quarta-feira, outubro 14, 2015

MP recomenda redução da capacidade dos estádios de Santa Cruz e Sport nos jogos deste fim de semana

Estádio do Arruda (Foto: Santa Cruz/divulgação)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos presidentes do Santa Cruz Futebol Clube, Alírio Morais, e do Sport Club do Recife, Humberto Martorelli, que não vendam ingressos superiores à capacidade máxima dos seus estádios de futebol, conforme os números apontados em laudo do Corpo de Bombeiros Militar. As vistorias técnicas apontaram para a necessidade de uma redução da lotação nos dois estádios: no José do Rêgo Maciel (Estádio do Arruda), a capacidade passou de 55 mil para 50 mil espectadores; e no Adelmar da Costa Carvalho (Estádio da Ilha do Retiro), a redução é de 32.983 para 27.435 torcedores, incluindo-se nesses totais o público pagante, não-pagante e contingentes. As recomendações valem para os jogos que serão realizados no próximo final de semana: Santa Cruz x Náutico, no sábado, 17 de outubro, no Arruda; e Sport x Atlético Mineiro, no domingo 18, na Ilha do Retiro.

De acordo com os promotores de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal do Torcedor (Jetep), que expediram as recomendações, a prevenção da violência nos eventos esportivos é compartilhada pelo Poder Público, pela entidade responsável pela prática desportiva (Associação Pernambucana de Futebol), pela equipe detentora do mando de jogo e por seus dirigentes.

Os promotores ressaltam, no texto da recomendação, que os graves tumultos ocorridos entre torcidas organizadas de clubes de futebol do estado geram crimes e depredações dentro e fora dos estádios. Por esse motivo, os dois times devem cumprir as disposições constantes nos laudos do Corpo de Bombeiros para as próximas partidas.

No caso do Santa Cruz, os promotores de Justiça informaram que o clube já respondeu à recomendação do MPPE garantindo que vai respeitar o limite de 50 mil torcedores em seu estádio. Os dirigentes do Santa Cruz também se comprometeram, por meio de Termo de Compromisso firmado com o Corpo de Bombeiros, a realizar reformas e adequações para dar mais segurança aos frequentadores do estádio do Arruda.

Em relação ao Sport, além de limitar o público a 27.435 torcedores e cumprir o Termo de Compromisso firmado com o Corpo de Bombeiros, o clube deve garantir que os torcedores do Atlético Mineiro sejam acomodados no setor de visitantes, com monitoramento da Polícia Militar na entrada e saída do estádio da Ilha do Retiro, bem como no seu entorno. O presidente do Sport tem o prazo de 24 horas para responder se acata ou não as recomendações do MPPE.

Os dois documentos foram publicados no Diário Oficial do último sábado (10).

MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário