terça-feira, outubro 06, 2015

8ª Conferência Estadual de Saúde começa nesta quarta (07) em Olinda


Com quase 8 milhões de usuários em Pernambuco, a saúde integral e de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado será tema de debate a partir desta quarta-feira (07/10) até a sexta-feira (09/10), no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda, durante a 8ª Conferência Estadual de Saúde Vera Baroni. O direito à saúde e a integralidade da assistência pela rede do SUS em Pernambuco - estruturada em 2,1 mil unidades de atenção básica, 80 policlínicas municipais, 117 hospitais públicos e 16,5 mil leitos públicos - serão abordadas por mais de 2,1 mil pessoas, entre gestores, trabalhadores e usuários do sistema. Esta edição tem como tema central "Saúde integral e de qualidade para todos e todas: direito de cidadania".

A abertura do evento será realizada em cerimônia solene, das 10h às 11h, com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Conselho Estadual de Saúde (CES), Ministério da Saúde (MS), Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Secretaria Municipal de Saúde de Olinda e Conselho Municipal de Saúde de Olinda. A leitura e aprovação do regulamento e do regimento eleitoral será realizada a partir das 11h20. "A conferência é um espaço democrático onde os diversos setores estarão reunidos para deliberar sobre o que será feito pelos próximos quatro anos. Serão eleitos 124 delegados de todas as regiões do Estado para compor a delegação pernambucana na 15ª Conferência Nacional de Saúde", diz a coordenadora da 8ª Conferência Estadual de Saúde Vera Baroni, Ana Cláudia Callou, também secretária executiva de Coordenação Geral da SES.

No primeiro dia, a programação contemplará, das 14h30 às 16h, as mesas de discussão: Direito à Saúde, Participação Social e Reforma Democrática e Popular do Estado, com a diretora de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Kátia Souto; e Gestão, Financiamento e Relação Público-Privado no SUS, com a médica Adriana Falangola, do departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Das 16h às 18h, haverá debate com a acadêmica, Heloísa Mendonça.

A 8ª Conferência homenageia, este ano, Vera Regina Paula Baroni, nascida no Rio de Janeiro em 16 de maio de 1945. Desde 1968 no Recife, Vera está inserida no contexto da luta popular e das mulheres negras, na defesa dos direitos humanos e enfrentamento ao racismo. É integrante da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) e da Rede de Mulheres de Terreiro. Também serão homenageados: Adson José da Silva, Cristina Sette, Gentil Porto, João Batista, José Ribeiro, Luiz Sebastião, Paulo Dantas, Renê Patriota e Veridiana Ribeiro.

Na quinta-feira (08/10), serão realizadas as plenárias temáticas de discussão, com 15 salas simultâneas de debate nos eixos: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e relação público-privado; Gestão do SUS e Modelos de atenção à saúde; Informação, educação e Política de comunicação do SUS e Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS.

Na sexta-feira (09/10), será feita a apresentação e aprovação do relatório final da Conferência e a eleição dos delegados que irão à etapa nacional para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 1 a 4 de dezembro, em Brasília. Os preparativos para a conferência estadual começaram nos encontros realizados, de abril a julho, em todos os 184 municípios e o distrito de Fernando de Noronha.​

Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário