terça-feira, março 01, 2016

Morre Leonardo, o maior vencedor da história do Sport


Morreu na tarde desta terça-feira (1º) o ex-atacante Leonardo, de 41 anos. O ex-jogador sofreu uma falência múltipla dos órgãso às 15h15. Ele estava internado desde o dia 3 de fevereiro no Hospital da Restauração (HR), bairro do Derby, área central do Recife.

O falecimento de Leonardo foi confirmado pela chefe da UTI do HR, a médica Fátima Buarque. Na manhã desta terça-feira, a médica informou que o ex-atacante tinha iniciado o procedimento de hemodiálise no domingo, pois os rins não estavam funcionando satisfatoriamente.

O artilheiro foi internado após ter uma convulsão. Inicialmente, Leornado foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra de Jangada e em seguida transferido para o HR. O ex-jogador foi diagnosticado com uma neurocisticercose, doença oriunda da ingestão de carne de porco mal tratada.

Leonardo é o maior vencedor da história do Sport. São sete campeonatos pernambucanos e duas Copas do Nordeste. As nove taças conquistadas viraram reflexos materializados da importância do jogador para o clube. Transformaram o atleta em parte do DNA rubro-negro, no símbolo de uma época em que o Leão foi hegenômico em Pernambuco. Leonardo construiu, na sua velocidade com a bola nos pés, a imagem de um mito na Ilha do Retiro. Mito que soube driblar rapidamente o anonimato quando chegou no clube.

Vindo de Picos, sua cidade natal no Piauí, Leonardo tinha apenas 18 anos de idade ao virar leonino. Era um jovem franzino, de 1,64m e poucas palavras. Veio com um contrato ainda amador, mas ambicioso. Logo, virou ídolo. Ficou até o fim de 1995, quando se transferiu para o Vasco e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira. Passou ainda por Corinthians, onde foi artilheiro do time na Copa Libertadores de 1996 com cinco gols, e Palmeiras. Voltou à Ilha em 1997, ficando até 2001.

As duas passagens no Sport ainda renderam a Leonardo a marca de terceiro maior artilheiro do clube com 133 tentos marcados. Após as glórias no Leão, o jogador teve uma nova passagem frustrada no Sudeste. Dessa vez, no Cruzeiro. Em seguida, rodou em 14 times. Entre eles, o antigo rival Santa Cruz. Insistiu até quando teve a certeza de que o corpo não aguentava mais. Nessa época, aos 38 anos, tentava iniciar mais um Campeonato Pernambucano pelo Afogadense.

Após pendurar as chuteiras, o destino trouxe Leonardo de volta à Ilha do Retiro. Nos últimos anos, começava a construir a carreira de auxiliar técnico nas categorias de base do clube. Era o exemplo para aqueles jovens que, assim como ele, sonhavam em vencer no futebol, em vencer no Sport.

Leonardo no Sport
2 passagens (1992 a 1995 e 1997 a 2001)
367 jogos
7 Campeonatos Pernambucanos (1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999 e 2000)
2 Copas do Nordeste (1994 e 2000)
3º maior artilheiro com 136 gols (à sua frente, Traçaia, com 202, e Djalma Freitas, com 161).

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário