24 maio 2015

Poesia: 'Como Te Quero', de José Vicente


COMO TE QUERO

Não te vejo assim
Preciso de você presente
Não só perto de mim
Quero do jeito que vejo
Quero como desejo
Evidente
Somente pra mim
Despida de tudo
E ausente dos pudores
Dos poderes que interferem
Nos olhos que refletem
Para sermos um, embora somados
De parcelas diferentes
Só assim é que te quero
Pra ser
Completo e completado
Vistos dos dois lados
Eu e você

Vicente José

Candidato deve ter endereço de e-mail próprio para se inscrever no Enem


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam amanhã (25). Aqueles que estão interessados em participar da prova e não têm um endereço de e-mail devem providenciá-lo para fazer a inscrição. Este ano, o Ministério da Educação (MEC) vai aceitar apenas um participante por endereço eletrônico. Até o ano passado, um mesmo endereço podia ser usado por vários estudantes. Após fazer a inscrição, os candidatos devem ficar atentos ao e-mail, que será usado para a comunicação direta com cada um dos inscritos.

As inscrições para o Enem serão exclusivamente pela internet, no site do exame. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios. O MEC espera que mais de 9 milhões de pessoas façam a inscrição.

A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios, ficará disponível na página do Enem na internet. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição e será responsabilidade do estudante fazer a verificação.

O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho. Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa.

Crise hídrica, artigo de Paulo André Dias


O agreste de Pernambuco passa pela pior seca das últimas décadas e para socorrer quem precisa de água todos os dias, não vai dar para esperar o fim das obras da transposição do Rio São Francisco ou adutora do agreste.

As ações governamentais programadas para conviver com a escassez de água, têm sempre empurrado com a barriga, deixado para carro-pipa e cisternas, sem nunca enfrentar o problema. Agora, em razão da situação crítica dos reservatórios e das previsões meteorológicas de órgãos federais, entre agosto e outubro deste ano existe um grande risco de colapso hídrico, com suspensão da captação de água para consumo humano.

A gravíssima situação exige que todos os moradores da região, quer seja da zona urbana ou rural, se esforcem para garantir que tenhamos água para nosso dia a dia. Alertamos que crises ocorrem, no entanto, só se transforma em flagelo social quando se depara com condições socioambientais precárias, como as do Semiárido pernambucano.

Faz-se necessária mobilização social, buscando atitudes e comportamentos que estimulem a criatividade, o envolvimento e o comprometimento, de solidariedade, ética e garantia de direitos, abordando os vários aspectos dessa crise sem precedentes. Articular uma aliança pela água, de forma a promover valores e despertar a conscientização socioambiental. Ampliar a influência da sociedade civil neste momento de emergência, as atuais e futuras gerações agradecem.

Paulo André Dias da Silva Neto
Ecoempresário, proprietário da Fazenda Fieza

Conheça e participe da campanha em defesa do rio São Francisco!


Pelo segundo ano consecutivo, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realiza uma intensa campanha de mobilização nacional que visa chamar a atenção da sociedade para a necessidade de revitalização do Velho Chico.

As ações desse ano começam na internet e terminam nas cidades-polos da Bacia, e darão destaque a quatro discussões relevantes para a vida do rio: o uso racional dos recursos hídricos; a revitalização; a adoção de um novo modelo e nova matriz energética; e a vazão consciente, respeitando os usos múltiplos. São vertentes que, em síntese, apontam para uma só direção: a necessidade de "salvar" o rio São Francisco, promovendo a sua recuperação ambiental e reforçando a sua importância econômica, social e cultural para o país.

Para saber mais sobre a campanha e abraçar essa causa, acesse: http://virecarranca.com.br

Guilherme Coelho acompanha vice-governador de Pernambuco em visita à Caprishow

Foto: Ricardo Alves

Começou na última sexta (22) a Feira de Caprinos e Ovinos do município de Dormentes, a Caprishow, que está na sua 10ª edição é já é uma tradição no Sertão de Pernambuco. O evento atrai visitantes de todo o país para conferir a exposição de animais e atrações musicais que se apresentam. O vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, esteve neste sábado visitando a Feira, juntamente com o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry.

No mesmo grupo que partiu de Petrolina rumo a Dormentes estavam o deputado estadual, Lucas Ramos, o vereador Ronaldo Silva, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, dentre outros integrantes da comitiva. O grupo foi recebido pelo prefeito de Dormentes, Roniere Reis, e sua equipe de gestão.

Visitando o evento pela primeira vez, o vice-governador atende a um compromisso de campanha estabelecido nas últimas eleições em conhecer a Feira. Henry destacou a qualidade do evento e deixou claro que governo estadual deve apoiar ainda mais a Caprishow nas próximas edições.

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa

Foto: José Torres dos Santos; Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre
Foto; Hildney Barros; Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre
Fotos: José Torres dos Santos; Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre
 Foto; José Torres dos Santos; Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre

Neste domingão, 24 de maio de 2015, o Blog de Assis Ramalho vai ao fundo do Baú, e mostra mais quatro fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco.

Petrolândia é uma cidade que foi inteiramente submersa nas águas do rio São Francisco. O que era uma cidade hoje fica escondido em nada menos do que 12 bilhões de metros cúbicos de água.

Notícia relacionada (clique para ler)