19 março 2015

Petrolândia: Acidente com morte envolvendo caminhão do Corpo de Bombeiros é filmado por câmeras de segurança

Reprodução TV Asa Branca

Imagens da câmera de segurança da Super Mais Conveniência, situado na Av. Auspício Valgueiro Barros, no centro de Petrolândia, vão ajudar a esclarecer o atropelamento de Maria de Lourdes Siqueira, 58 anos, em acidente envolvendo caminhão do Corpo de Bombeiros.

Na manhã dessa quinta-feira (19), a vendedora ambulante transitava de bicicleta e morreu ao cair na calçada, após chocar-se com o viatura de Bombeiros que se dirigia a uma ocorrência. O acidente ocorreu a poucos metros da Super Mais, em frente à Policlínica. Na filmagem pode-se ver que o acidente ocorreu exatamente às 8h30.

As imagens da câmera foram divulgadas em reportagem da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Caruaru, publicadas também no site G1 Caruaru e Região.

Confira a reportagem completa aqui>http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/abtv-2edicao/videos/t/edicoes/v/mulher-e-atropelada-por-viatura-do-corpo-de-bombeiros-em-petrolandia/4048219/

Notícia relacionada:
>Petrolândia: Caminhão do Corpo de Bombeiros atropela fatalmente mulher no centro da cidade

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações G1/TV Asa Branca

Petrolândia: Hospital Municipal anuncia realização dos testes da linguinha e do olhinho a partir de 1º de abril

 

A direção do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, situado em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, comunica que a partir do dia 1º de abril de 2015 a instituição vai realizar teste do olhinho e teste da linguinha em recém-nascidos. De acordo com a mesma informação, o Hospital de Petrolândia é o único na região que oferece os testes obrigatórios: pezinho, orelhinha, olhinho e linguinha.

O teste da linguinha (Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês) é realizado em recém-nascidos para identificação de problemas que podem resultar em dificuldades na fala, sucção, deglutição e mastigação.

O teste do olhinho é um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não apresenta nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia, Agência Senado e Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Fernando Bezerra Coelho cobra do Governo editais dos ramais do Entremontes e Agreste

Fernando anunciou desejo de ser o "Senador das Águas" (Foto: Geraldo Magela)

Durante a campanha eleitoral de 2014 o então candidato Fernando Bezerra Coelho (PSB) afirmou que gostaria de ser o “Senador das Águas”, trabalhando para universalizar o acesso em Pernambuco. Hoje (19/03) Fernando voltou a cobrar do Governo Federal a publicação dos editais e contratação das obras dos ramais do Agreste e Entremontes, que irão abastecer Agreste, Sertão Central e do Araripe. Ele também defendeu a conclusão das obras da transposição do São Francisco.

“Trata-se de um dos maiores projetos de integração de bacias hidrográficas do mundo. O empreendimento irá garantir a segurança hídrica a 12 milhões de habitantes, em 390 municípios, nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, com extensão de 477 km organizados em dois Eixos de transferência de água - Norte e Leste”. Ele destacou que, segundo dados do Ministério da Integração Nacional, o empreendimento apresenta 73% de execução física, sendo o Eixo Leste conta com 71% de execução e o Eixo Norte com 74%.

O senador lembrou que no próximo domingo, 22/03, será celebrado o Dia Mundial da Água, estabelecido pela ONU em 1992. Fernando defendeu o manejo racional dos mananciais, com foco no trinômio Água, Energia e Alimentos. Confira abaixo, na íntegra, o pronunciamento de Fernando Bezerra Coelho.

Petrolândia: Vereadores levam demandas do município ao Seminário Todos por Pernambuco em Floresta

Fotos: Assessoria Câmara Municipal de Petrolândia

Os vereadores Fabiano Marques, Rogério Novaes, Jorge Viana, Carlinhos, Noca e Zé Pezão estiveram na tarde desta quinta-feira em Floresta, ao lado do deputado Rodrigo Novaes e do governador Paulo Câmara, para solicitar recursos para implantação do sistema de abastecimento de água do bairro Nova Esperança. 

Os vereadores petrolandenses ouviram do governador o compromisso de que os recursos deverão ser liberados em breve.
Também foi apresentado pleito para recuperação do trecho da estrada conhecida como Cinturão Verde, que liga os perímetros irrigados de Petrolândia à BR 316.


Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

Sertão de Itaparica registra mais de mil sugestões nas salas temáticas do Seminário Todos por Pernambuco

Governador Paulo Câmara (Reportagem e fotos: Samara Arcoverde)
As salas de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Rural foram as que mais apresentaram propostas para a região

As salas temáticas no Sertão de Itaparica, durante o segundo ciclo do Seminário Todos por Pernambuco, registraram 1.005 sugestões. Os representantes da região, das cidades de Belém de São Francisco; Carnaubeira da Penha; Itacubura, Jatobá, Petrolância, Tacaratu participaram ativamente das discussões, contribuindo com o objetivo do Seminário que é de ouvir as demandas da população e incorporá-las ao Plano de Governo, de acordo com as prioridades.

Oito temas foram debatidos durante toda a manhã. Saúde, Educação, Segurança, Cidadania Desenvolvimento Rural, Economia, Sustentabilidade e Inovação, Água e Infraestrutura. O secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, que coordena o Todos por Pernambuco, ressalta que a participação popular superou a expectativa em número de inscritos e na qualidade das propostas. “Estamos muito satisfeitos porque a população está participando ativamente, sugerindo melhorias para sua cidade. É assim, ouvindo as pessoas, que o governador Paulo Câmara nos orienta a trabalhar e é assim que vamos construir um Pernambuco mais justo e mais forte”, disse.

A sala mais demandada foi a que tratou o tema Educação e Cultura. Com 150 participantes e 319 propostas, a sala registrou pleitos importantes para a região, como o fortalecimento da Educação no Campo, a criação da categoria de professor indígena, o aprimoramento do transporte escolar e a ampliação do acesso à internet. A segunda com maior número de inscritos foi a de Desenvolvimento Rural, que tratou o incentivo à piscicultura, à pesca artesanal, o apoio a cadeia produtiva da caprinovinocultura, etc.

Secretaria de Habitação realiza diagnóstico habitacional durante seminário Todos por Pernambuco

O seminário Todos por Pernambuco acontece em um momento oportuno para a pasta de Habitação realizar um diagnóstico habitacional nas 12 regiões de Pernambuco (Foto: SecHab)

O secretário de Habitação, Marcos Baptista, está aproveitando o seminário Todos por Pernambuco para vistoriar as obras da nova pasta. Neste final de semana, além de percorrer os municípios de Floresta (19), Afogados da Ingazeira (20) e Arcoverde (21), Baptista acompanha o governador Paulo Câmara em visitas de obras em Tuparetama, no Sertão do Pajeú.

Nesta sexta (20), em Afogados da Ingazeira, no segundo ciclo do programa, Marcos Baptista, comanda a sala temática sobre Habitabilidade e Espaço Público. “Este é um momento importante onde podemos escutar as reinvindicações da população em diversas áreas, bem como realizar um amplo diagnóstico do déficit habitacional no estado. Esse estudo será a base da nossa atuação na pasta, que também determinará as ações que serão necessárias para cada localidade”, enfatizou o secretário.

Gerência de Comunicação da Secretaria Estadual de Habitação (SecHab) e Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab)

Deputado Federal Zeca Cavalcanti assume presidência de Comissão contra a Seca

Deputado Zeca Cavalcanti (Foto: Divulgação)
O deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB-PE) foi escolhido na manhã desta quinta-feira (19), dia de São José, o patrono das chuvas, para presidir a Comissão Externa de Acompanhamento das Ações de Combate a Seca no Nordeste. O requerimento para a criação da comissão foi apresentada pela parlamentar trabalhista no início de seu mandato e aprovado nesta semana no plenário da Câmara dos Deputados.

“A criação desta Comissão é uma vitória para os nordestinos que vivem nesta região. Temos que permanecer vigilantes nas ações de combate à seca. A estiagem é devastadora na vida de diversas famílias”, ressaltou o Presidente da Comissão Externa, deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB-PE).

Entre as ações que serão monitoradas pela Comissão Externa, composta por nove deputados, estão as linhas emergenciais de crédito, renegociação de dívidas agrícolas, o programa bolsa estiagem, garantia-safra e operação carro-pipa. “Vamos agendar audiências com o Ministério da Agricultura e da Integração Nacional para acompanharmos e ampliarmos essas ações tão importante para os que convivem sobre os efeitos da estiagem do nordeste”, afirma o Deputado Zeca Cavalcanti.

Assessoria de Imprensa Dep. Federal Zeca Cavalcanti

Petrolândia: Escola Agropecuária convida população para caminhada do Dia Mundial da Água nesta sexta


A Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara, sediada em Petrolândia, na pessoa de sua Diretora Luzineide Ferreira da Silva, vem convidar você que tem preocupação com o que está acontecendo com a água em nosso planeta. Isso afeta diretamente todos nós.

Junte-se a nós no dia 20 de março, às 07:30 da manhã, em frente à Escola Delmiro Gouveia, esquina da Av. Sabino Costa com Auspício Valgueiro Barros, para participar da caminhada em defesa da água.

Luzineide Ferreira/Escola Agropecuária

MPPE recomenda que Trem do Forró disponibilize meia-entrada para idosos


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à empresa Serrambi Viagens e Turismo Ltda, organizadora do Trem do Forró, cumprir imediatamente a determinação do Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.743/2003), que concede aos maiores de 60 anos o direto a desconto de, no mínimo, 50% no preço dos ingressos de eventos culturais, de lazer, esportivos e artísticos, bem como o acesso prioritário aos locais onde são realizados os referidos eventos.

Segundo a promotora de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Capital Luciana Dantas, a recomendação busca assegurar a dignidade e a participação cultural dos maiores de 60 anos. No caso do Trem do Forró, isso significa que a Serrambi Turismo deve garantir a meia entrada a esses clientes, sem qualquer limitação do número de ingressos disponibilizados.

“A empresa argumenta que não pode oferecer os descontos porque a lucratividade do serviço prestado corresponde a 10%, o que a deixa engessada para reduzir o preço; ela ainda alega que o Trem do Forró visa manter a memória ferroviária do país. As justificativas, no entanto, não se harmonizam com a lei”, explicou Luciana Dantas.

Para líder do PSB, orçamento impositivo representa vitória do Parlamento

Deputado federal Fernando Filho (Foto: Chico Ferreira/PSB)

O Congresso Nacional promulgou, nesta semana, a Emenda Constitucional nº 86, que torna impositiva a execução das emendas individuais dos parlamentares ao Orçamento da União. O texto é proveniente da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 358/13, que ficou conhecida como PEC do Orçamento Impositivo.

A proposta torna obrigatória a execução de emendas individuais à lei orçamentária até o limite de 1,2% da receita corrente líquida (RCL) realizada no ano anterior. Desse total, 50%, ou seja, 0,6% da RCL, terão de ser aplicados na área de saúde.

Para o líder do PSB na Câmara, deputado Fernando Filho, a promulgação da PEC representa uma vitória do Parlamento que, segundo ele, demonstra sua independência. “O orçamento impositivo era uma luta, um anseio de muitas legislaturas. Foi proposta de campanha de diversos presidentes da Casa e o Parlamento marca um ponto importante com a concretização desta matéria hoje. Não só da sua altivez, mas também do trabalho em si, chegando aos municípios e aos estados”, afirmou o socialista.

Três Marias sedia consulta pública para atualização de Plano de Recursos Hídricos do Velho Chico

Foto: Wilton Mercês/Ascom CBHSF

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, em parceria com a empresa portuguesa Nemus Consultoria, iniciou nessa terça-feira (17), no município mineiro de Três Marias, uma série de 12 consultas públicas para atualização do Plano de Recursos Hídricos do Velho Chico, abrangendo iniciativas e ações para o próximo decênio (2016-2025). O objetivo do evento é disponibilizar informações sobre o cenário de uso das águas do São Francisco e debater com as comunidades para que o plano se aproxime, ao máximo, da realidade de quem vive nas diferentes regiões da bacia. Espera-se que o trabalho seja concluído até o final do primeiro semestre do próximo ano.

Na oportunidade, Pedro Bettencourt, diretor da Nemus, apresentou o planejamento das ações previstas para atualizar o plano, entre as quais coleta de dados, mobilizações, consultas públicas, oficinas setoriais e relatórios. A atualização conta com investimento de quase R$ 7 milhões. A expectativa é que o processo, iniciado no final do ano passado, seja finalizado em 18 meses.

O secretário do CBHSF, Maciel Oliveira, presente ao evento, chamou a atenção para a importância de toda a comunidade sanfranciscana se envolver com as ações para atualização do plano. “Esse será um documento a ser consultado por todos, governos federal, estadual e municipal, assim como pelo setor privado, para possíveis intervenções na bacia”, afirma o secretário.

Petrolândia: Caminhão do Corpo de Bombeiros atropela fatalmente mulher no centro da cidade

Fotos: Assis Ramalho



Na manhã desta quinta-feira (19), por volta das 8h20, um caminhão do Núcleo Avançado do Corpo de Bombeiros em Petrolândia, atropelou no centro da cidade, a senhora Maria de Lourdes Siqueira, conhecida como Lourdes "cabeça de porco", 58 anos, no centro da cidade. A vítima, que era vendedora ambulante, teve morte imediata.

O acidente ocorreu em frente ao prédio da Policlínica, próximo à Celpe, na Av. Auspício Valgueiro de Barros, uma das mais movimentadas e de trânsito mais complicado na cidade.

De acordo com informações do motorista da viatura, bombeiro militar Rafael, o veículo dirigia-se ao atendimento de uma ocorrência na cidade, onde um carro teria sido incendiado e, ao tentar ultrapassar a mulher, que conduzia uma bicicleta, ela parece ter-se confundido, colocando-se na frente do caminhão. O atropelamento foi inevitável e mulher morreu imediatamente, com esfacelamento craniano.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho esteve no local e, além do condutor da viatura, conversou também com policial militar. De acordo com o PM Fabio Junior, a área foi isolada para aguardar a chegada de técnicos do IML (Instituto de Medicina Legal) para remoção do corpo e liberação do local.

Ver mais fotos>Atropelamento no centro de Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolinense Paulo Moraes é o novo Secretário Executivo de Direitos Humanos do Recife

Advogado é especialista na área e alia experiência e juventude para contribuir com avanços em DH no município

O petrolinense Paulo Moraes é o novo Secretário Executivo de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) da Prefeitura do Recife. O gestor terá a missão de conduzir e ampliar, junto a titular da pasta, Ana Rita Suassuna, ações voltadas a proteção e garantia do exercício da cidadania no município.

Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Paulo se especializou em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB e cursou mestrado em Direitos Humanos na Universidade de São Paulo - USP.

À frente da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do Estado (SEJUDH) durante o Governo Eduardo Campos, foi responsável por estruturar o sistema de proteção à pessoas ameaçadas, bem como programas que atuam junto a grupos vulneráveis, como LGBTS, Idosos e vítimas de violência.

Professor critica “injustiça hídrica” e uso excessivo da água pela agricultura

Fundo do Açude Carnaubal que abastecia a cidade de Crateús (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A agricultora Márcia da Silva Lopes, 46 anos, moradora da comunidade de Bom Jardim, em Quixadá, perdeu quase tudo o que tinha plantado em janeiro esperando que chovesse no início de fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa no Ceará. As chuvas só chegaram no fim do mês, fazendo com que ela tivesse que voltar a plantar as sementes de milho, feijão e gergelim. Se não chove, Márcia depende da água de enxurrada acumulada na cisterna para irrigar a plantação.

Os setores da agricultura mecanizada não costumam se preocupar com a chuva, já que a irrigação é feita por tecnologias que aspergem água independentemente do período do ano. O diretor de Operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), Ricardo Adeodato, estima que 70% da água dos reservatórios do estado são usados pela agricultura – mesmo percentual calculado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em relação ao uso da água de todo o planeta por essa atividade.

Para Adeodato, a geração de empregos por essa atividade justifica a destinação de um alto percentual de água para a agricultura. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya, diz que a produção de alimentos é o motivo e a justificativa para o uso da água em larga escala.

Para o professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Alexandre Costa, entretanto, a desigual distribuição da água – feita também a favor da indústria – é uma “injustiça hídrica”, principalmente em um estado de clima semiárido.

Autores da TV Globo discutem com Comitê projeto de novela sobre Velho Chico

Roteiristas Edmara Barbosa e Bruno Barbosa Luperi (Fotos: Divulgação/CBHSF)

A Câmara Consultiva do Médio São Francisco realizou na segunda-feira passada, 16/03, em Bom Jesus da Lapa/BA, uma reunião com os roteiristas Edmara Barbosa e Bruno Barbosa Luperi. Os escritores apresentaram a representantes da comunidade e usuários do rio São Francisco o projeto da telenovela Velho Chico, prevista para estrear na TV Globo, em 2016. Com doses de romance e disputa de famílias, o tema central será o rio e sua população, retratando desde pescadores a agricultores, além da figura histórica dos poderosos ‘coronéis’, tendo como pano de fundo a necessidade de preservação das águas são-franciscanas.

Respectivamente filha e neto de Benedito Ruy Barbosa, Edmara e Bruno contarão com a supervisão geral do escritor, que é responsável por grandes sucessos da televisão brasileira, como Pantanal (1990), Renascer (1993) e o O Rei do Gado (1996), todas com enfoque no meio ambiente e na rica biodiversidade brasileira. “Queremos lançar o olhar para o rio São Francisco e chamar atenção para a beleza e riqueza das suas águas e da comunidade que vive à sua margem”, explicou a escritora, que quis ouvir sugestão de moradores e lideranças que lutam pela revitalização do Velho Chico.

Consulta pública sobre Enem Digital recebe mais de 36 mil sugestões



A consulta pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital recebeu 36.582 sugestões, segundo balanço divulgado ontem (18) pelo Ministério da Educação (MEC). A pasta pretende sistematizar os dados nos próximos dois meses e, posteriomente, apresentar à sociedade os principais pontos.

As sugestões recolhidas deverão subsidiar mudanças no exame. A intenção é tornar a prova digital, como forma de simplificar a logística, e reduzir custos, conforme anúncio feito pelo ministro Cid Gomes em janeiro. Cid Gomes deixou o cargo nesta quarta-feira, depois de se desentender com parlamentares, na comissão geral em que foi convocado a prestar esclarecimentos sobre declarações a respeito dos deputados federais.

A nota do Enem é usada pelos estudantes para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Mais de 6,2 milhões de candidatos participaram da última edição do exame, em 2014.

Em menos de três meses, esta foi a segunda consulta pública feita pelo MEC. A primeira colheu opiniões da população sobre a função do diretor nas escolas públicas de educação básica e recebeu mais de 45 mil sugestões.

Agência Brasil