presidente foi recebido por uma multidão composta por pessoas das mais diversas origens, ocupações e classes sociais, saudado e aclamado com fervor quase religioso. “Lula é uma dessas pessoas enviadas por Deus ao mundo para fazer avançar a humanidade”, ouvimos. Pessoas se acotovelavam em turba, em cenas próximas às apresentações de estrelas da música, sob a presença do inquestionável líder político e popular, misticamente considerado messias, protetor dos pobres.

No entanto, o que mais nos chamou a atenção, foi ver o extremo a que chega essa mística adoração a Lula. Algumas pessoas, por inacreditável que pareça, aproximavam-se do ex-presidente e, a admirá-lo, faziam o sinal da cruz, como se estivessem diante de um santo. Parece exagerado, mas é bom lembrar que é o povo quem santifica, o Vaticano apenas endossa ou não a escolha dos fiéis. O povo, especialmente o sertanejo religioso, exalta as obras e relega as faltas daqueles por quem se sentem cuidados. Temos como exemplo, no Ceará, o culto ao padre Cícero Romão do Juazeiro.

Com a vida envolta em polêmicas políticas e religiosas, o "padim Ciço" foi punido pela Igreja Católica pelo "milagre da hóstia". Morto em 20 de julho de 1934, em vida já era adorado pelo povo como "santo popular". O perdão e conciliação do Vaticano ao padre foi anunciado apenas no final do ano passado, resultado de processo justificado pela pressão comunidade de devotos e dos milagres atribuídos a ele. A luta agora é pela beatificação do cearense, para justificar o culto religioso. Para os fiéis devotos, entretanto, isso é mera formalidade. Padre Cícero é santo e, praticamente da família, é padrinho.

A comparação entre um líder religioso e um líder político pode parecer inadequada, mas o objetivo é mostrar que o imaginário popular é resistentemente ocupado pelas pessoas que passam a imagem de se ocuparem na busca de benefícios, materiais ou espirituais, para quem deles mais necessita. Por isso, o título desta matéria (Blog de Assis Ramalho) ''Citado em escândalos políticos, Lula mantém carisma de líder popular e aura de "messias" em Pernambuco''

Notícias relacionadas
>Caravana de Petrolândia participa de ato da Frente Brasil Popular em Caruaru com participação de Lula
>Lula faz visita ao assentamento Normandia, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário