sexta-feira, setembro 04, 2015

Donos dos jornais estão enterrando o jornalismo, por Mario Marona


No dia em que o jornal O Globo protagonizou mais um profundo corte de pessoal na empresa, desempregando pelo menos duas centenas de pessoas entre jornalistas e área comercial e administrativa, o jornalista Mário Marona escreve contundente artigo em que aponta os verdadeiros responsáveis pela crise e perda de credibilidade dos jornalões: os empresários e seus estrategistas.

O título remete à expressão J'Accuse, célebre artigo escrito por Émile Zola em 1898, em que o escritor cobrou do presidente da França a libertação do oficial Alfred Dreyfus, vítima de uma grande injustiça judicial.

"Na última década e meia vocês destruíram de maneira sistemática a credibilidade das empresas que dirigem e condenaram o jornalismo a um período de degradação só comparável aos tempos da 'imprensa marrom' dos anos 50", acusa Mario Marona, jornalista, em artigo publicado pelo jornal GGN, 02-09-2015.

Sobre o passaralho no Globo: "Eu Acuso!"

Eis o artigo.

Eu Acuso!

Aos donos dos jornais e seus estrategistas:

Na última década e meia vocês destruíram de maneira sistemática a credibilidade das empresas que dirigem e condenaram o jornalismo a um período de degradação só comparável aos tempos da "imprensa marrom" dos anos 50.

Na última década e meia vocês tentaram matar a reportagem e trabalharam de forma metódica contra seus próprios veículos, expondo-os ao ridículo perante os leitores e assinantes, muitos dos quais decidiram abdicar de hábitos antigos para procurar alternativas na internet.

Na última década e meia vocês interditaram seus veículos à presença de articulistas e colunistas moderados, isentos ou progressistas, optando por entregar praticamente todos os seus espaços de opinião a jornalistas e especialistas facciosos, grosseiros, deselegantes, manipuladores e mentirosos, quando não assumidamente golpistas.

Vocês - donos e estrategistas - estão enterrando o jornalismo.

Vocês são responsáveis pelo empobrecimento de suas empresas.

Vocês são os únicos culpados por demitir dezenas e dezenas de bons profissionais a cada passaralho.

Assumam sua responsabilidade perante a história do jornalismo brasileiro.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário